Drª Patricia Azevedo | Médica Veterinária
Drª Patricia Azevedo | Médica Veterinária
20 Mai, 2020 - 08:05

7 causas de prurido nos cães: saiba o motivo da comichão

Drª Patricia Azevedo | Médica Veterinária
Patrocinado por:

Sabe quais as causas de prurido nos cães? Nem sempre “coçar” é sinónimo de pulgas, e existem outros fatores que podem causar comichão no cão.

Prurido nos cães: cachorro com comichão

O prurido, ou comichão, é um problema que pode também ocorrer nos cães, e é bastante frequente. Normalmente, o prurido nos cães é sempre um sinal de algum problema, ou seja, é uma situação secundária a uma causa principal.

7 causas de prurido nos cães

1.

Parasitas externos

Prurido nos cães: carraça no pelo de um cão

Os parasitas externos são a principal causa de prurido em cães. Especialmente na altura de clima mais quente, com o início da primavera, os parasitas externos como pulgas e carraças começam a aparecer em maior número.

As carraças, ao picarem podem provocar comichão no local da picada. Também as carraças são responsáveis por transmissão de várias doenças graves, portanto deve sempre ter o cuidado de manter a desparasitação externa em dia.

Todavia, são as pulgas que normalmente provocam mais irritação da pele, podendo levar a dermatite (inflamação da pele). Aliás, alguns animais podem desenvolver alergia à picada de pulga, ou mais precisamente, à saliva da pulga, que provoca uma reacção de hipersensibilidade, sendo que basta a presença de uma única pulga para que se desencadeiem estes sinais.

Se suspeita que o cão pode estar a coçar-se devido à presença de parasitas externos, deve realizar a sua desparasitação. No entanto, se o animal apresentar feridas, prurido intenso ou mesmo com a desparasitação o animal persista com comichão deve consultar o seu médico veterinário.

Com o plano de saúde animal da Vetecare poderá fazer este tipo de tratamento e ter acesso a descontos em consultas, exames de diagnóstico e outros tratamentos que podem ajudar o seu patudo. Este plano está disponível desde 13€ por mês para dois animais de companhia e dá-lhe acesso a uma vasta rede de clínicas veterinárias e serviços.

Conheça o plano de desparasitação interna do seu animal
Veja também Conheça o plano de desparasitação interna do seu animal
2.

Pioderma

A pioderma caracteriza-se pela infecção da pele por bactérias, normalmente quando a barreira protetora da pele é quebrada. Esta patologia caracteriza-se por eritema (vermelhidão da pele), alopécia (falhas de pelo), descamação, feridas, e em alguns casos pode apresentar secreções purulentas.

A pioderma é tratável com antibioterapia, precrita pelo seu médico veterinário. O tratamento pode ser demorado, podendo prolongar-se a toma durante alguns meses.

3.

Alergias

Prurido nos cães: cão com alergias

As alergias também são uma causa frequente de prurido nos cães.

As alergias são reacções de hipersensibilidade individuais, ou seja, o sistema imunitário do animal reage contra um determinado alergénio.

Os sinais de alergia em cães caracterizam-se por prurido intenso, alopécia, eritema. Assim, sendo que os sintomas podem ser comuns a outras patologias da pele, é aconselhável levar o cão a uma consulta.

É importante determinar qual a causa da alergia e confirmar se de facto se trata de uma dermatite alérgica. Consoante o diagnóstico o médico veterinário prescreve o medicamento que é, normalmente, à base de antipruriginosos, como corticoesteróides e anti-histaminicos.

4.

Pele atópica

A dermatite atópica é uma doença inflamatória, em que o sistema imunitário do animal desenvolve uma reacção exagerada quando entra em contacto com determinadas substâncias. Os cães que sofrem deste problema têm uma pele extremamente sensível e necessitam de vários cuidados com a sua pele.

A pele atópica é uma das causas de prurido nos cães, sendo por vezes este o único sintoma.

5.

Fungos

Prurido nos cães: cão com queda de pelo

Os fungos na pele, chamados de dermatófitos, podem provocar uma dermatite, ou seja, inflamação da pele. Os sinais de uma dermatite fúngica, ou dermatofitose, caracterizam-se essencialmente por alopécia e queda de pelo, e por norma, os fungos por si só não provocam prurido.

No entanto, quando existem fungos na pele, significa que houve uma quebra na barreira de protecção da pele, o que a torna mais susceptível a outros tipos de infeções, nomeadamente bacterianas, que levam a prurido.

6.

Sarna

Existem vários tipos de sarna nos cães, e nem todas provocam prurido nos cães. A sarna é provocada por ácaros, presentes na pele.

O tipo de sarna mais contagioso e que se caracteriza por um grande prurido nos cães é a sarna sarcóptica. Se houver suspeita de o seu cão ter sarna deve levá-lo de imediato ao médico veterinário e tomar cuidados como o uso de luvas, pois este tipo de sarna também é contagioso para os humanos.

7.

Neoplasias (tumores)

Algumas neoplasias na pele podem provocar prurido nos cães, como no caso de carcinomas. As neoplasias podem surgir como massas ou feridas que alastram e não cicatrizam.

Se suspeitar que o seu melhor amigo pode ter alguma neoplasia, leve-o de imediato ao veterinário. Na maioria dos casos, quanto mais cedo for detetado o tumor, maior a probabilidade de haver recuperação.

Tratamento de prurido nos cães

O mais importante para se conseguir tratar o prurido do cão é perceber a causa. Assim, se o seu cão se coça é imprescindível que o leve a uma consulta ao médico veterinário.

Os medicamentos antipruriginosos que o médico veterinário normalmente prescreve são à base de corticosteróides ou anti-histamínicos.

Fontes

  1. MSD Veterinary Manual – Pruritus in Animals (Itching). Disponível em: https://www.msdvetmanual.com/integumentary-system/integumentary-system-introduction/pruritus-in-animals
  2. Approach to the Pruritic Dog – World Small Animal Veterinary Association World Congress Proceedings, 2013 – Mike Shipstone, BVSc, FANZCVS, DACVD – Dermatology for Animals, Stafford Heights, QLD; School of Veterinary Science, University of Queensland, QLD, Australia. Disponível em: https://www.vin.com/apputil/content/defaultadv1.aspx?pId=11372&catId=35295&id=5709830
Veja também