Enfermeira Isabel Silva
Enfermeira Isabel Silva
21 Set, 2017 - 15:51

Como saber se o bebé está com frio ou com calor

Enfermeira Isabel Silva

“O bebé tem as mãos frias? Será que é frio?” são dúvidas que os pais frequentemente se colocam. Existem algumas maneiras simples de como saber se o bebé está com frio ou com calor.

Como saber se o bebé está com frio ou com calor

Esta é uma questão que, frequentemente importuna os pais. Afinal, como saber se o bebé está com frio ou com calor?

Geralmente, os bebés não sentem tanto frio como as crianças mais velhas e os adultos. Ainda assim, para que mantenham a temperatura corporal, necessitam de estar bem aquecidos.

Não só é prejudicial o uso de roupas e cobertores a menos, como também o é o uso de roupas e cobertores a mais. São frequentes os casos em que os bebés acordam a chorar durante a noite porque se sentem demasiado agasalhados.

Ao nascer, o bebé depara-se com uma temperatura 10ºC mais baixa do que a que estava na barriga da mãe. No entanto, ele rapidamente se adapta à temperatura exterior. A temperatura normal do nosso corpo, sejam adultos ou crianças, é entre os 35,5ºC e os 37,5ºC.

Há alguns sinais que nos podem ajudar a identificar se o bebé está com a temperatura corporal normal, ou se está com frio ou calor.

Como saber se o bebé está com frio ou com calor?

como saber se o bebe esta com frio ou com calor

Na grande parte das vezes, os recém-nascidos têm as extremidades frias, como as mãos e os pés. No entanto, se estas estiverem quentes pode significar que o bebé está demasiado aquecido. Uma boa maneira de verificar se o bebé está com frio ou calor, é sentir a temperatura dele nas costas e no pescoço. Se estes estiverem frios, significa que ele está com frio e precisa de ser mais agasalhado. Se for este o caso, deve ainda levar o bebé para um lugar mais quente, até que os agasalhos o aqueçam efetivamente.

Se o pescoço, as orelhas e as mãos estiverem suados pode significar que o bebé está demasiado quente. Bebés que estejam demasiado agasalhados podem também ficar irritados.

Então:

  • Frio: verifique a temperatura na barriga, no peito e nas costas do bebé. As mãos e os pés geralmente estão mais frios do que o resto do corpo, pelo que não deve ser verificada a temperatura nestes locais. Tremores, apatia e palidez também podem indicar que o bebé está com frio.
  • Calor: verifique a temperatura na barriga, peito e costas do bebé. Se a pele está húmida e pegajosa, e o bebé está a suar significa que está com calor. Para além disto, a cara e as orelhas ficam rosadas e a frequência cardíaca aumenta.

Bebés recém-nascidos necessitam ainda de mais cuidados no que toca à temperatura. Os recém-nascidos ainda não têm a capacidade de regular a sua temperatura corporal. Por este motivo, ficam mais frios ou mais quentes rapidamente, podendo desenvolver hipotermia ou desidratação, respetivamente.

Dicas para manter a temperatura corporal

dicas para manter a temperatura corporal do bebe

A temperatura ideal do ambiente é entre os 18ºC e os 21ºC. Também os ambientes muito quentes podem ser propícios ao aparecimento de doenças, como gripes e consitpações.

Normalmente, a tendência é agasalhar demasiado os bebés, principalmente aqueles que têm menos de 6 meses de vida. Para vestir o seu bebé sem o agasalhar a mais ou a menos, vista-lhe sempre mais uma camada de roupa do que as que os pais têm vestidas. Por exemplo, se a mãe/pai têm uma camisola de manga curta, o bebé deve ter vestida uma camisola de manga comprida. Se a mãe/pai estão com camisola de manga comprida, o bebé deve vestir um casaco por cima da camisola.

No verão pode optar por tecidos como algodão, linho ou cambraia pois são leves e frescos, e o corpo transpira facilmente. No inverno pode optar pela lã ou malha polar, para manter a temperatura corporal do bebé.

Quando estiver a trocar a roupa ao seu bebé, não o dispa completamente. Vá trocando as peças de roupa uma a uma, para evitar que fique todo despido durante mais tempo.

Veja também: