Share the post "SOS-Criança: Linha de apoio à criança, um serviço para os mais novos"
A linha de apoio à criança tem como objetivo dar apoio à criança em Portugal, principalmente à criança em risco, maltratada e/ ou abusada sexualmente, desaparecida, desintegrada na escola, com conflitos com os pais, que se sente rejeitada ou tem ideação suicida, procurando encontrar soluções para estas situações/problemas.
Esta linha conta com vários serviços e objetivos. Fique a saber quem pode contactar este serviço e em que medida pode ajudar a sua criança e família.
Linha de Apoio à Criança: todas as informações

1. Como contactar o SOS-Criança?
Caso a criança precise de alguma informação, proteção ou apenas conversar, poderá contactar o serviço através dos seguintes meios:
- número de telefone: 116 111
- e-mail: [email protected]
- chat
Em caso da criança estar perdida, em fuga, desaparecida ou em caso de rapto, a criança ou familiar relacionado com a criança poderá ligar diretamente para o 116 000. Neste caso, durante o período noturno, fins de semanas e feriados, as chamadas serão diretamente encaminhadas para a Polícia Judiciária.
2. O SOS-Criança é um serviço pago?
Não. Este serviço é totalmente gratuito e confidencial, de forma que a criança ou relativos possam ligar sem receios.
3. Quando posso contactar o SOS-criança?
O horário de atendimento desta linha é de 2ª feira a 6ª feira, das 9h às 19h. No entanto, como referido anteriormente, em caso de perigo da criança, chamadas efetuadas durante o período noturno, aos fins de semana e feriados são encaminhadas para a Polícia Judiciária.
4. Quem pode ligar para o SOS-criança?
Este serviço, de âmbito nacional, tem como público-alvo:
- Crianças e jovens até aos 18 anos;
- Famílias das crianças e jovens;
- Profissionais que trabalham na área;
- Cidadãos com preocupações neste âmbito.
5. Quais são os objetivos deste serviço?
A linha de apoio à criança pretende ser um serviço de pretensão, disposto a ajudar todas as crianças e jovens que mais necessitam.
Tem, como principais objetivos:
- Promover e defender os direitos da criança:
- Ouvir e dar voz à criança e ao jovem;
- Apoiar a criança e a família;
- Promover a integração social da criança e da família;
- Combater as situações de desaparecimento, rapto e abuso sexual de crianças;
- Garantir à criança o direito à palavra, proteção em situação de risco ou mau trato, quando privada de afeição, isolada, abandonada, ameaçada de agressão física ou sexual, negligenciada ou obrigada a trabalhar prematuramente.
6. Em que medida são dados os apoios?
A linha de apoio à criança pretende que, a partir da criação de uma relação baseada na compreensão e humanização, se incremente a auto-confiança e auto-estima, estimulando as capacidades de reação do utente e mobilizando-o a mudar a sua situação.
Através do acompanhamento junto das entidades competentes, visa-se aferir o ponto da situação em que a criança se encontra, promovendo um trabalho de parceria multidisciplinar.
Pretende-se, ainda, mediar os problemas e estabelecer pontos de diálogo entre pessoas e instituição, no sentido de potencial a eficácia das respostas.
7. Por quem é constituída a equipa?
O serviço dispõe de uma equipa técnica, constituída por:
- Psicólogos;
- Assistentes sociais;
- Educadores de infância;
- Mediadores escolares;
- Juristas.
>> Descarregue aqui o panfleto SOS-Criança para todas as informações sempre à mão!