Isabel Coimbra
Isabel Coimbra
02 Jun, 2015 - 11:18

6 Propriedades do chocolate que desconhecia

Isabel Coimbra

Natural da América central, o chocolate é hoje  universal. Apreciado pelo seu sabor o chocolate tem também propriedades benéficas para o organismo.  

6 Propriedades do chocolate que desconhecia
O artigo continua após o anúncio

O chocolate é doce, é rico, é delicioso e é mesmo irresistível. São facilmente conhecidas as suas propriedades energéticas, os seus benefícios para a memória, a sensação de felicidade e até a sua ajuda na cura de depressões, mas o chocolate tem muitas propriedades que provavelmente desconhecia. 

Os benefícios do chocolate estão associados sobretudo às propriedades do cacau pelo que o chocolate negro tem maiores vantagens quando comparado com o chocolate de leite ou o chocolate branco. Acresce ainda que, os chocolates brancos e de leite, têm maior quantidade de açúcar e de gordura. Prefira o chocolate negro e amargo em detrimento das restantes opções. 
Apesar de todos os seus benefícios o chocolate deve ser consumido com moderação, pois para além da quantidade de açúcar, em determinadas pessoas, pode causar dependência, insónias, nervosismo e muito raramente reações alérgicas. 

6 Benefícios do chocolate

 

1. Ajuda a controlar os níveis de colesterol

Estudos recentes parecem confirmar uma relação direta entre o consumo de cacau e a redução dos níveis do colesterol mau, LDL, e o aumento, neste caso menos significativo, no colesterol bom, HDL. 

2. Previne problemas cardiovasculares 

O chocolate diminui a propensão de coagulação de plaquetas e de obstrução das artérias contribuindo para a melhoria do fluxo arterial e, consequentemente, reduz os riscos de complicações cardiovasculares

3. Combate a tosse persistente 

Estudos realizados no Imperial College, no Reino Unido, comprovaram o efeito benéfico do cacau, através da teobromina presente na sua constituição, no combate à tosse persistente. 

4. Previne a hipertensão na gravidez 

O consumo de chocolate, durante a gravidez, pode ajudar a reduzir o risco de hipertensão. Este efeito é atribuído à teobromina que se encontra principalmente nos chocolates amargos, ou seja, com maior percentagem de cacau. 

5. Contém vitaminas e minerais 

O chocolate tem na sua constituição vitaminas, em especial do grupo B, assim como um conjunto importante de minerais, entre os quais: cálcio, ferro, magnésio, manganês e potássio. 

6. Previne o cancro 

O chocolate tem grandes quantidades de flavanóides, os antioxidantes que são fundamentais na defesa do organismo, inclusive no combate a certos tipos de cancro e no retardamento dos sinais de envelhecimento. 
Apesar de todos os benefícios, o chocolate deve ser consumido com moderação. Não vá além de uma tablete pequena de chocolate por semana. Como também já referimos, para tirar partido de todos os benefícios, deve privilegiar o consumo de chocolate negro, amargo, com maior concentração de cacau.

 


Veja também: