Mónica Carvalho
Mónica Carvalho
13 Ago, 2020 - 09:15

Tratamento inovador de pedras nos rins chega a Portugal

Mónica Carvalho

Inovação tecnológica para tratar a problemática de pedras nos rins está disponível no Hospital CUF Descobertas e promete resultados rápidos e seguros.

Médica a explicar a estrutura dos rins

Mais rápido, mais eficiente e mais seguro: é assim a inovação tecnológica que permite tratar pedras nos rins. Este novo tratamento à base de laser está apenas disponível em Portugal no Hospital CUF Descobertas.

O equipamento, denominado Laser de Fibra de Thulium, resulta de uma inovação tecnológica que permite tratar a existência de cálculos renais, de forma minimamente invasiva, duas a quatro vezes mais rápido do que o habitual, visto que o laser pulveriza a pedra, ao invés de a destruir em partículas.

Peter Kronenberg, urologista na Unidade da Litíase do Hospital CUF Descobertas, refere que “o novo laser permite um menor tempo de cirurgia no tratamento de pedras dos rins de maior dimensão e em menos sessões”, evitando-se, assim várias deslocações ao hospital como acontece com os tratamentos convencionais. É possível “uma pedra grande ou várias serem tratadas num só dia”.

Uma opinião partilhada por Paulo Vale, Coordenador de Urologia no Hospital CUF Descobertas: “além de mais rápido, desfaz a pedra num pó muito mais fino. Os estudos apontam que este laser é quatro vezes mais seguro do que o laser habitual. Isto porque a nova tecnologia reduz o risco de danos nos tecidos no momento em que o laser dispara para desfazer as pedras nos rins”.

Além disso, o novo tratamento laser diminui o desconforto pós-operatório e resulta em menor dificuldade em expelir as partículas pela urina, visto estas serem pequenas poeiras.

Com este novo laser, o Hospital CUF Descobertas passa a ser um dos cinco Centros de Referência para formação internacional no tratamento da litíase renal com o laser de Fibra de Thulium – havendo apenas mais dois a nível Europeu e dois nos Estados Unidos da América.

Além do tratamento de pedras nos rins, o laser “permite fazer enucleação prostática, por exemplo em casos de hiperplasia benigna da próstata, com melhores resultados a longo prazo, melhor coagulação e menor queimadura de tecidos”.

Veja também

Artigos Relacionados