Priscilla Fortinho
Priscilla Fortinho
15 Jul, 2020 - 18:45

Creme de leite: o que é, como fazer e quando usar

Priscilla Fortinho

Quantas receitas encontra em que é pedido creme de leite nos ingredientes? Explicamos o que é e como pode fazê-lo.

como fazer creme de leite

O creme de leite é um dos ingredientes encontrados em muitas receitas do Brasil. De facto, é um ingrediente típico do país mas, em Portugal, é possível utilizar outros subtitutos para obter o mesmo resultado.

O que é creme de leite?

Onde comprar creme de leite?

O creme de leite é um derivado do leite, que passa pelo processo de desnatação por centrifugação para separar o leite desnatado do creme/nata. Depois desta separação é feito o tratamento térmico, que pode ser pasteurização, ultrapasteurização (UHT) ou esterilização.

São processos idênticos aos que se fazem na produção das natas, todavia não espere que o sabor seja exatamente o mesmo, pois poderá haver diferenças devido às quantidades de gordura e quando é feito o processo de maturação, que é a fermentação do creme/nata com bactérias lácteas.

O que é considerado creme de leite no Brasil vs em Portugal

No Brasil existe mais do que um tipo de creme de leite que estão divididos pelo teor de gordura. Os mais comuns são:

– De pacote (200ml): De 17 a 20% de gordura (podendo variar consoante a marca)
– De lata (300ml): De 20 a 25% de gordura (podendo variar consoante a marca)
– De garrafa ou pacote (500ml): De 30 a 35% de gordura (podendo variar consoante a marca)

Com base na separação por quantidade de gordura em cada tipo, são as natas frescas e natas para bater em Portugal que mais se parecem ao creme de leite fresco do Brasil (de garrafa), pois os três contêm de 30 a 35% de gordura, são homogeneizados, fazem chantilly, molhos e manteiga.

O creme de leite de lata ou de pacote pode ser comparado às natas culinárias. Estes tipos contêm menos gordura, recebem tratamento térmico tipo UHT e não fazem chantilly.

Quando usar creme de leite?

mini tarteletes de morango e baunilha

Os diferentes tipos de creme de leite podem ser usados nas mais diversas receitas doces ou salgadas, da mesma forma que se usam as natas. Podem ser utilizados para chantilly, em recheios de tartes e bolos, massas de bolachas, semi-frios, bolo de bolacha, gelados, pudins e outras sobremesas, além de molhos salgados.

Creme de leite de pacote: não faz chantilly e pode talhar a ferver em molhos demasiado ácidos.

Creme de leite de lata: não faz chantilly e pode talhar a ferver em molhos demasiado ácidos.

Creme de leite de garrafa: faz chantilly e não talha. Se bater demasiado, pode ficar em manteiga.

2 receitas para aprender a fazer creme de leite

 1. CREME DE LEITE simples

Cozinha:portuguesa
Tipo:doce
Tempo de preparação:00h15

Ingredientes

  • 500 ml água
  • 2 gemas peneiradas
  • 100 g manteiga sem sal
  • 100 g de margarina
  • 3 colheres de sopa de leite em pó

Modo de preparação

  • Depois de peneirar as gemas, diluí-las em água e levar ao lume até levantar fervura, mexendo sempre. Enquanto isso, no liquidificador, juntar a manteiga, a gordura vegetal e o leite em pó.
  • Quando a água com as gemas levantar fervura, adicionar ao liquidificador e bater tudo durante 5 minutos. Não se assuste se o resultado for líquido porque é assim mesmo que deve ficar.
  • Colocar em frascos de vidro, esterilizados e conserve no frigorífico até uma semana. O creme de leite só pode ser consumido depois de 12h, pelo menos, no frigorífico.

2. CHOCOLATE QUENTE COM CREME DE LEITE

Cozinha:portuguesa
Tipo:doce
Tempo de preparação:00h15

Ingredientes

  • 2 canecas de leite
  • 4 colheres sopa de chocolate em pó
  • 3 colheres sopa de açúcar
  • 200g de creme de leite

Modo de preparação

  • Levar o leite, o chocolate em pó e o açúcar ao lume e aquecer até que comece a ferver ligeiramente. Tirar do fogão e juntar o creme de leite, misturando bem até ficar homogéneo.
  • Pode servir de imediato ou levar ao lume para aquecer um pouco.


Como se pode substituir o creme de leite nas receitas?

Quando a receita pedir creme de leite de pacote ou de lata, na falta deste ingrediente pode utilizar as natas culinárias.

Se a receita especificar creme de leite fresco, na falta deste, pode utilizar natas frescas ou natas para bater. Se for para fazer chantilly, o resultado será melhor com as natas frescas.

Outras substituições por ingredientes alternativos, como maionese, iogurte, queijos cremosos ou cremes vegetais, vão depender do tipo da receita, se é doce ou salgada, e neste caso convém substituir somente se a sugestão alternativa estiver indicada na receita.

Veja também