Mafalda Braga
Mafalda Braga
20 Mar, 2019 - 12:00

Toyger: tudo o que precisa de saber sobre esta raça

Mafalda Braga

Um “tigre de brincar”. Falamos do Toyger, ou pelo menos do significado do seu nome. O pelo listrado e brilhante torna-o, de facto, uma réplica da vida selvagem.

toyger

O nome do Toyger surgiu da junção entre as palavras inglesas Toy (brinquedo) e Tiger (tigre). Nos anos 80, a sua criadora queria obter um gato doméstico que se parecesse o máximo possível com um tigre, não só por motivos estéticos, mas também para que a raça chamasse a atenção para a proteção e conservação destes animais selvagens.

Não espere, no entanto, qualquer agressividade da sua parte, nem mesmo com estranhos, pois este gato faz tudo para agradar e demonstrar o seu afeto. Apesar disso, não é muito fã de colo, preferindo brincar.

Características gerais do TOYGER

grupoGrupo: Gatos de pelo curto
origemPaís de Origem: Estados Unidos da América
portePorte: médio
pesoPeso ideal: de 3kg a 5kg
corCor: padrão tigre: fundo alaranjado com marcas pretas ou castanhas
lifeEsperança Média de Vida: de 10 a 15 anos
preçoPreço médio: de 450€ a 2600€

Características específicas do TOYGER

Embora não tenha sangue de tigre, o Toyger pode apresentar alguns comportamentos semelhantes. É uma raça bastante ativa e enérgica, parecendo estar sempre ocupado com alguma coisa. Não é raro vê-lo a escalar móveis, correr atrás de brinquedos pela casa ou a acompanhar os movimentos do seu dono e da rua através da janela. É importante, por isso, manter o ambiente seguro para ele não se magoar ou fugir. Se tiver oportunidade de ir para o jardim, o seu instinto de caçador virá ao de cima.

Como é muito inteligente, torna-se um gato fácil de treinar e aprende rápido truques básicos. Pode ser levado em passeios se habituado desde cedo a andar com arnês e trela.

rating 5Energia
rating 4Inteligência
rating 3Tolerância ao frio
rating 3Tolerância ao calor
rating 2Cuidados de higiene
rating 2Queda de pelo
rating 2Tendência para problemas de saúde
rating 4Facilidade de aprendizagem
rating 4Socialização com crianças
rating 4Socialização com estranhos
rating 4Socialização com cães
rating 4Socialização com gatos

Fases da vida do TOYGER

fase-bébéfase-adultofase-idoso
BébéAdultoIdoso
0 – 18 meses 18 – 10 anos 10 – 15 anos

Físico do TOYGER

toyger deitado

Por ter sido criado para se parecer com um tigre, o Toyger apresenta características físicas semelhantes às daquele felino, como sejam o tronco forte, robusto e comprido; o peito profundo e largo; e os membros longos e musculosos. Os dedos das patas também são maiores, o que lhe confere um andar diferentes de outras raças de gatos. As orelhas são pequenas e de ponta arredondada e o focinho é largo e achatado.

A pelagem, outra das suas imagens de marca, é única nos gatos domésticos, com listras verticais negras, formando um padrão aleatório ramificado. Curta e densa, tem um toque suave e deve ser brilhante.

Temperamento do TOYGER

O Toyger é um gato carinhoso e muito fácil de lidar, apreciando o convívio com as pessoas, mesmo aquelas que nunca viu antes, e outros animais de estimação. Tolerante e amável com as crianças, deseja participar em todas as suas brincadeiras, sem nunca mostrar qualquer traço de agressividade.

Apesar de se adaptar facilmente a todo o tipo de ambientes e de se conseguir entreter a si próprio, este gato pode ter dificuldades em ficar demasiadas horas seguidas sozinho. Não ajuda o facto de ter uma energia inesgotável, que deve ser descarregada em atividades variadas para que se mantenha saudável física e psicologicamente.

Problemas de Saúde do TOYGER

Sistema cardiorespiratórioSopros cardíacos
OssosPectus Excavatum (“Peito Escavado”, uma lesão da parede torácica)
SanguePeritonite Infecciosa Felina (causada por um coronavírus)
OutrosObesidade

Cuidados a ter com o TOYGER

UnhasCortar de 15 em 15 dias
AlimentaçãoControle as porções de comida que o Toyger ingere e estimule-o fisicamente, pois uma vida muito sedentária pode acarretar diversos problemas para a sua saúde
OlhosFaça uma limpeza semanal, usando uma gaze humedecida com soro fisiológico, para prevenir irritações

Origem do TOYGER

Relativamente recente, o Toyger nasceu na década de 80 do século passado, pela mão de Judy Sudgen, filha da criadora da raça Bengal. Ao perceber que dois dos seus exemplares possuíam marcas nas têmporas, semelhantes ao padrão circular presente na cabeça dos tigres, Judy decidiu dedicar-se à criação deste novo gato, procurando logo outras características que lembravam o felino selvagem.

Para tal, cruzou um corpulento Bengal com um gato doméstico de pelo curto e listrado. Mais tarde, também usou um gato de rua importado da Índia que tinha as marcas desejadas entre as suas orelhas e, aos poucos, foi introduzindo outros exemplares com traços específicos.

Em 1993, o Toyger foi registado pela TICA (Associação Internacional de Gatos), tendo recebido o seu reconhecimento completo apenas em 2007. Atualmente, a raça ainda se encontra em desenvolvimento e os criadores estão a tentar torná-la ainda mais parecida com um tigre.

Curiosidades sobre o TOYGER

Pelo facto de se parecer bastante com um tigre em miniatura, o Toyger é uma das raças felinas mais caras do mundo. Além disso, também é difícil encontrar exemplares disponíveis, pois existem poucos criadores. Alguns deles doam uma percentagem do valor da venda a Organizações Não Governamentais (ONG) ligadas a projetos de conservação de tigres selvagens, uma preocupação que a criadora da raça sempre pretendeu alcançar ao desenvolvê-la.

Conheça mais raças de gatos: