Mafalda Braga
Mafalda Braga
20 Mar, 2019 - 14:00

Setter Inglês: conheça esta raça de cães e as suas caraterísticas

Mafalda Braga

Aliando a beleza ao caráter doce, o Setter Inglês é, por muitos, considerado o “cavalheiro” dos Setters.

setter inglês

O Setter Inglês é o que apresenta o comportamento mais sossegado e equilibrado entre a raça de Setters, que compreende o Inglês, o Irlandês e o Gordon.

Com a evolução da raça, foram surgindo novas e diferentes linhagens. É costume dividir o Setter Inglês em dois tipos distintos:

  • Cães de campo (variedade Llewellin) – mais ativos, rápidos e pequenos; pelagem menos abundante com mais manchas de cores; cauda portada e inserida mais alta
  • Cães de mostra (variedade Laverack) – mais altos e tranquilos; pelagem mais vistosa; cabeça mais pesada e “talhada”; cauda mais alinhada com o corpo

Caraterísticas gerais do SETTER INGLÊS

grupoGrupo: Grupo 7 – Cães de Parar
Finalidade: cão de caça
Ambiente ideal: casa
origemPaís de Origem: Reino Unido
portePorte: médio
Altura: de 61cm a 69cm
pesoPeso ideal: de 25kg a 30kg
corCor: branco e limão, branco e laranja, branco e castanho, branco e preto ou tricolor com branco, preto e cor de fogo ou castanho
lifeEsperança Média de Vida: entre 11 a 15 anos
preçoPreço médio: de 350€ a 550€

Caraterísticas específicas do SETTER INGLÊS

De uma forma geral, o Setter Inglês não costuma ser tão extrovertido quanto o Irlandês, mas também é menos desconfiado que o Gordon. Assim, e apesar de ladrar muito pouco, é capaz de alertar para a presença de estranhos, mas logo que sejam apresentados, ele muda de comportamento. Também costuma reagir bem à presença de outros cães e mesmo de outros animais, como os gatos.

Caçador por natureza, é ativo e exuberante fora de casa, mas comedido no conforto do lar, desde que esteja na companhia dos donos. O Setter Inglês não se adapta bem à solidão e detesta ficar preso, podendo revelar-se destrutivo.

Na prática da caça, demonstra uma excelente capacidade de adaptação a qualquer tipo de terrenos e condições atmosféricas, apresentando um faro extremamente apurado.

rating 4Energia
rating 4Inteligência
rating 4Tolerância ao frio
rating 4Tolerância ao calor
rating 3Cuidados de higiene
rating 3Queda de pelo
rating 3Tendência para problemas de saúde
rating 3Facilidade de aprendizagem
rating 4Socialização com crianças
rating 4Socialização com estranhos
rating 4Socialização com cães
rating 4Socialização com gatos

Fases da vida do SETTER INGLÊS

fase-bébéfase-adultofase-idoso
BébéAdultoIdoso
0 – 24 meses24 meses – 10 anos10 – 15 anos

Físico do SETTER INGLÊS

cão setter inglês no jardim

De porte elegante e majestoso, o Setter Inglês possui um peito largo e profundo com costelas bem arqueadas. A cabeça, longa e oval quando vista de cima, é comprida, e o seu focinho quadrado.

A pelagem, sedosa, fina e lisa ou, por vezes, ligeiramente ondulada, apresenta manchas e pintas de diferentes tamanhos e padrões. A cauda é comprida, alinhada ao dorso, e com franjas, que também se encontram em abundância nas patas e nas orelhas.

Temperamento do SETTER INGLÊS

Trata-se de um cão gentil, amável e afetuoso, que vive em harmonia com todos os membros da família, especialmente crianças, de quem é capaz de suportar praticamente qualquer brincadeira. O Setter Inglês não se apega, portanto, a uma só pessoa e até costuma gostar de visitas, desde que da confiança dos donos.

Devido ao seu instinto de caçador, gosta de tomar a iniciativa e pode tornar-se um pouco independente, mas, quando devidamente treinado, consegue aprender e desempenhar qualquer atividade, exceto o pastoreio.

Problemas de Saúde do SETTER INGLÊS

OuvidosSurdez congénita
OssosDisplasia coxo-femoral
Sistema endócrinoHipotiroidismo
PeleAlergias

Cuidados a ter com o SETTER INGLÊS

PeloEscovar duas vezes por semana, certificando-se que os seus pelos não estão embaraçados ou com galhos e gravetos agarrados. Dê-lhe banho a cada 6 semanas com champôs especiais para pelagem branca, no caso de esta ser a cor predominante
DentesEscove duas vezes por semana

Origem do SETTER INGLÊS

Tudo indica que o Setter Inglês tenha tido origem a partir de cruzamentos entre o Braco Espanhol e o Pointer Francês, sendo utilizado, no século XVI, como cão de apoio na antiga caça com rede.

A partir do século XIX, começou a ser conhecido por Setter Laverack, devido ao importante trabalho do criador Edward Laverack, que dedicou toda a sua vida a melhorar a raça para obter um cão puro. A sua criação passou a ser reconhecida em exposições de beleza e provas de caça.

Mais tarde, um outro criador inglês, Purcell Llewellin, decidiu aperfeiçoar a raça, procurando um cão que fosse mais direcionado para o desempenho da caça, com melhor faro e velocidade, por exemplo.

Curiosidades sobre o SETTER INGLÊS

No contexto da caça, o Setter Inglês apresenta uma abordagem felina à presa, sendo especialista com galinholas. Ao contrário do Pointer, que é mais brusco nos movimentos, este cão pára, deitando-se ou fletindo os membros posteriores rente ao chão. Isso acontece porque, antes de se usarem armas de fogo, os cães de raça Setter foram treinados para se agacharem assim que descobriam a presa, de forma a que o caçador pudesse lançar uma rede sobre ela sem a assustar. É por essa razão que o seu nome deriva de “set” (junto ao solo).

Conheça mais raças de cães:

Artigos Relacionados