Teresa Santos
Teresa Santos
26 Ago, 2020 - 10:00
ser mais ecológico

Como ser mais ecológico em casa: 21 passos que pode seguir

Teresa Santos

Ser mais ecológico em casa não é tarefa difícil. Apenas precisa de ter alguns cuidados e aprender a poupar recursos. Dizemos-lhe como.

Os problemas do nosso meio-ambiente são vários e grande parte deles é responsabilidade dos nossos hábitos do cotidiano. Portanto, ser mais ecológico é essencial para conseguir parar todos os danos que continuamos a provocar à nossa grande casa: o planeta Terra.

Para ser mais ecológico, deve começar por olhar para dentro de sua casa e perceber tudo o que pode mudar para tornar o seu lar mais sustentável e amigo do ambiente. Acredite que não é difícil dar os seguintes passos e, no fim, todos eles vão fazer com que se sinta melhor consigo mesmo e com a sua casa.

21 passos para ser mais ecológico em sua casa

1.

Colocar óleo de cozinha no oleão

O óleo já usado pode ser descartado no oleão, num recipiente próprio para receber o óleo usado. Assim, em vez de deitar o óleo pela banca e contaminar vários litros de água, comece a colocá-lo numa garrafa e a levá-lo ao oleão.

2.

Evitar usar o ar condicionado ou o aquecimento central

Estes são aparelhos dispendiosos e que podem, muitas vezes, ser substituídos por soluções naturais, simples e económicas, como baixar as persianas nas horas de maior calor no verão ou usar mantas quentinhas, no dias frios de inverno.

mulher no sofá com manta a beber chá
3.

Não deixar a televisão em ‘stand-by’

Deixar aparelhos eletrónicos em ‘stand-by’ pode explicar 20% dos seus gastos de energia. Mantenha os seus eletrodomésticos ligados em extensões com botão e, assim, é muito mais simples desligar completamente todos eles, quando se vai deitar ou quando simplesmente não os está a usar.

4.

Comprar local e sazonal.

Ajude os negócios locais e prefira os alimentos por eles disponibilizados. O Ministério da Agricultura criou a plataforma “Alimentar quem o alimenta”, onde é possível consultar os produtores locais perto da nossa área de residência.

Além disso, prefira alimentos sazonais e da época que, além de mais baratos, têm um maior valor nutricional.

alimentos biológicos em sacos ecológicos
5.

Respeitar a regra dos 3R’s

Reduzir, reutilizar e reciclar são três palavras de ordem que devemos ter como lema, especialmente nas nossas casas. Não seja consumista e não se esqueça de que o que é lixo para si pode ter uma nova vida, seja nas suas mãos, seja nas de outra pessoa. E, sempre que descartar objetos, certifique-se que os encaminha para a reciclagem.

6.

Não desperdice água

Um dos nossos maiores bens começa a escassear e a responsabilidade é também de quem, diariamente, gasta litros de água, sem justificação válida para isso.

A água fria que desperdiça, enquanto espera que ela aqueça, pode ser guardada para regar as flores, lavar o chão de casa ou usar nas descargas da sanita. Também deve desligar a água enquanto ensaboa o corpo ou quando está a lavar a loiça, devendo abrir a torneira apenas no momento de enxaguar.

água da torneira
7.

Manter as luzes apagadas

Sempre que possível, não acenda as luzes e usufrua ao máximo da luz solar natural. Quando for mesmo necessário acender as luzes, ligue apenas as da divisão onde está.

8.

Preferir lâmpadas de baixo consumo

As lâmpadas de LED são um pouco mais caras, mas permitem uma poupança de energia de cerca de 80%! Ou seja, a longo prazo, o investimento é compensado e o ambiente também agradece.

lâmpadas económicas para casa
9.

Comprar eletrodomésticos de baixo consumo

Atualmente, sempre que comprar um eletrodoméstico, deve privilegiar os que pertencem à classe energética A ++ ou A +++, pois isso significa que consomem até 70% menos de energia. Assim, poupa simultaneamente a luz e o meio ambiente.

10.

