Enfermeira Isabel Silva
Enfermeira Isabel Silva
21 Jul, 2017 - 16:05

7 Linhas de apoio à grávida que precisa conhecer

Enfermeira Isabel Silva

As linhas de apoio à grávida foram pensadas para prestar apoio à saúde e estado emocional da grávida e todo o tipo de informações relacionadas com a gravidez.

7 Linhas de apoio à grávida que precisa conhecer
O artigo continua após o anúncio

Estar grávida não é sinónimo de doença. A gravidez é uma fase em que, mais do que nunca, é preciso ter cuidados com a saúde, seja física ou psicológica da mulher.

Para ajudar no bem-estar da mulher neste estado de graça existem linhas de apoio à grávida, pensadas para prestar apoio a nível da saúde e estado psicológico da mulher e todo o tipo de informações relacionadas com a gravidez.

As linhas de apoio à grávida são essenciais para dar uma resposta rápida às necessidades e dúvidas da mulher grávida, de forma correcta e sem julgamentos.

7 Linhas de apoio à grávida existentes no país

linhas de apoio a gravida

1. SOS Grávida

A linha SOS Grávida faz parte de  uma Instituição Particular de Solidariedade Social, a Ajuda de Mãe, sediada em Lisboa. Esta instituição tem como objectivo apoiar as mulheres grávidas, no respeito pela vida do bebé que vai nascer e para que, com esse apoio, cada mãe possa melhorar a vida da sua família.

Dispõe de atendimento anónimo e confidencial, para esclarecimento de dúvidas sobre gravidez, sexualidade e planeamento familiar.  Funciona como espaço  de partilha de expectativas, experiências, medos e ansiedades.

Em caso de necessidade esta linha faz o encaminhamento para os recursos disponíveis na comunidade.

Esta linha de apoio funciona todos os dias úteis das 10h às 18h.

> Contacto: 808 201 139 / 21 386 20 20

2. Saúde 24

A linha Saúde 24 dá resposta às necessidades de saúde dos cidadãos, e contribui para melhorar a acessibilidade aos serviços e para encaminhar os utentes para os mesmos.

O artigo continua após o anúncio

Esta linha faz aconselhamento e encaminhamento das grávidas em situação de doença e também presta informações sobre questões relacionadas sobre medicação segura na gravidez.

A linha Saúde 24 funciona 24 horas por dia.

> Contacto: 808 24 24 24

3. SOS Adolescentes

Apesar de não fazer oficialmente parte das linhas de apoio à grávida, a linha SOS Adolescentes é uma linha de apoio à adolescência, na qual também prestam apoio a adolescentes grávidas.

Funciona de forma anónima e confidencial, para que as adolescentes nesta situação não se sintam receosas de telefonar.

Qualquer adolescente que se encontre grávida pode entrar em contacto com esta linha para ver esclarecidas as suas dúvidas e ser encaminhada para as entidades necessárias.

> Contacto: 800 202 484

4. Gravidez Não Desejada

Esta linha presta apoio a mulheres com uma gravidez não desejada, escutando com respeito e atenção as suas dúvidas e receios.

O artigo continua após o anúncio

Presta esclarecimentos e informações sobre as opções disponíveis relativamente à gravidez não desejada e, em caso de necessidade, informa sobre as instituições competentes.

> Contacto: 808 202 710

5. Apoio à Vida

Com 20 anos de trabalho no terreno, a linha de Apoio à Vida tem uma equipe com 4 assistentes sociais e três psicólogas e mais de 4.000 mães e famílias acompanhadas.
Atuam em dois Centros de Atendimento (Lisboa e Vila Franca de Xira, em parceria com a Câmara Municipal) que inclui um departamento de Inserção profissional, uma Casa de Acolhimento Temporário e uma Escola de Talentos.
Além disso, dispõem de uma linha gratuita 24 horas, 365 dias por ano para acolher todas as grávidas que precisem de apoio a qualquer nível.

> Contacto: 800 208 090

6. Sexualidade em Linha

A Associação para o Planeamento da Família dispõe da linha Sexualidade em Linha para informação, esclarecimento e encaminhamento de várias situações relativas a Saúde Sexual Reprodutiva: sexualidade, desenvolvimento, relações de namoro, conjugalidade, contracepção, gravidez e gravidez não desejada, violência sexual, infecções sexualmente transmissíveis e orientação sexual.

Esta linha é gratuita, anónima e confidencial e  funciona todos os dias úteis das 11h às 19h e aos sábados das 10h às 17h.

> Contacto: 800 222 003

7. Despedimentos por Gravidez

Cada vez mais surgem casos de mulheres que são despedidas por estarem grávidas e que, por falta de informação, deixam a situação cair no esquecimento.

Dentro das linhas de apoio à grávida existentes, a linha Despedimentos por Gravidez é a menos conhecida. Esta linha presta informações legais e aconselhamento jurídico sobre despedimento de mulheres grávidas. Em caso de necessidade faz o encaminhamento da situação para as entidades responsáveis.

O artigo continua após o anúncio

> Contacto: 217 964 027

Veja também: