Nutricionista Ana Neto
Nutricionista Ana Neto
23 Set, 2016 - 11:27

Iogurte integral: o que é?

Nutricionista Ana Neto

A palavra "integral" é frequentemente associada a alimentos saudáveis – contudo, será que esse é o caso do iogurte integral? 

Iogurte integral: o que é?
O iogurte é um produto coagulado que deriva do leite, após este sofrer fermentação láctea por parte das Lactobacillus delbrueckii subsp. bulgaricus e do Streptococcus thermophilus sobre o leite e produtos lácteos, devendo a flora específica estar viva e abundante no produto final.

Existem vários tipos de iogurte e parece haver uma procura crescente sobre o iogurte integral.

Contudo, e por o termo integral ser frequentemente associado a algo “saudável” e/ou aconselhável, importa esclarecer de que se tratam, efetivamente, estes iogurtes. ´


Classificação dos iogurtes por: consistência, matéria gorda e composição

Neste sentido, a expressão “iogurte integral” pode ser aplicada quando estamos a classificar o iogurte quanto ao seu teor de matéria gorda. 
 

1. Iogurte integral/gordo 

Não há nenhuma alteração na quantidade de gordura original do leite.
 
 


2. Iogurte semi desnatado/meio gordo  

Há uma diminuição significativa da gordura quantidade de gordura.
 
 


3. Iogurte desnatado/magro

O leite é desnatado, antes de inoculado.
 
Deste modo, verifica-se que o termo iogurte integral se refere à quantidade de gordura do iogurte – e que, especificamente, se trata do iogurte gordo. A expressão “iogurte integral” é utilizada essencialmente no Brasil pelo que em Portugal não é um termo muito conhecido.

Assim, torna-se importante reiterar a diferença entre iogurte integral (como acima mencionado) e iogurte enriquecido.

A este último são adicionados aditivos alimentares, como por exemplo vitaminas, minerais ou fibra de modo a que possam contribuir para a manutenção da saúde e redução do risco de patologias.
 

Devo consumir iogurte gordo/iogurte integral?

devo ingerir iogurte integral

O iogurte gordo (ou iogurte integral) tem um teor de mínimo de gordura de 3,5 %. Note que a gordura presente nos iogurtes é essencialmente gordura saturada, pelo que dificilmente o seu consumo trará qualquer tipo e benefícios.

Assim sendo, e considerando que todos os parâmetros nutricionais do iogurte (nomeadamente o teor proteico e o teor vitamínico e de minerais) permanecem praticamente intactos nas versões meio gordo e magro, deve optar por estas duas últimas em detrimento do iogurte gordo (ou iogurte integral).
 

Em suma…

… O iogurte integral é um alimento nutricionalmente denso e com inúmeros possíveis benefícios para a saúde.

Contudo, se optar por o iogurte meio gordo ou magro vai conseguir usufruir destes com a vantagem de estar a consumir menos calorias e menos gordura saturada.


Veja também:

Artigos Relacionados