Mónica Carvalho
Mónica Carvalho
25 Jun, 2019 - 16:44

6 retiros de meditação no mundo imperdíveis

Mónica Carvalho

As grandes viagens nem sempre são de aventura. A comprovar isso mesmo, apresentamos seis retiros de meditação no mundo que vão mudar a sua vida. Atreva-se!

mulher em meditação na montanha

Fazer uma longa viagem pode parecer contraditório com o conceito de desfrutar de férias para relaxar. Todavia experimentar um destes retiros de meditação no mundo vai valer muito a pena.

Seja pelas montanhas, desertos ou locais mais exóticos, é importante perceber que há muitas e variadas opções para sentir que encontrou um local onde pode concentrar-se apenas em si e em tentar melhorar os aspetos que pretende ou simplesmente voltar a encontrar o foco.

Os melhores retiros de meditação no mundo para experimentar

fazer meditação no jardim

Estas opções de retiros de meditação no mundo apresentam excelentes condições e contam com profissionais de topo. Tudo para lhe proporcionar a melhor experiência possível.

1.

Ananda in the Himalayas, Uttaranchal – Índia

Este retiro de meditação está instalado numa propriedade gigantesca, com vistas deslumbrantes sobre o rio Ganges e para as aldeias do templo de Haridwar e Rishikesh.

A propriedade recebe uma variedade eclética de clientes, desde famosos à procura de conforto e tranquilidade até praticantes de meditação “profissionais”.

Há a possibilidade de frequentar sessões individuais de meditação guiada, adaptadas às necessidades de cada pessoa, incorporando técnicas de respiração de yoga ou ensinamentos budistas.

Além dos pavilhões de meditação e yoga espalhados pelos jardins e no antigo palácio do marajá, também encontrará um spa, um salão de chá e uma antiga sala de bilhar. Até os quartos e suites são bastante luxuosos, com cores que refletem o ambiente natural, além de varandas que proporcionam vistas espetaculares para a montanha.

Saiba mais sobre este retiro de meditação aqui.

2.

Centro de Montanha de Shambhala, Red Feather Lakes, Colorado – EUA

Neste refúgio nas impressionantes Montanhas Rochosas, os hóspedes podem criar um pacote de retiro pessoal ou inscrever-se numa variedade de programas que vão desde “Introdução à Redução do Stress Baseado em Mindfulness” até “O Caminho”.

Pode optar por ficar o tempo que desejar: um mês, uma semana ou apenas um fim de semana, mas irá sempre embarcar numa jornada de autoexploração com foco na vida consciente, consciência corporal ou transformação pessoal.

Saiba mais sobre este retiro de meditação aqui.

3.

Kalyana Center for Mindfulness, Dingle – Irlanda

O Kalyana Center for Mindfulness está localizado num dos lugares mais bonitos do mundo: a região sudoeste da Irlanda, na Península Dingle.

Os retiros e aulas disponíveis são baseados em Meditação Mindfulness e em Meditação Para Redução do Stress, através da prática de movimentos simples conhecidos como “Kum Nye” ou yoga de cura tibetana.

É também um local marcado pelo silêncio, deixando principalmente lugar para ouvir os sons interiores e potenciar a conexão interna, bem como para ouvir os sons da natureza. Igualmente se incentiva a meditação da atenção plena, a prática de bondade amorosa e da compaixão.

Saiba mais sobre este retiro de meditação aqui.

10 Retiros de meditação em Portugal para se sentir melhor
Veja também 10 Retiros de meditação em Portugal para se sentir melhor
4.

The Middle Way Meditation Retreat, Pai – Tailândia

Este espaço é um dos melhores retiros de meditação no mundo e está cercado por um vale verdejante, adjacente ao deslumbrante rio Pai.

A prática de meditação está centrada em torno de uma antiga técnica com mais de 2500 anos e que se concentra no centro do corpo como um portal para a consciência superior.

A propriedade dispõe de espaço de meditação interior e exterior e de uma piscina termal. Os hóspedes devem abster-se de qualquer tipo de comportamento destrutivo, incluindo matar qualquer criatura viva – e os mosquitos não são uma exceção.

Saiba mais sobre este retiro de meditação aqui.

5.

Centro de Retiro Budista, KwaZulu-Natal – África do Sul

O Centro de Retiro Budista está localizado no topo de uma colina com vista para vales nativos, florestas e colinas e há mais de vinte anos que recebe pessoas de todo o mundo, que desejam experimentar a paz e tranquilidade, de modo a entrar em contato consigo mesmo.

O antigo presidente da África do Sul, Nelson Mandela, concedeu-lhe o estatuto de Património Nacional pela abordagem ambientalmente amigável no uso de plantas indígenas, bem como os esforços para ajudar a salvar a espécie andorinha azul, que se encontra em vias de extinção.

Saiba mais sobre este retiro de meditação aqui.

6.

Simple Peace, Assis – Itália

O Simple Peace, localizado na antiga cidade de Assis, oferece retiros de meditação focados em ajudar os participantes que procurem a paz, beleza e amor provenientes da quietude interior.

O centro fica nas colinas com vista para hectares de oliveiras, onde decorrem retiros de uma semana, quase sempre em silêncio, onde os participantes de todas as religiões são bem-vindos.

Saiba mais sobre este retiro de meditação aqui.

Veja também