Gabriela Caçador
Gabriela Caçador
04 Mai, 2021 - 10:43

Fitness: a janela que Maria abriu para uma vida mais saudável

Gabriela Caçador
Patrocinado por:

A Sport Zone está a contar histórias de pessoas que mudaram de vida com a prática desportiva. Conheça Maria Garcês, que deixou para trás uma vida sedentária, com excesso de peso, e foi ao fitness buscar a força e a energia para uma vida mais plena e feliz.

mulher a fazer atividade física no ginásio

O vislumbre de uma vida sentada no sofá, com problemas de saúde, relacionados com o excesso de peso, e o desejo de se tornar numa mãe mais ativa e em forma, foram a força motriz para Maria Garcês mudar radicalmente o seu estilo de vida. 

Durante a sua primeira gravidez, Maria, que tem 1,62 centímetros de altura, chegou a pesar 89 quilos. Nessa altura, sentiu que o seu dia-a-dia se tornava mais complicado em termos de respiração. E com o nascimento do segundo filho, depois de uma forte crise com dores no pescoço e dificuldade em movimentar-se, descobriu que tinha três hérnias na coluna cervical. 

Maria sabia que precisava do fortalecimento muscular que o fitness proporciona e, por outro lado, sentia que a prática de exercício físico a ajudaria a ser uma melhor mãe: “Um ano e meio depois do meu segundo filho ter nascido, percebi que tinha chegado a altura de começar a pensar mais em mim. Chegava a casa, cansada. Os meus filhos pediam-me para brincar e a minha disposição era cada vez menor. Estava a perder qualidade de vida. Tinha a sensação de ter uma vida excessivamente ocupada, mas vazia. Queria estar bem disposta e ter energia para a minha família”. Por isso, embarcou numa jornada para uma vida mais saudável e com a ajuda do fitness transformou corpo e mente.

mulher no ginásio com pesos nas mãos

Começou a treinar regularmente há três anos, com a ajuda de um personal trainer e uma nutricionista e desde então nunca mais parou: “Comecei no mês mais difícil do ano, dezembro. Há rabanadas e doces por todo o lado”. Mas a determinação e garra para vencer este desafio foram mais fortes e, mesmo com as tentações de Natal, conseguiu perder dois quilos. E ao final de meio ano, já tinha perdido 15 quilos.

“Muito mais do que ter perdido esses quilos, recuperei vida. A minha vida mudou muito. Houve um impacto direto na minha saúde, nunca mais tive uma crise cervical. Mas esta transformação não foi só a nível físico, foi também psicológica. Melhorou o meu humor, a minha paciência e a minha disponibilidade”. 

O desafio de cuidar do corpo e da saúde

mulher no ginário a fazer agachamentos
Em seis meses Maria perdeu 15 quilos, mas o mais importante foi o que ganhou em termos de saúde qualidade de vida.

Para além de mãe, Maria Garcês é digital marketing strategist e professora. Ocasionalmente, dá aulas à noite e ao fim-de-semana. Como era difícil encaixar o fitness na sua preenchida agenda, decidiu transformar a hora do almoço no tempo de treino e de dedicação a si mesma.

Quando começou “não gostava de puxar ferro”. Depois apercebeu-se que, afinal, “não sabia era tirar partido das máquinas”. Depois de perceber como é que as podia usar em segurança, e de forma adequada, começou “a ganhar gosto e os resultados a aparecer. Agora divirto-me e há uma libertação de energia muito grande”. 

A boa disposição e felicidade que Maria emana, para além de um corpo saudável e bonito, inspiraram também alguns familiares e amigos a praticar fitness. Com a sua transformação, provou que ter filhos pequenos, ou um trabalho exigente, não é motivo para não treinar. Pelo contrário, “o desporto é um complemento para uma vida mais plena. Apesar de me sentir realizada com o meu trabalho e como mãe, faltava-me cuidar do meu corpo, que é a minha única e verdadeira casa. Sinto-me mais completa”. 

Quando se sente menos motivada basta-lhe olhar para as fotografias antigas, que ainda hoje mantém expostas pela casa, e recordar que foi aquela mulher incrível que a trouxe até este momento. “Não quero voltar atrás, nunca mais. Isto não é uma mudança para seis meses, é para sempre”, adianta Maria.

mulher a praticar atividade física

Com a prática do Fitness irá alcançar a boa forma física que sempre desejou. 

Opte por vestuário que garanta conforto e liberdade de movimentos. Na Sport Zone encontra uma vasta linha de produtos especialmente pensados para a prática do Fitness.

Desafie o seu corpo 

Para Maria Garcês há crenças enraizadas que é preciso combater. Muitas vezes, ouvia comentários como “estás um bocadinho mais gordinha, mas é normal tiveste dois filhos”, ou “já tens 36 anos, com essa idade o teu metabolismo está lento e o teu corpo já não vai responder tão rapidamente ao treino. Não é normal estar com excesso de peso, há muitas mulheres que tiveram filhos e não engordaram”. 

Para Maria, muitas mulheres não praticam exercício físico, “por medo de não conseguir, ou porque são recém-mamãs, ou porque já têm 40 anos, ou porque nunca frequentaram um ginásio e acham que não vão conseguir”. Porém, no caso de Maria, a idade, pelo contrário, foi decisiva para alcançar o seu objetivo:

“Sabia que tinha de começar, que era agora que os meus filhotes iam precisar de mim. E a minha idade ajudou-me a perceber o impacto positivo que o desporto tem na minha vida. As mulheres, independentemente da idade, devem testar o seu corpo, desafiá-lo, cuidar dele, para alcançar uma vida mais longa e com mais saúde”. 

Incutir a prática desportiva nas crianças

Os filhos, que foram a sua grande inspiração, vêem agora “a mamã a suar, cheia de energia a fazer flexões ou a brincar e muito feliz”. Juntos fazem caminhadas e exercício físico. Quando lhe dizem “mãe estás bonita ou tens uma peça de roupa nova e fica-te muito bem, isso não tem preço”. Porém, é quando os observa “a imitar a mamã” a fazer flexões, ou abdominais, que Maria se enche de orgulho e percebe que é uma referência positiva para eles. Por isso, está determinada a continuar a praticar fitness, boxe, surf ou a fazer caminhadas. Porque sabe que é no desporto que vai encontrar mais energia para todas as tarefas, tanto como mulher, mãe ou profissional.

mulher sentada num baloiço com fato de treino
“O desporto é um complemento para uma vida mais plena. Apesar de me sentir realizada com o meu trabalho e como mãe, faltava-me cuidar do meu corpo que é a minha única e verdadeira casa. Agora sinto-me mais completa”.

Ficou inspirado pela história da Maria e quer começar a ter uma vida mais ativa?

A Sport Zone quer motivar os portugueses a aceitar o desafio para a prática desportiva e assim alcançar uma vida mais saudável e ativa.

Para isso, disponibiliza todos os produtos indispensáveis para praticar Fitness, uma atividade que contribui para aumentar a massa muscular, queimar calorias e favorecer a melhoria da condição corporal.

Com a gama de Fitness da Sport Zone tem tudo o que precisa para manter o seu corpo em movimento para se tornar mais forte e saudável. 

Conheça a gama de produtos para ginásio
e fitness da Sport Zone

Veja também