Catarina Milheiro
Catarina Milheiro
10 Mai, 2023 - 13:01

Filhos nascidos a partir de 2010? Descubra a geração Alpha

Catarina Milheiro

A geração Alpha vai liderar um mundo totalmente digital sem qualquer dificuldade tecnológica. Saiba quem são, o que muda e do que gostam.

A geração Alpha são todos os, ainda nossos miúdos, que nasceram a partir de 2010. Sabia que, entre as suas principais características, está o facto de ser considerada a primeira grande geração de nativos digitais?

Eles já cresceram – e crescem – num ambiente altamente tecnológico, com fácil acesso à internet e estímulos constantes. Consegue imaginar o impacto disto no desenvolvimento dessas crianças?

Quando refletimos sobre as gerações mais novas, pensamos nas suas características, naquilo que as difere da geração anterior, não é assim? Esta população se distingue por ser bastante ágil, ecológica, curiosa, gentil, ansiosa, impaciente, tecnológica, empreendedora e resiliente.

Viu o seu filho em algumas destas características? No fundo, estas são apenas algumas das que nos auxiliam a entender um pouco melhor a geração em si.

O que é a geração Alpha?

Nada mais, nada menos do que a geração atual. É verdade, a geração Alpha (também conhecida por Gen A) é o termo designado para descrever as pessoas nascidas entre 2010 e 2025.

O nome foi atribuído por Mark McCrindle, um sociólogo australiano, num relatório sobre o assunto realizado em 2008. Além disto, saiba que a geração Alpha está normalmente relacionada com a geração Y (os millennials) e claro, com a geração Z (nascidos entre 1990 e 2010).

Tal acontece porque a maioria das crianças ou jovens pré-adolescentes tem pais da geração Y e por vezes são chamados de “mini geração de millennials”.

Apesar de, nos dias de hoje, ainda miúdos, a verdade é que geração Alpha já representa uma força significativa na economia mundial e tem tendência para ter hábitos de consumo muito diferentes dos padrões atuais. Sim, ela vai mudar o mundo!

Ora, isto significa que as marcas necessitam de se preparar para conseguirem dar resposta às necessidades exigentes deste novo público – que parece querer tudo rápido e de forma eficaz.

Para que seja possível conseguir atender às necessidades desta nova geração, há que compreender as suas características. Fique connosco e saiba tudo.

Uma geração altamente tecnológica

Todos aqueles que fazem parte da geração Alpha confiam bastante na tecnologia como uma forma de os ajudar a descobrir o mundo. No entanto, isso faz com que não sejam tão dependentes do contacto físico com os seus familiares e amigos como acontece nas gerações anteriores.

Conforme temos vindo a notar, à medida que a tecnologia se desenvolve e a inteligência artificial vai ganhando terreno, surgem novos métodos de comunicação entre humanos e máquinas. E é precisamente aqui que se insere a geração Alpha – a preencher as lacunas do digital.

De facto, a maioria das crianças nascidas a partir de 2010, tem acesso bastante cedo a um telemóvel ou tablet. Quer seja porque os pais os deixam jogar ou até visualizar alguns vídeos no Youtube, porque pretendem socializar com os colegas da escola ou até mesmo devido ao uso feito pelos adultos que os rodeiam diariamente.

A verdade é que aprendem muito mais rápido a desbloquear um telemóvel ou a passar uma publicidade à frente do que alguém com 30, 40 ou 50 anos. de facto, a geração Alpha é 100% digital de uma forma quase natural.

As 6 principais características da geração Alpha

1.

Independentes

Ao contrário da geração Z, os membros da Alpha são bastante independentes quando o assunto é tomarem as suas próprias decisões e gerirem as suas identidades digitais.

Afinal, são vários os que optam por criar mais do que um perfil nas redes sociais (sendo que um é apenas para o círculo de amigos mais próximo e outro um perfil aberto e com conteúdos selecionados a dedo).

Para além disto, saiba que esta geração espera genuinamente que as suas preferências e as necessidades sejam lavadas a cabo com seriedade – quer seja pelas marcas, como pela família, amigos e adultos em geral.

2.

Curiosos

As crianças e pré-adolescentes que pertencem a esta geração são muito curiosas e destemidas. Por exemplo: já viu o seu filho a carregar sem qualquer tipo de hesitação num botão para compreender para o que poderá servir? Pois saiba que essa é uma das atitudes mais comuns na Gen A.

O facto de serem crianças destemidas faz com que tenham a capacidade de resolverem problemas de forma muito mais eficaz no futuro, quando comparadas com alguém de gerações anteriores.

3.

Dificuldade de concentração

Nem tudo são aspetos positivos e a verdade é que já é possível observar nas crianças da geração alpha alguma dificuldade de concentração notória. Tal deve-se ao facto de lidarem constantemente com dispositivos eletrónicos e de passarem os olhos por centenas de conteúdos em apenas poucos minutos ou segundos até.

4.

Menos tolerantes à frustração

Por não se conseguirem concentrar, as crianças da geração Alpha podem começar a sentir-se cada vez menos tolerantes às frustrações do dia a dia – algo que pode constituir um grave problema e que necessita de toda a sua atenção.

5.

Hiperconectados

Os membros desta geração estão constantemente conectados. Afinal, a atenção que prestam aos smartphones, tablets e computadores é tanta que se acaba mesmo por tornar num modo de vida.

6.

Visuais

O vídeo é o formato favorito das crianças da geração Alpha. Para além disto, os jogos de consola vão aumentar as suas habilidade visuais, acabando por fazer com que aperfeiçoem a coordenação olhos-mãos e claro, a capacidade de trocarem tarefas de forma simples.

No fundo, estamos perante uma geração bastante exigente no que diz respeito ao digital. Por estarem altamente preparados desde pequenos, exigem respostas rápidas e eficazes para as suas necessidades do dia-a-dia.

Por outro lado, há aspetos menos positivos para os quais devemos estar atentos a fim de evitar problemas de socialização e questões de saúde mental como a depressão, ansiedade e solidão.

Veja também

Artigos Relacionados