Mafalda Braga
Mafalda Braga
20 Mar, 2018 - 14:00

Setter Inglês: tudo o que precisa de saber sobre esta raça

Mafalda Braga

Aliando a beleza ao caráter doce, o Setter Inglês é, por muitos, considerado o “cavalheiro” dos Setters. Apesar de possuir um talento nato para a caça, destacando-se pela forma peculiar como o faz, este cão também pode ser um excelente companheiro para desportistas e donos aventureiros, não se adaptando muito a um apartamento..

Setter Inglês: tudo o que precisa de saber sobre esta raça
O artigo continua após o anúncio

O Setter Inglês é o que apresenta o comportamento mais sossegado e equilibrado entre a raça de Setters, que compreende o Inglês, o Irlandês e o Gordon.

Com a evolução da raça, foram surgindo novas e diferentes linhagens. É costume dividir o Setter Inglês em dois tipos distintos:

  • Cães de campo (variedade Llewellin) – mais ativos, rápidos e pequenos; pelagem menos abundante com mais manchas de cores; cauda portada e inserida mais alta.
  • Cães de mostra (variedade Laverack) – mais altos e tranquilos; pelagem mais vistosa; cabeça mais pesada e “talhada”; cauda mais alinhada com o corpo.

Características gerais do Setter Inglês

Grupo: Grupo 7 – Cães de Parar

Finalidade: cão de caça

Ambiente ideal: casa

País de Origem: Reino Unido

Porte: médio

Altura: de 61cm a 69cm

Peso ideal: de 25kg a 30kg

Cor: branco e limão, branco e laranja, branco e castanho, branco e preto ou tricolor com branco, preto e cor de fogo ou castanho

Esperança Média de Vida: entre 11 a 15 anos

Preço médio: de 350€ a 550€

Características específicas do Setter Inglês

De uma forma geral, o Setter Inglês não costuma ser tão extrovertido quanto o Irlandês, mas também é menos desconfiado que o Gordon. Assim, e apesar de ladrar muito pouco, é capaz de alertar para a presença de estranhos, mas logo que sejam apresentados, ele muda de comportamento. Também costuma reagir bem à presença de outros cães e mesmo de outros animais, como os gatos.

Caçador por natureza, é ativo e exuberante fora de casa, mas comedido no conforto do lar, desde que esteja na companhia dos donos. O Setter Inglês não se adapta bem à solidão e detesta ficar preso, podendo revelar-se destrutivo.

Na prática da caça, demonstra uma excelente capacidade de adaptação a qualquer tipo de terrenos e condições atmosféricas, apresentando um faro extremamente apurado.

Energia
Inteligência
Tolerância ao frio
Tolerância ao calor
Cuidados de higiene
Queda de pelo
Tendência para problemas de saúde
Facilidade de aprendizagem
Socialização com crianças
Socialização com estranhos
Socialização com cães
Socialização com gatos

Fases da vida do Setter Inglês

Bebé

0 – 24 meses

Bebé

0 – 24 meses

Adulto

24 meses – 10 anos

Adulto

24 meses – 10 anos

Idoso

10 – 15 anos

Idoso

10 – 15 anos

Bebé

0 – 24 meses

Adulto

24 meses – 10 anos

Idoso

10 – 15 anos

Físico do Setter Inglês

Setter Ingles

De porte elegante e majestoso, o Setter Inglês possui um peito largo e profundo com costelas bem arqueadas. A cabeça, longa e oval quando vista de cima, é comprida, e o seu focinho quadrado.

A pelagem, sedosa, fina e lisa ou, por vezes, ligeiramente ondulada, apresenta manchas e pintas de diferentes tamanhos e padrões. A cauda é comprida, alinhada ao dorso, e com franjas, que também se encontram em abundância nas patas e nas orelhas.

Temperamento do Setter Inglês

Trata-se de um cão gentil, amável e afetuoso, que vive em harmonia com todos os membros da família, especialmente crianças, de quem é capaz de suportar praticamente qualquer brincadeira. O Setter Inglês não se apega, portanto, a uma só pessoa e até costuma gostar de visitas, desde que da confiança dos donos.

O artigo continua após o anúncio

Devido ao seu instinto de caçador, gosta de tomar a iniciativa e pode tornar-se um pouco independente, mas, quando devidamente treinado, consegue aprender e desempenhar qualquer atividade, exceto o pastoreio.

Problemas de Saúde do Setter Inglês

Ouvidos

  • Surdez congénita.

Ossos

  • Displasia coxo-femoral.

Sistema endócrino

  • Hipotiroidismo.

Pele

  • Alergias.

Cuidados a ter com o Setter Inglês

Pelo

  • Escovar duas vezes por semana, certificando-se que os seus pelos não estão embaraçados ou com galhos e gravetos agarrados. Dê-lhe banho a cada 6 semanas com champôs especiais para pelagem branca, no caso de esta ser a cor predominante.

Dentes

  • Escove duas vezes por semana.

Origem do Setter Inglês

Tudo indica que o Setter Inglês tenha tido origem a partir de cruzamentos entre o Braco Espanhol e o Pointer Francês, sendo utilizado, no século XVI, como cão de apoio na antiga caça com rede.

A partir do século XIX, começou a ser conhecido por Setter Laverack, devido ao importante trabalho do criador Edward Laverack, que dedicou toda a sua vida a melhorar a raça para obter um cão puro. A sua criação passou a ser reconhecida em exposições de beleza e provas de caça.

Mais tarde, um outro criador inglês, Purcell Llewellin, decidiu aperfeiçoar a raça, procurando um cão que fosse mais direcionado para o desempenho da caça, com melhor faro e velocidade, por exemplo.

Curiosidades sobre o Setter Inglês

No contexto da caça, o Setter Inglês apresenta uma abordagem felina à presa, sendo especialista com galinholas. Ao contrário do Pointer, que é mais brusco nos movimentos, este cão pára, deitando-se ou fletindo os membros posteriores rente ao chão. Isso acontece porque, antes de se usarem armas de fogo, os cães de raça Setter foram treinados para se agacharem assim que descobriam a presa, de forma a que o caçador pudesse lançar uma rede sobre ela sem a assustar. É por essa razão que o seu nome deriva de “set” (junto ao solo).

Conheça mais raças de cães:

Todas as raças de cães

Todas as
raças de cães

Todas as raças de cães

Todas as
raças de cães

Raças de cães pequenos

Raças de
cães pequenos

Raças de cães pequenos

Raças de
cães pequenos

Raças de cães médios

Raças de
cães médios

Raças de cães médios

Raças de
cães médios

Raças de cães grandes

Raças de
cães grandes

Raças de cães grandes

Raças de
cães grandes

Todas as raças de cães

Todas as
raças de cães

Raças de cães pequenos

Raças de
cães pequenos

Raças de cães médios

Raças de
cães médios

Raças de cães grandes

Raças de
cães grandes