Drª Patricia Azevedo | Médica Veterinária
Drª Patricia Azevedo | Médica Veterinária
16 Mar, 2020 - 06:15

Médico veterinário ao domicílio: quais as vantagens deste serviço?

Drª Patricia Azevedo | Médica Veterinária
Patrocinado por:

Chamar um médico veterinário ao domicílio é um serviço cada vez mais requisitado e que tem várias vantagens, tanto para o tutor como para o animal. Saiba porquê.

Veterinário ao domicílio para tratar de cão

Em várias situações pensar em ter que levar o seu cão ou gato ao médico veterinário pode ser uma verdadeira dor de cabeça. Assim, a opção de haver um médico veterinário ao domicílio pode ser muito atrativa.

Médico veterinário ao domicílio: Em que casos pode requisitar este serviço?

Veterinário ao domicílio a tratar de gato

Muitas clínicas disponibilizam agora este serviço, através do pagamento de um “extra”, outras até oferecem este tipo de serviço até a um determinado raio de quilómetros. Também existem médicos veterinários que não dispõem de clínica e dedicam-se em exclusivo a prestar o serviço ao domicílio.

A adesão de planos de saúde animal também pode ter como vantagens a possibilidade de chamar um médico veterinário ao domicílio. É o caso da Vetecare, que dispõe de uma vasta rede de parceiros que podem facilmente assistir o seu animal de estimação em casa.

O melhor é sempre questionar o seu médico veterinário habitual acerca da possibilidade deste serviço, se o preferir.

O seu animal não gosta de sair de casa

Muitos animais, especialmente gatos, não gostam de sair do seu espaço. Os cães, quando habituados podem até gostar de andar de carro e passear, mas ainda assim, alguns cães também preferem manterem-se no seu ambiente.

Se o seu animal não gosta de sair de casa, e tem a possibilidade de um médico veterinário ao domicílio, é preferível este tipo de serviço, sendo que é muito mais cómodo.

O animal entra em stress no consultório

Tanto os cães como os gatos interpretam o médico veterinário como algo negativo, e uma ida à clínica pode ser muito stressante.

Muitas vezes, cães e gatos que são dóceis em casa, tornam-se muito agressivos tentando morder e arranhar os tutores e o staff da clínica, sendo que por vezes é muito mais difícil (e por vezes impossível) conseguir concretizar o serviço.

O stress, principalmente em gatos, pode ser muito prejudicial e levar a sérios problemas de saúde, pelo que tentar minimizar o stress nos felinos é fundamental, e o serviço de médico veterinário ao domicílio pode desempenhar um papel crucial na diminuição do stress em consultas.

Algumas clínicas têm também o cuidado de ter instalações adequadas para os gatos e com condições de minimizar o stress, as denominadas “cat friendly clinics”. Ainda assim, é preferível que a deslocação do gato à clínica seja feita com pouca frequência – e em situações em que não é possível tratar o problema com uma consulta ao domicílio.

Existe também medicação, tanto em cães como em gatos, que podem ser administrados previamente à consulta, quer presencial no consultório quer ao domicílio. No entanto, deve sempre informar-se com o seu médico veterinário acerca da possibilidade de administrar estes medicamentos que só podem ser administrados com prescrição médico-veterinária.

O animal é difícil de transportar

Alguns animais podem ser difíceis de transportar, por exemplo cães de grande porte, ou gatos stressados. Podem vomitar, urinar ou defecar no interior do carro.

Nestes casos, o médico veterinário ao domicílio é sempre preferível nestes casos.

O tutor não tem transporte

Caso o tutor não tenha transporte próprio, e como é difícil transportar animais em transportes públicos ou outros (como táxis e uber), o serviço de médico ao domicílio pode ser algo interessante.

O tutor tem pouco tempo ou horários difíceis

Se o tutor tem horários difíceis ou pouco tempo disponível para levar o seu cão ao gato a uma consulta pode ser preferível chamar um médico veterinário ao domicílio tendo em conta o tempo que consegue poupar em viagens e trânsito.

Médico veterinário ao domicílio: Que tipo de procedimentos é possível fazer em casa?

Veterinária ao domicílio a dar medicamento a cão

Em casa é possível que sejam feitos procedimentos de rotina, que incluem consultas, vacinas, desparasitações e até análises clínicas.

Vacinas

As vacinações, por norma, podem ser feitas em casa do animal. É um procedimento bastante rápido e facilmente executado pelo médico veterinário.

Desparasitações

As desparasitações internas e externas também podem ser realizadas em casa, pelo que se precisa de desparasitar o seu cão ou gato pode optar por um médico veterinário ao domicílio.

As desparasitações, se forem administradas em comprimidos, pipetas ou coleiras, também podem ser administradas pelos próprios tutores em casa, sem necessidade de ser o médico veterinário a fazer a administração. No entanto, o produto deve ser sempre o recomendado por um médico veterinário.

Consultas

Por norma, a maioria das consultas de clínica geral podem ser feitas também em casa, pelo menos uma primeira abordagem. Se o médico veterinário considerar que é necessário realizar algum exame complementar ou não estiverem reunidas condições para realizar todos os procedimentos pode optar por pedir aos tutores uma consulta na clínica.

Análises

Também é possível, especialmente se o animal for cooperante, realizar alguns procedimentos diagnósticos como recolha de sangue ou urina para análises posteriores. No entanto, é sempre o médico veterinário quem decide se as condições para esses procedimentos estão reunidas e podem, de facto, ser realizados em casa.

Caso precise de solicitar um médico ao domicílio, fale com a Vetecare, e conheça ainda as vantagens de aderir ao plano de saúde animal.

O que não se pode fazer em casa?

Apesar de o serviço de médico veterinário ao domicílio ser vantajoso, nem todos os procedimentos podem ser realizados em casa. Em algumas situações é mesmo necessário que o tutor se desloque com o seu animal ao consultório.

Procedimentos cirúrgicos, sedações, alguns tipos de exames ou análises como o caso de ecografias ou radiografias não são possíveis realizar em casa. Também se o animal necessitar de fluidoterapia (soro) ou internamento por qualquer razão é necessário que seja na clínica.

Fontes

  1. Effects of a single preappointment dose of gabapentin on signs of stress in cats during transportation and veterinary examination. Disponível em: https://avmajournals.avma.org/doi/abs/10.2460/javma.251.10.1175
  2. ISFM – Cat Friendly Clinic. What is a Cat Friendly Clinic? Disponível em: https://catfriendlyclinic.org/cat-owners/what-is-a-cat-friendly-clinic/
Veja também