Mafalda Braga
Mafalda Braga
20 Mar, 2019 - 12:00

Pastor de Shetland: tudo o que precisa de saber sobre esta raça

Mafalda Braga

Carinhosamente chamado de Sheltie, o Pastor de Shetland está no top 10 das raças mais inteligentes do mundo, embora pareça uma versão mini do Collie.

pastor de shetland

Devido à sua aparência, o Pastor de Shetland é, muitas vezes, considerado uma miniatura do Collie de pelo longo. Afinal, a história dos dois está intimamente ligada. Embora semelhantes em algumas coisas, incluindo a inteligência, também registam diferenças importantes entre si.

A nível físico, o tamanho é a característica que mais os diferencia, além de que, ao contrário da raça Collie, o Pastor de Shetland apresenta sempre o pelo comprido. Quanto ao temperamento, o Sheltie é mais ativo e mais dependente do dono, mais arredio com estranhos e mais barulhento.

Características gerais do PASTOR DE SHETLAND

grupoGrupo: Grupo 1 – Cães de Pastor e Boieiros (exceto Boieiros Suíços)
Finalidade: cão pastor
Ambiente ideal: casa ou apartamento com espaço exterior
origemPaís de Origem: Reino Unido (Ilhas Shetland)
portePorte: pequeno
Altura: de 34cm a 40cm
pesoPeso ideal: de 5kg a 10kg
corCor: areia (claro ou sombreado); azul melro (azul claro prateado com manchas pretas); branco e preto; branco e cor de fogo; preto, fogo e branco (tricolor)
lifeEsperança Média de Vida: entre 12 a 14 anos
preçoPreço médio: de 480€ a 970€

Características específicas do PASTOR DE SHETLAND

Um pouco reservado com estranhos, mas nunca agressivo, pode ser barulhento se se mostrar desconfiado, o que o torna também um bom cão de alarme. No entanto, a tendência para ladrar por tudo e por nada deve ser controlada desde cachorro.

Tem uma grande capacidade de adaptação a ambientes e estilos de vida variados, pois, desde que esteja na companhia do dono, nada mais importa.

Ágil e gracioso, o Pastor de Shetland costuma ser uma das raças favoritas para competições de Agility, provas de obediência e flyball, já que é facilmente treinável e bastante enérgico.

rating 4Energia
rating 5Inteligência
rating 3Tolerância ao frio
rating 3Tolerância ao calor
rating 2Cuidados de higiene
rating 4Queda de pelo
rating 3Tendência para problemas de saúde
rating 5Facilidade de aprendizagem
rating 4Socialização com crianças
rating 3Socialização com estranhos
rating 4Socialização com cães
rating 4Socialização com gatos

Fases da vida do PASTOR DE SHETLAND

fase-bébéfase-adultofase-idoso
BébéAdultoIdoso
0 – 12 meses12 meses – 12 anos12 – 14 anos

Físico do PASTOR DE SHETLAND

pastor de shetland no jardim

O Pastor de Shetland apresenta uma pelagem superior longa, com textura dura, e um subpelo macio e curto. Possui uma juba e gola abundante, mais evidente nos machos, que lhe confere um ar majestoso.

Os olhos deste cão são amendoados e de cor escura, exceto nos exemplares de cor melro, que podem ser azuis ou manchados de azul. O corpo é ligeiramente mais longo que alto, os membros de ossatura forte e a cabeça triangular e alongada.

Temperamento do PASTOR DE SHETLAND

Afetuoso, amigável e gentil, este cão é muito devotado à família e tem tendência para procurar os donos constantemente, sendo uma óptima companhia para crianças, embora possa mordiscar os calcanhares durante as brincadeiras.

Extremamente inteligente, o Pastor de Shetland aprende com muita rapidez e não mede esforços para agradar aos seus donos. Por causa disso, é bastante enérgico e adora ser desafiado, pelo que precisa de ser exercitado física e psicologicamente, ou poderá tornar-se nervoso e destrutivo.

Problemas de Saúde do PASTOR DE SHETLAND


Ossos
Displasia coxo-femoral e do cotovelo
OlhosCEA (Collie Eye Anomaly) – desenvolvimento inadequado dos olhos que pode provocar cegueira; Atrofia progressiva da retina
Pele e MúsculosDermatomiosite
SangueDoença de Von Willebrand

Cuidados a ter com o PASTOR DE SHETLAND

Pelo e PeleDeve ser escovado a cada dois dias com uma escova de pinos para remover os nós. Deve tomar banho o mínimo de vezes possível, visto que a humidade no pelo pode causar problemas de pele. O banho a seco é uma boa opção
DentesDevem ser escovados duas vezes por semana

Origem do PASTOR DE SHETLAND

Tal como o nome indica, este cão é oriundo das ilhas Shetland, descendendo dos pastores da Escócia, que também são os antepassados dos Collie. Aliás, muitos acreditam que o Pastor de Shetland resulte do cruzamento entre esta raça e outras mais pequenas, adequando-se melhor ao pastoreio de gado menor, como ovelhas e galinhas.

No início do século XX, era apresentado como Shetland Collie mas isso suscitou alguma polémica junto dos criadores de Collies. A designação que hoje conhecemos só lhe foi atribuída em 1914.

Curiosidades sobre o PASTOR DE SHETLAND

No livro A Inteligência dos Cães, de Stanley Coren, o Pastor de Shetland ocupa a 6ª posição entre as raças caninas mais inteligentes. A maioria dos cães desta raça compreende comandos simples em apenas 5 repetições, obedecendo à primeira em cerca de 95% dos casos, geralmente alguns segundos depois da ordem.

Conheça mais raças de cães: