Luana Freire
Luana Freire
25 Mai, 2022 - 00:31

Flacidez no pescoço: tratamentos e dicas para combater de vez

Luana Freire

Com a idade e até por perdas de peso repentinas, a pele tende a perder elasticidade. Conheça os vários tratamentos para reduzir a flacidez no pescoço e os cuidados que deve ter com a sua pele.

A flacidez no pescoço, tal como o nome nos diz, é a perda de tonicidade e firmeza nesta zona do corpo, que confere um aspeto envelhecido à região. Não acontece de um momento para o outro, sendo este um processo lento, mas é comum que sejamos apanhados de surpresa: um dia, vemos uma fotografia ou olhamos ao espelho e damos conta dos efeitos do tempo.

E porque acontece? É simples: o passar da idade é marcado pela perda ou enfraquecimento de colagénio e elastina, que são as fibras de sustentação da pele.

É um processo natural, inerente ao envelhecimento, mas nalguns casos a flacidez no pescoço pode ser mais acentuada desde cedo, aparecendo precocemente – por razões diversas, como herança genética ou variações de peso acentuadas. O resultado disto é, muitas vezes, a redução da autoestima.

A boa notícia é que existem algumas atitudes preventivas que pode adotar na sua rotina de cuidados – passos tão simples como evitar a exposição solar intensa, usar protetor solar todos os dias e apostar num bom creme hidratante.

Dicas para prevenir a flacidez no pescoço

flacidez no pescoco creme pescoco

De algo temos a certeza: todos envelhecemos. Tal não significa que não nos devamos cuidar e fazer o que estiver ao nosso alcance para nos sentirmos o melhor possível. Isso implica ter hábitos saudáveis ao nível da alimentação e da prática de exercício físico, mas também cuidados estéticos, como usar os cremes adequados e retirar sempre a maquilhagem antes de dormir.

1.

Exercícios faciais e cervicais

Quando falamos em exercício físico pensamos rapidamente em determinados movimentos que trabalham os músculos dos membros superiores e inferiores, costas, abdómen e peitoral, e, acabamos por nem pensar no rosto. Mas tal é imprescindível para evitar a flacidez no pescoço.

Para alongar os músculos do pescoço, pressione a língua no céu da boca e olhe para cima com o queixo em direção ao teto. Mantenha a posição entre 30 a 60 segundos.

2.

Cremes e hidratantes adequados

Não importa o quão conhecidos sejam, se a sua amiga usou e diz que é milagroso: cada indivíduo tem as suas necessidades e características específicas que devem ser respeitadas para o uso dos cremes mais adequados, devendo por isso aconselhar-se com o seu dermatologista.

Para manter a elasticidade da pele, produtos à base de colagénio e ácido hialurónico, ajudam a restabelecer a firmeza da pele.

3.

Alimentação equilibrada

Uma dieta equilibrada e saudável é benéfica para todo o organismo e isso inclui a pele.

Evite fritos, doces em excesso e produtos demasiado processados, investindo sim no consumo de frutas e vegetais, fontes de proteína magra e fontes naturais de fibra.

4.

Evitar a exposição prolongada ao sol

O sol também não é amigo da pele do pescoço. Como todos bem sabemos, os seus raios ultravioletas são dos principais responsáveis pelo envelhecimento precoce da pele, levando ao aparecimento da formação de rugas e manchas.

Controle as horas de exposição ao sol e nunca se esqueça, no dia a dia, de aplicar um protetor solar também na região do pescoço e colo.

5.

Evitar flutuações de peso

O conhecido efeito sanfona não é grande amigo da aparência da nossa pele. Engordar e emagrecer num curto espaço de tempo é um dos principais motivos que explicam a flacidez no pescoço – a pele, apesar de elástica, terá dificuldade em conseguir voltar ao estado original sem consequências.

6.

Beber bastantes líquidos

A ingestão de líquidos – pelo menos seis copos de água por dia – também é um conselho válido para evitar a flacidez no pescoço.

Beber quantidades adequadas de água evita a desidratação do nosso corpo, na sua generalidade, e isto possibilita a manutenção de uma pele saudável, forte, elástica, livre de rugas e manchas.

3 tratamentos para o combate à flacidez no pescoço

Ainda que existam truques diários que podemos adotar como pedidas de prevenção da flacidez do pescoço, apesar de cumprirmos todos os cuidados, há fatores que não conseguimos controlar totalmente – como a questão genética, que falamos mais acima. Nesses casos, os tratamentos de dermocosmética podem ser grandes aliados.

flacidez no pescoco tratamento estetico
1.

Anti-aging BodySkin

O Anti-aging BodySkin é um dos tratamentos não invasivos mais completos da medicina estética moderna e divide-se em três fases distintas.

  • Peeling: para remover as células mortas.
  • Regeneração: para devolver à pele saúde e vitalidade, promovendo a resistência e elasticidade da pele.
  • Laser: para ajudar a tratar as rugas.

A sua aplicação permite manter uma pele mais jovem, permitindo devolver-lhe a luminosidade e firmeza que tanto procura.

2.

Powerskin

Trata-se de um programa de anti-envelhecimento intensivo, criado para ajudar a retroceder os efeitos de envelhecimento da pele, entre os quais se inclui a flacidez. Os bons resultados deste tratamento devem-se à estimulação dos mecanismos de defesa do organismo, que lutam contra o processo de envelhecimento fisiológico da pele.

3.

Radiofrequência Tripolar Cronus Rosto

Este tratamento é um dos métodos mais avançados para ajudar a resolver problemas de flacidez no pescoço e rosto, dado que atua nas camadas mais profundas da pele.

Veja também