Nutricionista Maria Gama
Nutricionista Maria Gama
19 Fev, 2018 - 17:36

6 truques para ajudar as crianças a gostar de sopa

Nutricionista Maria Gama

Quase todas as crianças têm problemas em comer sopa. Talvez pelo aspeto, cor ou sabor, torna-se um problema para alguns pais. Por isso, partilhamos alguns truques para ajudar as crianças a gostar de sopa.

Truques para ajudar as crianças a gostar de sopa

A sopa é um alimento essencial a incluir tanto na nossa alimentação como na das crianças. No entanto, muitas vezes é difícil incluí-la nas refeições, principalmente quando não existe esse hábito diário em casa. Por isso mesmo, existem alguns truques para ajudar as crianças a gostar de sopa, truques estes fundamentais para que a comecem a aceitar diariamente na sua dieta.

6 dicas e truques para ajudar as crianças a gostar de sopa

Truques para ajudar as crianças a gostar de sopa: menina a comer sopa
1.

Dar importância ao aspeto, sabor, cor, textura

Para comermos sopa temos de gostar dela e com as crianças isso é ainda mais importante. A sopa não pode ser demasiado líquida nem ter um sabor forte e característico. Deve de ser uma sopa cremosa, com sabor suave e que vá ao encontro do gosto da criança.

2.

Utilizar a água de cozedura de legumes

Tanto pode utilizar água simples como utilizar a água que sobra dos legumes que coze em casa. Além de dar sabor, é rico em vitaminas e minerais.

3.

Dar um sabor extra com ervas aromáticas

As ervas aromáticas dão um ótimo sabor à sopa. Por exemplo, pode experimentar adicionar coentros. Experimente e veja a reação do seu filho.

4.

Tornar o prato atrativo

Por vezes as crianças não querem comer certo tipo de alimentos e um truque para que isso não aconteça é tornar esse prato atrativo. Pode tentar fazer uma cara de um boneco na sopa, por exemplo com ovos, ervas aromáticas, fruta, entre outras coisas.

5.

Não tornar a sopa uma refeição monótona

Claro que é mais fácil preparar sopa em grandes quantidades para dar para a semana toda. No entanto, pode fazer com que as crianças se fartem e depois não queiram consumir este tipo de alimentos. É importante que varie o tipo de sopa.

Dica: Vá fazendo sopas em grande quantidade, mas diferentes. Depois pode congelar e assim já fica com maior variedade.

6.

Criar uma rotina

Todos se devem sentar à mesa para comer sopa, sem exceções. A criança tem de saber que, antes do prato, existe o hábito da sopa para que esse hábito se crie e o leve para a vida toda.

Veja também