Enfermeira Bárbara Andrade
Enfermeira Bárbara Andrade
17 Jan, 2019 - 18:09

Já ouviu falar em Doença de Freiberg? Saiba em que consiste

Enfermeira Bárbara Andrade

A doença de Freiberg é uma patologia onde ocorre a morte dos tecidos de partes dos ossos da planta do pé. É mais incidente em jovens do sexo feminino e atletas de alta competição.

Já ouviu falar em Doença de Freiberg? Saiba em que consiste

A doença de Freiberg ou osteonecrose de Freiberg é uma patologia onde ocorre a necrose (morte) dos tecidos de partes dos ossos da planta do pé, por norma perto do hállux (dedo grande do pé). Ocorre também a instalação de rigidez progressiva do membro em extensão.

Esta doença ocorre frequentemente no sexo feminino (numa proporção de 3 para 1 em relação ao sexo masculino), e tem uma maior incidência na idade da puberdade, altura onde se verifica um crescimento ósseo rápido, ou em pessoas que apresentam o osso da base do hállux curto, ou quando o segundo osso do metatarso é longo.

O segundo metatarso é, geralmente, o osso mais afetado, embora o terceiro e o quarto também possam ser ocasionalmente envolvidos.

Doença de Freiberg: etiologia

Descoberta em 1914 por Freiberg, esta patologia ocorre devido a microtraumatismos repetitivos por sobrecarga dos metatarsos centrais, que ocorre em determinadas profissões ou em práticas desportivas, como por exemplo, bailarinas, atletas de salto e atletas de corrida), ou quem utiliza muito frequentemente o salto alto por rotina.

Também há quem defenda que pode ser causada por alteração circulatória, que tem como consequência necrose na epífise do metatarso.

Doença de Freiberg: sintomatologia

doenca de Freiberg dor no dedo do pe

Nesta patologia verifica-se frequentemente o aparecimento dos seguintes sintomas:

  • Dor intensa que agrava quando se tenta sustentar o peso corporal, por exemplo, ao erguer o pé ou quando se utiliza sapatos de saltos altos;
  • Edema local e tensão da articulação afetada;
  • Hipersensibilidade local;
  • Incapacidade funcional parcial, coincidindo com o desaparecimento da cartilagem.

Doença de Freiberg: diagnóstico

doenca de Freiberg raio x ao pe

O diagnóstico é clínico, e é realizado através de palpação da articulação, de exploração articular, muscular e vascular, e da avaliação da pegada plantar.

A confirmação é feita através do exame de imagiologia mais comum, o Raio-X ou a radiografia, o que permite determinar a fase da evolução da doença, que pode ser dividida em:

  1. Primeira fase, é a mais dolorosa;
  2. Segunda e Terceira fase são observáveis sinais de cabeça do metatarso aplanado e invertido. O edema desaparece e a artrite existente anteriormente evoluiu para artrose.
  3. Na quarta fase a base da falange também é afetada acabando a articulação anquilosada.

É necessário ter noção de que o Raio-X pode dar negativo nas primeiras fases da doença.

Doença de Freiberg: tratamento

doenca de Freiberg palmilhas para calcado

O tratamento desta doença envolve os seguintes passos:

  • Terapia com analgésicos e com corticosteroides, de forma a aliviar a dor;
  • Repouso parcial ou absoluto, do membro afetado;
  • Elevação do membro, ajuda a diminuir a pressão e a diminuição do edema (inchaço);
  • Mudança do calçado que usa diariamente (optar por sapatos de salto baixo, com solas mais grossas ou saltos arredondados) ou aplicação de ortóteses individualizadas para cada caso clínico (por exemplo, utilização de palmilhas que ajudam a alterar a posição e a amplitude dos movimentos do pé);
  • Em último caso, o médico pode aconselhar o recurso à cirurgia, de forma a colocar um enxerto ósseo esponjoso na região subcondral de necrose da cabeça do metatarso ou também se pode efetuar uma osteotomia (seccionamento cirúrgico de um osso).

Veja também:

Artigos Relacionados