Luana Freire
Luana Freire Revisto por: Luana Freire
02 Dez, 2022 - 17:56

Viajar em 2023: dicas para planear tudo com antecedência

Luana Freire Revisto por: Luana Freire

Quer viajar em 2023 e não sabe por onde começar a planear? Veja o calendário de feriados e siga as dicas que podem ajudar a poupar.

Se gosta de olhar para o calendário com antecedência e, assim, planear as férias de forma a conseguir tirar melhor partido dos feriados e das boas oportunidades, trazemos-lhe dicas para viajar em 2023.

E se acha que ainda é cedo, mude de ideia: fazer planos para as suas viagens, antecipadamente, permite beneficiar de muitas vantagens.

Criamos para si e para a família um guia completo, com as datas que pode aproveitar e dicas para conseguir poupar dias de férias laborais e, claro, algum dinheiro. 

Férias 2023: Calendário dos feriados 

Todas as pessoas empregadas com contrato de trabalho têm direito legal a 22 dias de férias, por ano, para um merecido descanso. Há quem prefira desfrutar deles no verão e guardar uns dias para o final do ano, e há aqueles que gostam mesmo é de os fazer render com mais dias de pausa – e, para isso, aproveitam as oportunidades de “pontes” que só os feriados nos podem proporcionar.

Independente do jeito que deseje programar os seus dias de descanso, leia a seguir todos os feriados nacionais e locais que vão calhar em dias da semana e que podem servir de uma boa desculpa para viajar mais em 2023.

Teremos 10 feriados para aproveitar em 2023

Das treze datas de feriados nacionais em 2023, três calham nos finais de semana. São elas: 

  • 1 de janeiro – Dia de Ano Novo (domingo);
  • 17 de abril – Domingo de Páscoa;
  • 10 de Junho – Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas (sábado).

Para quem vive e/ou trabalha em localidades onde o dia de São João é feriado, infelizmente o 24 de junho é mais um dia a perder – será um sábado.

Mas, mesmo diante dessas “perdas”, quem quer aproveitar a oportunidade de esticar os 22 dias de férias laborais poderá, ainda, encaixar os dias de feriados para conseguir períodos mais longos de descanso. Será, no entanto, preciso saber organizar corretamente as datas.

Assim, tome nota dos feriados que vai poder aproveitar para marcar dias de férias e tirar partido de pausas prolongadas para descansar ao longo do ano.

Calendário dos feriados para marcar escapadinhas na agenda

  1. 21 de fevereiro – Carnaval (terça-feira)
  2. 7 de abril – Sexta-Feira Santa
  3. 25 de abril – Dia da Liberdade (terça-feira)
  4. 1 de maio – Dia do Trabalhador (segunda-feira)
  5. 8 de junho – Corpo de Deus (terça-feira)
  6. 13 de junho – feriado local de Santo António (terça-feira)
  7. 29 de junho – feriado local de São Pedro (quinta-feira)
  8. 15 de agosto – Dia da Assunção de Nossa Senhora (terça-feira)
  9. 5 de outubro – Dia da Implantação da República (quinta-feira)
  10. 1 de novembro – Dia de Todos os Santos (quarta-feira)
  11. 1 de dezembro – Dia de Restauração da Independência (sexta-feira)
  12. 8 de dezembro – Dia da Imaculada Conceição (sexta-feira)
  13. 25 de dezembro – Natal (segunda-feira)

3 dicas para organizar as férias e viajar em 2023

Saiba o que fazer para organizar férias que ficaram para sempre na memória (boas memórias, claro)

1.

Planeie as férias grandes

As férias da Páscoa, de verão e de Natal devem ser as primeiras a entrar na agenda. Assim, deixamos as nossas sugestões de datas, para que possa beneficiar dos feriados e somar um dia de descanso ao seu tempo de pausa laboral.

Natal 2022/2022

Já neste mês de dezembro os feriados vão permitir fazer uma pausa de dez dias, se escolher gozar férias entre os dias 23 de dezembro de 2022 e 1 de janeiro de 2023. Para isto só vai ter de “gastar” quatro dias das suas férias laborais.

Páscoa 2023

É a altura perfeita para gozar de dias de descanso – e, para quem tem filhos, aproveitar as férias escolares. Em 2023, poderá fazer com que os 4 dias habituais da Páscoa passem a equivaler a 9, se optar por gozar de férias laborais entre os dias 1 e 9 de abril. 

Verão 2023

Nas férias de verão, poderá beneficiar de um dia extra de descanso (15 de agosto, terça-feira) se escolher encaixar o feriado nas suas férias laborais. 

Assim, se optar por tirar quinze dias de férias laborais, poderá escolher o período de 29 de julho a 15 de agosto (vai ter 18 dias de descanso e “gastar” 11 dias das licença de férias no trabalho, restando ainda outros 11 dias para usufruir ao longo do resto do ano). 

