Farmacêutica Cátia Rocha
Farmacêutica Cátia Rocha
27 Abr, 2020 - 08:45

5 cuidados essenciais para tratar de uma pele oleosa

Farmacêutica Cátia Rocha

A pele oleosa é comum, sobretudo no rosto e no couro cabeludo. Resulta da atividade excessiva das glândulas sebáceas e convém ter alguns cuidados. Saiba quais.

Mulher a fazer limpeza de pele oleosa

A pele oleosa caracteriza-se pela atividade excessiva das glândulas sebáceas que produzem quantidades desnecessárias de sebo, propícias à formação de imperfeições cutâneas.

Este é um tipo de pele que se caracteriza pelo excesso de oleosidade e, consequentemente, brilho, especialmente na ‘’zona T’’ (testa, nariz e queixo). É uma pele mais espessa e irregular ao toque, cujos poros são dilatados e visíveis. A pele oleosa não é necessariamente uma pele com acne, mas o excesso de oleosidade é uma condição necessária ao seu desenvolvimento.

QUAIS OS CUIDADOS ESSENCIAIS PARA TRATAR A PELE OLEOSA?

1.

Limpar bem a pele com um produto suave, específico para pele oleosa

Pele oleosa: mulher a lavar face com água

A pele reage sempre ao inverso do que é desejado: quanto mais vigorosamente se tenta retirar o sebo, mais a pele produz para o substituir.

Assim, é importante a utilização de produtos especialmente concebidos para a pele oleosa, sem serem demasiado agressivos. O ideal é a água micelar para uma limpeza com algodão, ou gel para uma limpeza com enxaguamento com água.

Essencial é não esquecer a limpeza noturna, tenha ou não maquilhagem para retirar, pois retira as impurezas acumuladas ao longo do dia, bem como a limpeza de manhã. Ambas devem ser feitas com suavidade.

2.

Hidratar a pele diariamente

Importa não deixar de hidratar a pele oleosa, mas com produtos adaptados. Se, sem hidratação, a pele seca fica mais seca, a pele oleosa, da mesma forma, produz ainda mais óleo para combater a desidratação.

No entanto, não deverá ser usado um creme hidratante qualquer para não exacerbar o nível de oleosidade. Se for usado um hidratante que não seja oil-free, ou seja, sem componente oleosa, esse creme provavelmente irá agravar o estado da pele.

Devem então ser selecionados produtos hidratantes com ação matificante. Na pele oleosa funcionam bem as loções, os séruns e os produtos em gel.

3.

Aplicar produtos específicos para pele oleosa e maquilhagem não comedogénica

Pele oleosa: mulher a aplicar base no rosto

A maquilhagem é uma dor de cabeça para quem tem a pele oleosa, uma vez que não é fácil mantê-la intacta durante muito tempo. O truque passa por escolher produtos que consigam manter-se fixos na pele.

A escolha do cosmético é essencial para manter a pele limpa e livre de oleosidade. Existem muitos produtos: designados como oil-free (sem óleo), anti-shine (anti-brilho), reguladores da oleosidade e, também, toalhitas ou absorventes de oleosidade que ajudam a solucionar o problema pelo menos durante algumas horas. Também existem os pós fixadores e os primers, que fixam a maquilhagem deixando a pele sem brilho.

A escolha da base também deve ser realizada com aconselhamento apropriado, pois esta deve ter uma textura adaptada à pele oleosa, sem ser demasiado oclusiva, obstruindo os poros.

4.

Proteger a pele do sol

O protetor solar é essencial na rotina diária de todos os tipos de pele, sem exceção para a pele oleosa. Neste tipo de pele apenas é essencial optar por um produto com textura adaptada e com efeito toque seco.

Aliás, este tipo de creme irá ajudar a controlar a oleosidade que inevitavelmente surge da exposição solar, proporcionando até um melhor aspeto geral à pele. Os protetores solar em gel-creme são, habitualmente os mais agradáveis.

5.

Fazer esfoliação e utilizar máscaras purificantes e detox

Mulher com pele oleosa a fazer esfoliação de rosto

O excesso de sebo produzido pela pele oleosa mantém as células mortas na superfície da pele, resultando em acne, pontos negros e poros obstruídos.

Embora a esfoliação seja obrigatória, nas peles oleosas torna-se ainda mais imperativa para renovar a epiderme. Tem é de escolher esfoliantes específicos (os melhores são à base de ácido salicílico) que não sejam demasiado agressivos e máscaras purificantes que mantenham a pele limpa.

Veja também

A não esquecer

A informação disponibilizada no Vida Ativa não substitui o diagnóstico, tratamento ou acompanhamento por um profissional de saúde ou do exercício físico. Os conteúdos do Vida Ativa são de carácter meramente informativo e estão em constante atualização. Caso queira reportar algum erro ou melhoria, por favor contacte-nos através do e-mail: sugestõ[email protected]