Mónica Carvalho
Mónica Carvalho
26 Fev, 2020 - 17:02

Hospital de Gaia vai ter consulta de Medicina Sexual

Mónica Carvalho

A partir de março, o Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho (CHVNGE) terá uma consulta de Medicina Sexual, envolvendo várias especialidades.

medicina sexual

A necessidade de responder a “muitas dúvidas” que as pessoas manifestam nesta área e acabar com a vergonha que ainda têm em falar do assunto e em lidar com o próprio corpo foram os principais motivos que levaram à criação da consulta de Medicina Sexual, no Hospital de Gaia.

Andrea Quintas, ginecologista certificada como Fellow pelo European Committee for Sexual Medicine, é a responsável por esta nova consulta, que visa abordar a sexualidade enquanto parte integrante e normal do dia-a-dia das pessoas, sendo “essencial” para o seu bem-estar.

“Temos de ser nós, profissionais, a abordar as pessoas. Ainda é tabu para muitas, levando-as a não se queixarem, a não perguntar, a não partilhar os seus problemas”, afirmou a ginecologista.

medicina sexual consulta em hospital

Sendo esta uma área da saúde tão importante como as outras, é, então, primordial que exista um maior conhecimento e informação entre a população e os profissionais. “Há muitas dúvidas e desconhecimento, sobretudo nas camadas mais jovens, sobre fisiologia, anatomia e funcionamento dos seus órgãos sexuais. Há muita desinformação ainda”, afirma a profissional.

A consulta de Medicina Sexual do Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho vai funcionar uma vez por semana, na unidade de Espinho (Rua 37) e vai receber mulheres, homens e casais.

Sendo um projeto multidisciplinar, a consulta vai envolver ginecologistas, urologistas, psicólogos, psiquiatras, sexólogos, assistentes sociais e enfermeiros.