Enfermeira Isabel Silva
Enfermeira Isabel Silva
27 Set, 2017 - 16:05

A temperatura do quarto dos bebés é essencial para o seu sono

Enfermeira Isabel Silva

A maioria dos pais tem a tendência de colocar a temperatura do quarto dos bebés a valores quase tropicais. No entanto, o calor excessivo pode ser desconfortável.

Temperatura ideal para o quarto dos bebés

A temperatura do quarto dos bebés interfere em várias vertentes do seu bem-estar. Se a criança não se sente confortável com a temperatura do quarto, pode sofrer alterações da qualidade do sono, não dormindo bem ou acordando várias vezes durante a noite.

A quantidade e a qualidade de horas de sono dos bebés interfere com o seu comportamento ao longo de todo o dia. Uma má noite de sono faz com que, na maioria das vezes, os bebés fiquem irritados e sem apetite. É um motivo mais do que suficiente para manter uma temperatura adequada no seu quarto.

Qual deve ser a temperatura do quarto dos bebés?

Nem toda a gente tem termómetros em casa ou nos quartos, nem isso é algo imprescindível. No entanto, sendo possível medir a temperatura do quarto dos bebés, este deve manter-se entre os 18ºC e os 22ºC.

No inverno, a maior parte das pessoas tem tendência a aquecer demasiado os quartos, chegando muitas vezes aos 24ºC ou 25ºC. Esta não é uma temperatura normal de inverno e não é lógico que as casas estejam tão quentes nessa época do ano. O calor pode ser, muitas vezes, mais desconfortável que o frio.

Claro que os bebés não devem apanhar frio. Como tal, é mais lógico que lhe vista mais uma peça de roupa e mantenha a temperatura do quarto a cerca de 20ºC do que aumentar a temperatura para 25ºC e andarem de roupa de verão em casa quando estamos no inverno.

A única excepção a isto é durante o banho dos bebés no quarto. Nesse caso, a temperatura do quarto dos bebés deve estar mais quente, uma vez que estes perdem calor muito facilmente estando molhados e sem roupa.

Como deve vestir o bebé para dormir?

A roupa que veste ao bebé para dormir depende, em grande parte, da temperatura do quarto.

O bebé deve ser vestido com roupas 100% algodão para diminuir a probabilidade de surgirem alergias e irritações e para que a pele respire e transpire livremente.

Evite utilizar almofadas, cobertores ou mantas com fibras que podem soltar-se e ser inaladas pelo bebé enquanto dorme. Opte por lençóis da cama e pijamas simples, sem adereços como laços, que se possam soltar, e que sejam práticos de vestir e despir.

Tal como nos adultos, a sensação de frio ou calor varia de bebé para bebé. Com o tempo vai começar a perceber o que deixa o seu bebé mais confortável.

A maior parte dos bebés destapa-se durante o sono. É importante deixá-los aconchegados mas de maneira a que mantenham a liberdade dos seus movimentos. Isto diminui a probabilidade de se sentirem incomodados ou sobreaquecidos. Os sacos de dormir são uma boa opção uma vez que o bebé fica aconchegado e pode movimentar-se livremente.

Como vestir o seu bebé para dormir no tempo frio

como vestir o seu bebe para dormir no tempo frio
  • Body, pijama ou babygrow, meias e se necessário, umas meias calças ou calças interiores
  • Pode optar por utilizar um saco de dormir próprio o bebé dormir mais aconchegado e confortável. Nesse caso, vista apenas o body, meias calças e uma camisola fina
  • À roupa normal da cama acrescente um cobertor ou uma manta de algodão

Como vestir o seu bebé no tempo quente

como vestir o seu bebe no tempo quente
  • Body e um lençol ou manta fina a envolver o bebé sem lhe tapar a cabeça
  • Se, durante a noite, a temperatura baixar muito, vista-lhe um pijama e, por cima do lençol, acrescente um cobertor leve de algodão

Como saber se o seu bebé está com frio ou calor

como saber se o bebe tem frio ou calor
  • Frio: verifique a temperatura do seu bebé na barriga, no peito e nas costas. Geralmente, as mãos e os pés estão mais frios do que o restante do corpo e, por isso, não deve ser verificada a temperatura nestes locais. Tremores, apatia e palidez também podem ser indícios de que o bebé está com frio.
  • Calor: verifique a temperatura do seu bebé na barriga, no peito e nas costas. Se o bebé está a suar e a sua pele está pegajosa e húmida, significa que está com calor. A cara e as orelhas também ficam rosadas e há um aumento da frequência cardíaca.
Veja também