Farmacêutica Cátia Rocha
Farmacêutica Cátia Rocha
07 Jun, 2017 - 14:01

Cuidados com os seios? Dicas durante e após a gravidez

Farmacêutica Cátia Rocha

Os cuidados com os seios durante a gravidez devem ser iniciados logo que a mulher saiba que está grávida. Amamentar não significa obrigatoriamente efeitos prejudiciais para o seu peito.

Cuidados com os seios? Dicas durante e após a gravidez

Os cuidados com os seios durante a gravidez têm 3 objetivos fundamentais:

  •  Diminuir a dor e desconforto associados ao crescimento do peito;
  •  Preparar os seios para a amamentação;
  • Prevenir o aparecimento de estrias.

No decorrer da gravidez os seios sofrem várias modificações para se prepararem para a amamentação, ficando maiores, mais pesados e doridos. Além disso, a aréola (área à volta do mamilo) fica mais escura e sensível e as veias dos seios tornam-se mais salientes.

Os seios não são suportados por nenhum músculo e a sua manutenção depende da tonicidade (elasticidade) da sua pele. Esta vai ser posta à prova durante os nove meses de gestação.

Desde o início da gravidez e até terminar de amamentar o seu bebé são necessários muitos cuidados específicos com a zona do busto, devendo ser massajada com um produtos específicos para o efeito.

Este ritual de beleza diário preservará a elasticidade da sua pele e estimulará a produção de fibras de suporte. Tal proporciona um efeito de hidratação profunda e acalma a reatividade da pele que é causada pela alteração de volume.

Deve ser usado um cuidado regular que opte por fórmulas apropriadas para a gravidez, que excluam ingredientes desaconselhados (parabenos, ftalatos, fenoxietanol, cafeína, bisfenol A e S, álcool) e que sejam compatíveis com a amamentação, se necessário.

A massagem deve ser feita suavemente em torno dos seios, de dentro para fora, deslocando-se gradualmente para cima na direção do pescoço.

Como procedimento preventivo, este ritual deve ser combinado com cuidados com os seios para a prevenção das estrias, pois os seios apresentam grande predisposição para o seu desenvolvimento devido às mudanças hormonais e à distensão repentina da pele.

CUIDADOS COM OS SEIOS: UM BOM SUTIÃ

sutia de amamentacao

É importante ter em conta que um peito bem suportado não perde nenhum dos seus atrativos!

Contudo, é importante que invista na compra de dois sutiãs de amamentação (um deles será de reserva para que possa intercalar enquanto lava o outro), que lhe podem dar um excelente suporte para uns seios que aumentaram significativamente de volume.

Outra vantagem é o facto de estes sutiãs de amamentação terem normalmente um sistema de abertura à frente, de forma a facilitar o acesso a cada um dos seios, sem ter de tirar muita roupa de cada vez que tem de amamentar o seu bebé.

Deverá ter em conta alguns aspetos na escolha de um sutiã de amamentação adequado. São destacados 5 destes aspetos: Tamanho, Armação, Materiais, Alças, Aspeto.

  • Tamanho – Caso queira comprar o sutiã antes do nascimento, deve esperar até ao oitavo mês de gravidez, para que o peito já tenha crescido o suficiente para escolher um tamanho adequado.
  • Alguns modelos não têm armação e outros têm arames flexíveis na parte inferior da copa. O importante é que se sinta confortável.
  • De preferência deve optar-se por um sutiã de algodão, mais suave para a sua pele, bem como para a pele do seu bebé.
  • Escolha sutiãs com alças largas, especialmente se o seu peito for grande e necessitarem de um suporte particularmente eficaz.
  • Hoje em dia, existem alguns sutiãs muito bonitos, e até atraentes. Não é porque está a amamentar que este tem que ser unicamente prático, funcional e sem qualquer sentido estético.

CUIDADOS COM OS SEIOS APÓS A GRAVIDEZ E DURANTE A AMAMENTAÇÃO

cuidados a ter apos a gravidez e amamanetacao

A amamentação é um momento muito especial para a mãe e para o bebé, mas também pode ter os seus desafios.

Os mamilos doridos ou sensíveis são um dos problemas mais comuns de que as mães se queixam nos primeiros dias da amamentação. Se não forem tratados, os mamilos doridos podem conduzir a outros problemas no peito.

A dor no mamilo que alastra para além do mesmo pode incluir sinais de fissuras, abrasões na pele, mamilo gretado, formação de crostas ou de manchas escuras ou esbranquiçadas no mamilo.

Cuidados com os seios que ajudam no alívio destes sintomas:

  • Arrefecer a mama e os mamilos com compressas frias após amamentar ajuda a aliviar a dor e inflamação;
  • Para alívio da dor pode ser usado um anti-inflamatório por via oral. O ibuprofeno é considerado seguro durante a amamentação;
  • Utilizar mamilos de silicone;
  • Utilizar um creme adaptado que forme uma barreira protetora adicional nos mamilos doridos ou irritados:
  • Utilizar almofadas de hidrogel que proporcionam um alívio calmante imediato para os mamilos doridos ou gretados.

Veja também: