Mónica Carvalho
Mónica Carvalho
02 Abr, 2019 - 12:00

Staffordshire Bull Terrier: tudo o que precisa de saber sobre esta raça

Mónica Carvalho

Mesmo sendo um cão de reputação PitBull, o Staffordshire Bull Terrier possui uma personalidade simpática para com todos, mas especialmente crianças.

Staffordshire Bull Terrier

O Staffordshire Bull Terrier é um cão muito dedicado à sua família humana, contradizendo tudo o que pensa saber sobre os cães de reputação PitBull.

Os problemas apenas aparecem quando confrontado com outros cães, um traço ainda muito associado à sua utilização original de cão de luta.

É um cão que adora jogos e desafios, necessitando de toda a estimulação física e mental, para descarregar a quantidade enorme de energia que possui, pelo que se recomendam vários e longos passeios.

Características gerais do Staffordshire Bull Terrier

grupoGrupo: Grupo 3 – Terriers
Finalidade: cão de luta
Ambiente ideal: casa
origemPaís de Origem: Reino Unido
portePorte: médio
Altura: de 35cm a 40cm
pesoPeso ideal: de 11kg a 17kg
corCor: vermelho e branco; castanho e branco; preto e branco; azul e branco;  vermelho, castanho, preto, branco, azul, qualquer tom de tigrado ou sombreado de tigrado com branco
lifeEsperança Média de Vida: entre 10 a 12 anos
preçoPreço médio: de 600€ a 800€

Características específicas do Staffordshire Bull Terrier

Para ajudar a desfazer ainda mais os traços negativos, esta raça é agradável, companheira, obediente e segura que não gosta de ficar sozinha por longos períodos de tempo. por isso, mesmo que tenha uma casa com espaço exterior – o cenário adequado para o Staffordshire Bull Terrier, deverá tê-lo sempre por perto.

Tudo isto exige um treino de persistência e continuidade, de preferência desde cedo e com recurso a técnicas que envolvam o reforço positivo.

rating 4Energia
rating 4Inteligência
rating 2Tolerância ao frio
rating 2Tolerância ao calor
rating 2Cuidados de higiene
rating 3Queda de pelo
rating 2Tendência para problemas de saúde
rating 2Facilidade de aprendizagem
rating 3Socialização com crianças
rating 5Socialização com estranhos
rating 1Socialização com cães
rating 2Socialização com gatos

Fases da vida do Staffordshire Bull Terrier

fase-bébéfase-adultofase-idoso
BébéAdultoIdoso
1 – 12 meses12 meses – 10 anos10 – 12 anos

Físico do STAFFORDSHIRE BULL TERRIER

Staffordshire Bull Terrier físico

O Sttafordshire Bull Terrier possui um físico que impõe respeito: cabeça de crânio largo, com um maxilar inferior muito potente, olhos escuros e orelhas em tom de rosa ou quase eretas.

O pescoço é espesso e bem musculado, alargando-se para o dorso reto e quadris ligeiramente erguidos, o que demonstra bem a sua capacidade física.

Temperamento do STAFFORDSHIRE BULL TERRIER

É tão determinado quanto carinhoso, corjaoso e brincalhão, revelando-se como um excelente cão de família, muito meigo com as crianças.

Esta devoção leva a que reaja mal a momentos isolados, podendo vingar-se na destruição da mobília ou outros objetos.

Dado que é um cão que adora pessoas, mesmo estranho, surpreenda-se, não é um bom cão de guarda. A questão problemática desta raça está no convívio com outros cães, com quem pode ter um comportamento agressivo, algo que pode ser atenuado com treino desde cachorro.

Problemas de Saúde do STAFFORDSHIRE BULL TERRIER


Olhos
Cataratas
OssosDisplasia da anca

Cuidados a ter com o STAFFORDSHIRE BULL TERRIER

TemperaturaNos dias mais quentes, poderá entrar em sobreaquecimento

Origem do STAFFORDSHIRE BULL TERRIER

À semelhança de outras raças tipo PitBull, o Staffordshire Bull Terrier era utilizado para combates sangrentos entre cães e touros, já desde o séc. XV.

No séc. XVIII, altura em que foi feito um cruzamento entre buldogues bravos e grandes e terriers rápidos e menores, apareceu o Staffordshire Bull Terrier, com as características físicas e de personalidade que hoje lhe reconhecemos.

Desde então, este cão passou a ser muito popular junto da classe operária, especialmente nas minas de carvão de Staffordshire, na Inglaterra.

Curiosidades sobre o STAFFORDSHIRE BULL TERRIER

No Reino Unido, Austrália e Nova Zelândia, o Staffordshire Bull Terrier é uma raça excluída das leis que tutelam os PitBulls.

Conheça mais raças de cães: