Teresa Santos
Teresa Santos
01 Jun, 2020 - 08:05

Estes são os desportos que pode voltar a praticar para manter a boa forma

Teresa Santos

Saiba quais os desportos que já pode voltar a praticar para manter a boa forma física e fortalecer a sua saúde e bem-estar.

Desportos que já pode voltar a praticar: casal a correr na cidade

Depois de uma longa fase de isolamento social, há desportos que já pode voltar a praticar, nomeadamente ao ar livre e em grupos pequenos de pessoas.

Três pessoas a treinar fora de casa
Veja também Treinar fora de casa: como variar o treino e cuidados a ter

Desportos que já pode voltar a praticar: o que diz o plano de desconfinamento do governo

Para ficar a saber quais são, exatamente, os desportos que já pode voltar a praticar, é necessário consultar a agenda de desconfinamento, definida pelo Governo português, no início do mês de maio (1).

Desde 4 de maio

Mulher a fazer agachamentos na praia

De acordo com o calendário de desconfinamento é permitido, desde o passado dia 4 de maio, a prática de desportos individuais ao ar livre (sem utilização de balneários, nem piscinas) e a pesca lúdica.

Porém, continuava a ser proibido o uso de termas, piscinas (cobertas e ao ar livre) e ginásios, assim como a ida a recintos e provas desportivas.

A partir de 1 de junho

Bola de futebol

A partir do dia 1 de junho, a agenda de desconfinamento contempla o recomeço do futebol, com a retoma das competições oficiais da 1ª Liga e da Taça de Portugal, no dia 3 de junho.

Esta mesma agenda prevê a continuação da proibição do uso de termas, piscinas (cobertas) e ginásios, assim como de provas desportivas em recintos fechados e/ou com público.

Porém, as notícias mais recentes têm dado conta de que já existe acordo entre a Direção-Geral da Saúde e a Associação de Ginásios e Academias de Portugal (AGAP) para a reabertura dos ginásios, por exemplo, embora ainda não se conheçam as orientações, nem a data dessa reabertura.

NOTA: Apesar da retoma de atividades como as competições oficiais de futebol, é importante informar que os desportos de equipa amadores, mesmo praticados ao ar livre e com menos de 10 pessoas, devem ser evitados, uma vez que é impossível o cumprimento do distanciamento social e o controlo da infeção pelo novo coronavírus não pode ser realizado, do modo que irá acontecer nas competições oficiais de futebol.

Desportos que já pode voltar a praticar: ar livre e náuticos

De acordo com o plano de desconfinamento e, também, com o Decreto-Lei n.º 24/2020 que regula o acesso, a ocupação e a utilização das praias de banhos, já é possível praticar os seguintes desportos (2).

Desportos individuais ao ar livre (sem utilização de balneários, nem piscinas cobertas)

Mulher a fazer caminhada no parque

A Resolução do Conselho de Ministros nº 33-A/2020 de 30 de Abril, no artigo 16º, define as condições para a prática da atividade física e desportiva, em contexto não competitivo e ao ar livre (3).

Para isso, é essencial que se cumpram as seguintes condições:

  • Cumprir o distanciamento mínimo de 2 metros entre praticantes, para atividades lado a lado; ou de 4 metros, para atividades em fila
  • Não partilhar materiais ou equipamentos, incluindo sessões com treinadores pessoais
  • Não usar balneários
  • Respeitar o manual de procedimentos de proteção de praticantes e funcionários
  • Permitir a atividade física e desportiva até 5 praticantes, com enquadramento de um técnico, ou a prática de atividade física e desportiva recreacional até 2 praticantes

Exemplos de desportos ao ar livre que pode começar a praticar

  • Corrida/caminhada
  • Ténis
  • Padel
  • Pesca lúdica
  • Ioga

Desportos náuticos

Casal a entrar no mar com pranchas de surf

De acordo com o decreto-Lei n.º 24/2020, os desportos náuticos são permitidos (desde que cumprido o distanciamento físico), assim como as aulas promovidas por escolas ou instrutores de surf e de desportos similares, desde que respeitado o número máximo de 5 participantes por instrutor, devendo garantir-se o distanciamento físico de segurança recomendado (de um 1,5m entre cada participante), tanto em terra, como no mar (artigo 28º, ponto 2).

Porém, na área definida para o uso balnear das praias, não são permitidas as atividades de natureza desportiva que envolvam duas ou mais pessoas (artigo 28º, ponto 1).

Exemplos de desportos náuticos que pode começar a praticar

  • Paddle
  • Canoagem
  • Surf
  • Windsurf
  • Bodyboard
  • Natação (piscinas ao ar livre)

E, será que devemos usar máscara, enquanto praticamos desporto?

Segundo Rute Santos, diretora-adjunta do Programa Nacional para a Promoção da Actividade Física (PNPAF) da Direção-Geral da Saúde (DGS), não é necessário utilizar máscara durante a prática de exercício físico, desde que ao ar livre e com a distância social cumprida (neste caso, de mais de 2 metros).

No caso de caminhada ou de corrida, por exemplo, ela não precisa de ser solitária, desde que se cumpra o distanciamento físico entre os indivíduos, e não se partilhem objetos, nomeadamente garrafas de água.

Fontes

  1. Governo Português. Desconfinamento – Calendário: Agenda de Desconfinamento. Disponível em: https://covid19estamoson.gov.pt/plano-desconfinamento-medidas-gerais/desconfinamento-calendario/
  2. Decreto-Lei n.º 24/2020. Disponível em: https://dre.pt/home/-/dre/134394010/details/maximized
  3. Resolução do Conselho de Ministros nº 33-A/2020 de 30 de Abril. Disponível em: https://dre.pt/home/-/dre/132883344/details/maximized
Veja também