Preocupada com a menstruação atrasada, mas sabe que não está grávida? A falta de menstruação ou menstruação tardia acontecem por muitas outras razões que não a gravidez. As causas comuns podem variar desde desequilíbrios hormonais a condições médicas graves.
Há doi momentos na vida de uma mulher em que uma menstruação irregular é normal: no início da menstruação (menarca) e no final (menopausa).
A maioria das mulheres que não atingiram a menopausa geralmente têm a menstruação a cada 28 dias. No entanto, um ciclo menstrual saudável pode variar de 21 a 35 dias. Portanto, quando não se verifica o cumprimento destes intervalos, é importante explorar a causa associada à menstruação atrasada.
9 CAUSAS DE MENSTRUAÇÃO ATRASADA
Quando estamos perante uma menstruação atrasada, o mais fácil é supor que estamos perante uma gravidez. Este facto pode gerar um de dois sentimentos: excitação caso esteja a tentar engravidar e decepção ou até medo, caso não esteja.
O facto é que, embora a maioria das mulheres pense automaticamente em gravidez, esta pode ser apenas uma de outras possibilidades.
Vejamos o resumo das 9 razões mais comuns para a menstruação atrasada.
1. GRAVIDEZ

Tensão mamária, atraso do período menstrual e enjoos matinais, são fortes indicadores de uma gravidez. São sinais que podem variar de mulher para mulher, contudo, existem alguns comportamentos que reforçam as suspeitas, por exemplo a não utilização de qualquer tipo de método contracetivo durante uma vida sexual ativa.
Assim, surge a necessidade de uma rápida confirmação para acalmar a crescente ansiedade que se pode fazer sentir.
Nestes momentos, os testes de gravidez funcionam como solução para satisfazer tal curiosidade.
2. STRESS

O stress é constantemente associado a vários efeitos colaterais desagradáveis, como dores de cabeça, aumento de peso e acne e, também, pode afetar o ciclo menstrual.
O stress físico e emocional afeta a produção hormonal e, consequentemente, o sistema reprodutivo.
3. EXCESSO DE PESO

O peso e gordura corporais podem também afetar o ciclo menstrual e, consequentemente, provocar atraso na menstruação. Isto porque afeta o hipotálamo, que regula vários processos no nosso organismo, incluindo o ciclo menstrual.
4. EXCESSO DE EXERCÍCIO FÍSICO

Praticar exercício físico excessivamente, sem ingerir calorias suficientes, pode causar interrupções na menstruação. Alguns sinais de que poderá estar a exagerar incluem perda de peso extrema ou rápida ou diminuição do desempenho físico.
Aliás, algumas mulheres, como bailarinas, ginastas e atletas profissionais – correm maior risco de amenorreia (falta de menstruação durante três ou mais meses seguidos).
5. MUDANÇA DE ROTINAS

Mudanças de horários, por exemplo, trabalhar no turno da noite ou viajar para um país com grande diferença horária pode alterar a regulação hormonal.
6. PRIMEIRAS MENSTRUAÇÕES

As próximas menstruações depois da menarca (primeira menstruação) têm tendência a serem atrasadas. O sistema reprodutor feminino pode demorar até 5 anos até se adaptar e normalizar o ciclo menstrual.
7. AMAMENTAÇÃO

A prolactina, hormona responsável pela produção de leite materno, também suprime a ovulação. Assim, pode ser esta uma causa da menstruação atrasada. Por norma a menstruação regressa 6 a 8 semanas após deixar de amamentar.
8. MEDICAMENTOS

A contraceção de emergência, ou a vulgar “pílula do dia seguinte“, também pode afetar a ovulação, causando um atraso na menstruação ou mesmo a falta dela nesse ciclo.
Alguns outros medicamentos que podem afetar a regularidade do ciclo menstrual são os antidepressivos, alguns antipsicóticos, corticosteroides e quimioterápicos.
9. MENOPAUSA

Além da própria menopausa, algumas mulheres podem sofrer com a menopausa precoce a partir dos 35 anos e a menstruação atrasada costuma ser um dos principais fatores.
A idade média da menopausa é de 51 anos. No entanto, ocorre frequentemente a perimenopausa entre 2 a 8 anos antes da menopausa. Neste período, o organismo da mulher produz gradualmente menos estrogénios. Este decréscimo causa alterações no ciclo menstrual com comuns menstruações atrasadas e menos abundantes.