A segunda opção, para quem quer uma pausa prolongada no verão, é escolher agendar as férias para os dias entre os dias 12 a 27 de agosto (neste caso, vai tirar 9 dias de férias laborais e usufruir de 16 dias corridos de repouso – vão, ainda, restar outros 13 dias para fazer novos intervalos até ao final do ano).

2.

Faça “pontes”

Há algumas “pontes” que pode criar para beneficiar de pausas prolongadas em 2023. Em contas rápidas, concluímos que bastam 4 dias de férias laborais, bem alocadas, para ter um total de 16 dias de merecido descanso – nessas situações, dias de pausa intercalados.

Confira as datas em que vai poder criar as suas “pontes”:

  • 21 fevereiro – Carnaval (terça-feira);
  • 25 de abril – Dia da Liberdade (terça-feira);
  • 8 de junho – Corpo de Deus (quinta-feira);
  • 15 de agosto – Assunção de Nossa Senhora (terça-feira);
  • 5 de outubro – Implantação da República (quinta-feira).

Ao nível municipal, alguns feriados locais vão permitir fazer mais “pontes”: o Dia de Santo António (13 de junho, terça-feira) e o Dia São Pedro (29 de junho, quinta-feira). 

3.

Aproveite os fins de semana prolongados

Quem não sonha com as adoradas escapadinhas ao longo do ano? Mesmo quando as datas dos feriados não permitem criar as “pontes”, é sempre bom poder usufruir de fins de semana prolongados. Enquanto ainda não temos semanas laborais de quatro dias, essas são ótimas alturas para viajar em 2023. Veja quais são os feriados que aparecem “colados” aos fins de semana.

  • 7 de abril – Sexta-Feira Santa
  • 1 de maio – Dia do Trabalhador (segunda-feira)
  • 1 de dezembro – Dia da Restauração da Independência (sexta-feira)
  • 8 de dezembro – Dia da Imaculada Conceição (sexta-feira)
  • 25 de dezembro – Natal (segunda-feira)
  • 1 de janeiro 2024 – Dia de Ano Novo (segunda-feira)

2 dicas para poupar com as viagens de férias em 2023

Agora que já tem em mãos o calendário dos feriados, as sugestões de datas para as férias grandes e todas as boas dicas para viajar em 2023, veja o que pode ajudar a fazer férias sem gastar muito dinheiro.

1.

Tenha um orçamento

Mesmo quando são escapadinhas planeadas à última hora, é preciso fazer contas e criar um orçamento, mesmo que a tarefa torna-se mais difícil se as férias não forem bem planeadas. 

O objetivo de ter um orçamento é projetar o que pode / pretende gastar com uma viagem, o que não quer dizer que não possa haver uma ou outra surpresa. Quanto melhor conseguir encaixar as férias num orçamento, menor será a probabilidade de imprevistos financeiros e, claro, de dores de cabeça.

2.

Fique atento às oportunidades de poupança

Há sempre oportunidades de poupança que pode estar a deixar escapar – sejam as escolhas de alojamento, alimentação e compras em geral, ou as promoções e programas de cashback em cartão de crédito. É sempre uma boa ideia estar atento aquilo que pode significar alguma economia para si. O orçamento familiar agradece, especialmente em altura de inflação.

Viajar em voos lowcost, por exemplo, é também uma forma de reduzir as despesas com uma viagem, bem como escolher bem o tipo de alojamento a reservar – pondere opções de alojamento local, hostel ou couchsurfing, como alternativas aos hotéis.

alimentação pode ser bastante mais económica se escolher comer fora dos centros turísticos ou, por exemplo, cozinhar as próprias refeições no alojamento. Uma alternativa é aproveitar a gastronomia local, pois comer street food(comida de rua) pode ser uma aventura gastronómica memorável – e poderá ser bastante mais económica. 

E por falar em compras, elas fazem parte das suas viagens? Não esqueça de pô-las no orçamento. Se forem souvenirs, não deixe negociar com os comerciantes e, sempre que possível, mais uma vez, pague com um cartão de crédito com cashback.

Ao viajar, é boa ideia levar consigo um cartão de crédito para pagar as suas despesas e beneficiar de programas de cashback – e esta mesma dica servirá para todas as suas despesas, desde a compra do voo ao pagamento do alojamento, sem esquecer das refeições e compras.

Até 200€ em cashback

O cartão de crédito Unibanco Atitude* é ideal para compras online e pagamentos do dia a dia – e uma ótima opção para comprar viagens, pagar alojamentos, compras e as faturas da alimentação.
Poderá receber até 200€ de volta nos primeiros 12 meses com a oferta de cashback.

*O cartão Unibanco Atitude é uma vantagem exclusiva para novos clientes que não sejam titulares de um cartão de crédito emitido pela UNICRE nos últimos 24 meses.