Mónica Carvalho
Mónica Carvalho
06 Out, 2020 - 17:13

Norte está sem rastreios do cancro da mama desde o início do ano

Mónica Carvalho

Um pouco por todo o mundo, este é o mês dedicado ao cancro da mama. Porém, em Portugal, o cenário é de preocupação.

Família a segurar laço rosa da prevenção do cancro da mama

“Outubro rosa” é um movimento mundial que nasceu na década de 90 e que visa sensibilizar para a prevenção e diagnóstico precoce e apoiar a investigação na área do cancro da mama.

Todavia, esta data traz grandes preocupações para Portugal: a Liga Portuguesa Contra o Cancro – Núcleo Regional do Norte prestava o serviço de rastreio em parceria com a ARS Norte. Porém, desde o início do ano que o rastreio do cancro da mama da região Norte está parado devido à não renovação do contrato.

A Liga estipula que tenham ficado por realizar cerca de 110 mil rastreios, porque falta a assinatura de um protocolo com a Administração Regional de Saúde do Norte para reiniciar o processo.

​Em 2018, registaram-se cerca de 2,1 milhões de novos casos e mais de 625.000 mortes por cancro de mama em todo o mundo. Em Portugal, no mesmo ano, foram identificados mais de 6.900 novos casos e cerca de 1.800 mortes por cancro da mama.

A Liga Contra o Cancro, em representação da EUROPA DONNA (Coligação Europeia Contra o Cancro da Mama) e através do Movimento “Vencer e Viver”, abraça o “Outubro rosa” com a finalidade de “consciencializar para a prevenção e diagnóstico precoce do cancro da mama, nomeadamente através do Rastreio, e divulgar informação e formas de apoio à mulher e família a quem foi diagnosticado um cancro da mama.”

Neste âmbito, destacam-se duas datas importantes: 15 de outubro, assinala-se o Dia da Saúde da Mama (Breast Health Day); e 30 de outubro destaca-se o Dia Nacional de Prevenção do Cancro da Mama.

Fontes

  1. Liga Portuguesa Contra o Cancro – “Outubro Rosa (mês de prevenção do cancro da mama)”. Disponível em: https://www.ligacontracancro.pt/outubrorosa/
  2. Liga Portuguesa Contra o Cancro – “Rastreio do Cancro da Mama no Norte parado há 9 meses”. Disponível em: https://www.ligacontracancro.pt/noticias/detalhe/url/rastreio-do-cancro-da-mama-no-norte-parado-ha-9-meses/
Veja também