Encher bem a máquina de lavar roupa

Colocar a máquina da roupa a lavar sem usufruir da sua capacidade máxima é um desperdício de água e de energia. Além disso, deve preferir os programas de curta duração, sobretudo para a roupa do dia-a-dia que não tenha muitas nódoas.

Também não deve exagerar no detergente, nem no amaciador, pois desperdiça dinheiro e ainda contribui para a poluição do ambiente.

máquina de lavar a roupa cheia de roupa branca
11.

Aproveitar o calor do forno

O forno é um dos eletrodomésticos que consome mais energia. Portanto, quando o liga, deve procurar tirar o máximo partido dele. No inverno, aproveite para aquecer a casa. Além disso, se for, por exemplo, fazer um assado, aproveite para também confecionar um bolo ou aquecer pão.

12.

Limpar com produtos caseiros

Todos sabemos que os detergentes são poluentes, tóxicos e agressivos para nós e para o meio-ambiente. Por essa razão, deve reduzir na sua utilização e descobrir outros produtos naturias para fazer as suas limpezas, como o vinagre, o bicarbonato de sódio ou o limão que são ótimos desengordurantes e removedores de maus cheiros.

produtos caseiros para limpar a casa
13.

Fazer aromatizador caseiro

Evite comprar aromatizadores já prontos. Bastam apenas algumas gotas de óleos essenciais para fazer os seus próprios aromatizadores, mais ecológicos, mais naturais e mais ao seu gosto.

14.

Ter plantas em casa

Comprar uma planta não é apenas uma opção estética ou decorativa para a sua casa. As plantas são seres vivos que ajudam a purificar o ar de sua casa e uma opção para a tornar mais amiga do ambiente.

regar as plantas de casa
15.

Transformar o lixo orgânico

Se já recicla, mas mesmo assim é muito o lixo orgânico que produz, saiba que também este pode ter uma segunda vida, nomeadamente sob a forma de adubo.

Os restos de comida, o jornal e até o cartão podem resultar num excelente composto para adubar as plantas do seu jardim ou a sua pequena horta.

16.

Plantar uma horta vertical

Muitas vezes, quem vive em apartamentos, acha que é mais difícil ter uma casa ecológica. Mas a verdade é que não é!… Se não tem terreno para cultivar, experimente fazer uma horta vertical, com plantas e legumes capazes de tornarem a sua alimentação mais rica e saudável.

mulher a cuida da horta caseira
17.

Investir em marmitas

Levar refeições para o trabalho é uma forma de controlar gastos, mas também deve ser uma maneira de economizar recursos.

Em vez de colocar as sandes em película aderente, papel de alumínio, saca plástica ou papel de cozinha, transporte tudo em recipientes de vidro que são reutilizáveis, mantêm-se sempre bonitos e não têm plástico.

Marmitas simples: receitas
Veja também 5 marmitas simples para não ter de aquecer comida
18.

Reduzir o plástico

O plástico é uma ameaça séria ao nosso planeta, particularmente aos nossos oceanos. Portanto, está na hora de substituir ao máximo todos os objetos de plástico que tem em sua casa.

No lugar dos sacos de plástico, pode usar sacos de pano. As garrafas de plástico podem ser substituídas por garrafas de vidro. A lista continua e basta estar atento às opções para conseguir diminuir no uso do plástico.

Utensílios de cozinha ecológicos
19.

Comprar produtos reciclados

Procure adquirir para sua casa o máximo de produtos reciclados. Esta é uma forma de ajudar o planeta e pôr em prática a política dos 3R’s.

20.

Evitar produtos descartáveis

Mesmo quando vai dar uma festa ou fazer um piquenique, não ceda aos produtos descartáveis que são, normalmente, de plástico e que só contribuem para aumentar a quantidade de lixo produzida. Leve pratos de loiça, copos de vidro, talheres de metal e guardanapos de pano.

loiça de casa
21.

Instalar redutores de caudal nas torneiras

Estes redutores ajudam a poupar água, não prejudicando em nada as suas tarefas e atividades domésticas quotidianas.

Veja também