Priscilla Fortinho
Priscilla Fortinho
06 Nov, 2018 - 17:52

A mais perfeita receita de petit gateau é de “comer e chorar por mais”

Priscilla Fortinho

Quer preparar uma receita de petit gateau perfeito para surpreender seus convidados? Veja esta receita simples e aprenda os segredos de um Chef francês.

A mais perfeita receita de petit gateau é de "comer e chorar por mais"

Em tradução livre do francês, petit gateau quer dizer bolinho. Mas este não é qualquer bolinho. É uma massa de chocolate muito leve e mal passada para que forme um recheio de creme de chocolate aveludado servido ainda morno. Preferivelmente com cobertura de chocolate e uma bola de gelado de creme ou baunilha a acompanhar. Se já lhe cresceu água à boca, vai adorar saber como pode preparar a receita de petit gateau.

Não há ao certo registo do verdadeiro criador desta sobremesa. Em França, sequer há uma sobremesa com este mesmo nome, mas há opções semelhantes, tal como o moelleux e o fondant.

Dizem os registos históricos que a receita desta sobremesa teria sido criada por acidente, quando um chef aprendiz teria deixado o forno ficar demasiado quente e, desta forma, os seus bolinhos ficaram cozidos por fora e crus por dentro. Mas há ainda outras história de que a criação da receita de petit gateau é do chef Jean-Georges Vongerichten, que a teria feito nos anos 1990 em Nova Iorque e então espalhado por todo o mundo.

De qualquer forma, o facto é que o petit gateau faz parte dos menus dos melhores restaurantes do mundo. É um prato muito apreciado, e o melhor é que pode aprender a preparar em casa para comer quando lhe apetecer ou quando quiser impressionar os seus convidados. Só precisa de anotar esta receita.

Receita de petit gateau: um verdadeira tentação

receita de petit gateau

Embora haja inúmeras receitas desta sobremesa, a que vai ver a seguir é de criação do chef francês Erick Jacquin, do restaurante La Brasserie Erick Jacquin, em São Paulo, Brasil.

A receita foi criada por ele em 1994 para surpreender o palato de seus clientes e traz uma cuidadosa combinação de ingredientes para o petit gateau perfeito, que ele ensina a fazer na página da Veja São Paulo.

– Ingredientes –

  • 5 ovos inteiros
  • 5 gemas
  • 170 g de açúcar
  • 100 g de farinha de trigo
  • 250 g de chocolate meio amargo de boa qualidade (50% cacau)
  • 270 g de manteiga sem sal
  • 1 pitada de açúcar de confeitar para decorar

– Modo de preparação –

  1. Numa batedeira em velocidade média ou com uma vara de arames, bata as gemas, os ovos inteiros e o açúcar. Em seguida, junte a farinha peneirada, misturando até obter uma massa homogénea e lisa.
  2. Derreta o chocolate com a manteiga em banho-maria ou no microondas por 3-4 minutos. Misture muito bem. Adicione o chocolate derretido à massa e misture muito bem.
  3. Deixe a massa descansar por 40-50 minutos para que fique à temperatura ambiente.
  4. Unte com manteiga sem sal as forminhas de queques anti-aderentes de 6 cm de diâmetro e reserve num tabuleiro em lugar fresco.
  5. Coloque a massa nas formas, quase até às bordas, e leve a assar no forno pré-aquecido entre 180-200 °C por 5 minutos (retire assim que estiver com a superfície assada).
  6. Desenforme com cuidado para um prato e polvilhe açúcar de confeiteiro peneirado para decorar. Sirva com uma bola de gelado de baunilha, creme ou chocolate branco.

Dicas de preparação:

  • Se a massa estiver no frigorífico, deve retirar 40 minutos antes para que esteja na temperatura adequada para ir ao forno. Unte as forminhas somente com manteiga.
  • Nunca deixe a massa já na forma no frigorífico, pois isto dificulta na hora de desenformar. O tempo de validade da massa crua, sob refrigeração, é de cinco dias.
  • Por fim, se quiser fazer uma variação desta mesma receita, pode utilizar um chocolate branco de boa qualidade e reduzir a quantidade de açúcar para que não fique demasiado doce.

Veja também: