Drª Patricia Azevedo | Médica Veterinária
Drª Patricia Azevedo | Médica Veterinária
29 Abr, 2019 - 16:27

Transporte de cães nos aviões: é possível viajar com o seu melhor amigo?

Drª Patricia Azevedo | Médica Veterinária

Nem todas as companhias aéreas permitem o transporte de cães nos aviões, sendo que as regras variam consoante vários fatores. Saiba tudo o que precisa.

Transporte de cães nos aviões: é possível viajar com o seu melhor amigo?

O transporte de cães nos aviões é possível, portanto se pensa em viajar de avião e quer levar consigo o seu patudo, saiba que o pode fazer. No entanto, é preciso ter em atenção vários aspetos pois as regras podem variar entre as várias companhias aéreas.

Fatores a ter em consideração no transporte de cães nos aviões

Antes de comprar o seu bilhete informe-se de todos os procedimentos que deverá ter em conta para viajar com o seu animal de companhia.

1. Companhia aérea

transporte de ces nos avioes companhia aerea

Não há nenhuma regra relativamente à aceitação de animais em aviões, portanto a permissão irá depender de cada companhia. Algumas companhias, por exemplo, permitem apenas que cães-guia viagem, ou que apenas cães de pequeno porte viagem em cabines.

Antes de escolher a companhia aérea para o seu voo e comprar o seu bilhete, deve informar-se com a companhia escolhida acerca do transporte de cães nos aviões. Não só acerca da permissão para viajar mas também relativamente às condições em que o cão irá viajar.

Certas companhias determinam um local próprio no avião para o transporte de cães de porte médio-grande, enquanto outras não fazem distinção entre a bagagem no porão. Outras permitem que os cães de pequeno porte viagem na cabine com os seus tutores, enquanto outras não.

Assim, se pretende que o seu cão viaje nas melhores condições, deve sempre questionar a companhia aérea acerca do transporte.

Veja como é feito o transporte dos cães nos aviões neste vídeo >>

2. Bilhete de avião

transporte de caes nos avioes bilhete de aviao

Tal com as pessoas, os cães que viagem de avião também necessitam de um bilhete, uma vez a maioria das companhias áreas tem vagas limitadas para este tipo de transporte.

Na reserva do bilhete deve logo informar acerca da espécie do animal, porte, dimensões da transportadora e peso do animal com a transportadora.

3. Transportadora

transporte de caes nos avioes transportador de animais

Todos os cães têm que viajar no interior de uma transportadora, independente do seu tamanho. O ideal é arranjar uma transportadora que permita que o animal se movimente,se deite e levante de uma forma confortável.

Algumas companhias determinam também qual o tamanho máximo da transportadora tanto no porão como na cabine, por isso, antes de fazer a compra da transportadora deve informa-se quais as dimensões máximas permitidas.

Os únicos cães que não necessitam de transportadora para viajar são os cães-guias, nem necessitam de bilhete. No entanto, é necessário a apresentação de documento comprovativo.

4. Documentos

transporte de caes nos avioes passaporte de documentos

Para que o seu cão viaje são necessários determinados documentos que podem ser emitidos pelo seu médico veterinário. Se planeia viajar com o seu cão para algum país, é importante que consulte o seu médico veterinário atempadamente de forma a evitar a falta de algum documento.

Os documentos necessários variam consoante o país para onde viaja, no entanto dentro da união europeia, os documentos necessários são os seguintes:

  • Passaporte: o passaporte substitui o boletim de vacinas quando o animal viaja para outro país. Nele estão registados todas as vacinações obrigatórias ou não obrigatórias, desparasitações, microchip e outros exames registados pelo médico veterinário. Este passaporte só pode ser emitido por um médico veterinário;
  • Microchip: Para o animal viajar é obrigatório ter microchip de identificação e estar registado conforme o passaporte emitido;
  • Vacina da raiva: é necessário que a vacina da raiva esteja em dia. Caso o seu animal não tenha a vacina da raiva e pretenda viajar com ele, terá que ser dada com pelo menos 21 dias de antecedência. A vacina da raiva é válida durante 1 ou 3 anos, dependendo da marca administrada, portanto é importante esclarecer com o seu medico veterinário antes da viagem se a vacina está dentro do período de validade.

Para além destes requisitos, alguns países como Reino Unido, Irlanda, Finlândia e Malta têm alguns requisitos extras. Fora da união europeia também podem ser necessários outros documentos, portanto é boa ideia informar-se sempre com o seu médico veterinário ou para algum esclarecimento adicional com a DGAV (Direção Geral de Alimentação e Veterinária) pois esta é a entidade responsável.

Cuidados a ter no transporte de cães nos aviões

transporte de caes nos avioes cao na transportadora

Para além das regras das companhias aéreas acerca do transporte de cães nos aviões, são necessários outros cuidados para garantir que o seu cão viaja em segurança.

1. Habituar o cão a transportadoras

Caso o cão não esteja habituado a estar dentro de uma transportadora a viagem poderá ser muito stressante, especialmente se for um voo de muitas horas.

O aconselhável é começar o máximo tempo possível antes o seu cão a estar no interior de uma transportadora sem stressar, colocando guloseimas no seu interior.

2. Enjoos

Para prevenir enjoos, a comida deve ser retirada cerca de 4 horas antes do voo. Caso o animal ainda assim fique muito nauseado pode ser necessário recorrer a medicamentos.

Deve sempre aconselhar-se com o seu medico veterinário acerca da medicação mais indicada para o animal e nunca o auto-medique.

3. Stress

Em casos de animais muito stressados e ansiosos pode ser necessário a administração de fármacos, sempre sob recomendação do seu médico veterinário.

4. Identifique a transportadora e o cão

Para o caso de alguma coisa correr mal, deve colocar o seu nome e contactos no transporte do animal e no próprio animal, por exemplo na coleira.

Veja também:

Artigos Relacionados