Mónica Carvalho
Mónica Carvalho
19 Nov, 2019 - 09:00

Sabia que existe o Dia Internacional do Homem? É hoje!

Mónica Carvalho

Afinal eles também têm direito a um dia especial. Hoje, dia 19 de novembro, assinala-se o Dia Internacional do Homem. Saiba porque se celebra esta data.

Sabia que existe o Dia Internacional do Homem? É hoje!
O artigo continua após o anúncio

O Dia Internacional do Homem assinala-se sempre a 19 de novembro de cada ano e teve origem num movimento social em Trinidad e Tobago, apoiado  pela ONU e que visava alertar para a defesa dos direitos masculinos na América do Norte, Europa, África e Ásia.

Atualmente, a data é celebrada em mais de 70 países, entre os quais se inclui Portugal, sendo que tem os seguintes objetivos:

  • Promover papéis masculinos positivos, de homens do dia-a-dia cujas vidas e ação na sociedade é decente, honesta e motivo de admiração;
  • Celebrar as contribuições masculinas positivas para a sociedade, comunidade, família e meio ambiente;
  • Alertar para questões de saúde e bem-estar do sexo masculino, a todos os níveis: social, emocional, físico e espiritual;
  • Destacar a discriminação contra os homens e meninos;
  • Melhorar as relações entre géneros e promover a igualdade entre homens e mulheres.

Dia Internacional do Homem: “Novembro Azul”

Dia Internacional do Homem

É durante o mês de novembro que se alerta também para um dos maiores problemas de saúde do sexo masculino: o cancro da próstata.

Nesse sentido, o Núcleo Regional dos Açores da Liga Portuguesa Contra o Cancro promove, durante todo o mês de novembro, a campanha “Novembro Azul” que visa a prevenção primária do cancro.

Também a ilha da Madeira aderiu a este movimento: a fachada sul do Parlamento madeirense estará até ao final do mês completamente iluminada de azul, numa ação que se desenvolve em parceria com o Núcleo Regional da Madeira da Liga Portuguesa Contra o Cancro.

De recordar que, por ano, em Portugal, são detetados cerca de cinco a seis mil novos casos de cancro da próstata, dos quais, em média, 1.800 são fatais.

Veja também:

Fontes:

Liga Portuguesa Contra o Cancro: Disponível em: https://www.ligacontracancro.pt/noticias/detalhe/url/novembro-azul-assinala-prevencao-do-cancro-da-prostata/

O artigo continua após o anúncio