Mónica Carvalho
Mónica Carvalho
28 Nov, 2019 - 11:33

DGS lança Plataforma da Mortalidade com os números e as causas de morte em Portugal

Mónica Carvalho

Direção-Geral da Saúde lança nova Plataforma da Mortalidade, onde é possível verificar as causas de morte em Portugal.

DGS lança Plataforma da Mortalidade com os números e as causas de morte em Portugal
O artigo continua após o anúncio

A Direção-Geral da Saúde (DGS) lançou a Plataforma da Mortalidade, onde é possível consultar informação sobre os óbitos em Portugal.

Com esta plataforma, passa a ser possível cruzar vários indicadores e obter, por exemplo, as causas específicas de morte, a taxa de prevalência em todas as faixas etárias, bem como a respetiva evolução temporal.

plataforma da mortalidade medico com paciente

A Plataforma da Mortalidade integra dados do Instituto Nacional de Estatística e do sistema de informação dos certificados de óbito – SICO, dando assim respostas a perguntas como: “do que se morre mais em Portugal” ou “em que região do país há mais mortes” ou “qual a esperança média de vida de acordo com determinadas patologias clínicas”.

A DGS está ainda a preparar as Plataformas do Plano Nacional de Saúde (PNS), Programa Nacional das Doenças Respiratórias, Transmissíveis, Cardiovasculares, da Diabetes, Saúde Mental, e mais. O objetivo desta aposta na disseminação da informação é responder “à maior parte das necessidades de informação e constitua uma contribuição válida para a literacia em saúde.”

Veja também:

Fontes

1. Direção-Geral da Saúde. Disponível em: https://www.dgs.pt/
2. Portal da Mortalidade. Disponível em: https://app.powerbi.com/