Mafalda Braga
Mafalda Braga
20 Out, 2019 - 12:00

Cornish Rex: tudo o que precisa de saber sobre esta raça

Mafalda Braga

Tal como o seu primo inglês, o pelo ondulado do Cornish Rex resulta de uma mutação genética recessiva, que faz dele um gato com uma aparência peculiar.

cornish rex

O Cornish Rex é muitas vezes chamado o galgo do mundo dos gatos, devido à sua aparência magra e esguia, mas a sua personalidade não é de maneira nenhuma arrogante ou distante, como muitos associam à daquele cão. Pelo contrário, pelo seu temperamento afável e mimado, costuma-se dizer que se mantém um gatinho ao longo da sua vida adulta.

É parecido com uma outra raça inglesa, o Devon Rex, embora se distingam nas características físicas e comportamentais, nas regiões de origem, que lhes deram o nome, e ainda nas mutações de pelo encaracolado, que são diferentes. Aliás, do cruzamento entre o Devon e o Cornish Rex resultam gatos de pelo liso.

Características gerais do CORNISH REX

grupoGrupo: Gatos de pelo curto
origemPaís de Origem: Grã-Bretanha
portePorte: médio
pesoPeso ideal: de 2,5kg a 4,5kg
corCor: São admitidas todas as cores e padrões, incluindo siamês, tartaruga e bicolor ou cores sólidas como o branco, creme, azul, fumado preto, fumado branco e preto, vermelho, castanho
lifeEsperança Média de Vida: de 11 a 15 anos
preçoPreço médio: de 650€ a 980€

Características específicas do CORNISH REX

Embora este gato não seja tão conversador como um dos seus predecessores, o Siamês, ele não é a escolha ideal para quem gosta de silêncio, pois vai realmente miar caso sinta a necessidade de se expressar, usando uma voz que varia de doce a estridente.

É verdade que o Cornish Rex perde menos pelos que outros gatos, pois tem-nos em menor quantidade, mas não é uma raça hipoalergénica, já que a proteína que provoca as alergias está na sua saliva e na descamação da pele.

Apesar da aparência frágil, são gatos resistentes, ágeis e velozes, sempre prontos para a brincadeira. Mas também são curiosos e inteligentes, usando, muitas vezes, os seus longos dedos para manipular objetos e abrir portas com facilidade.

rating 4Energia
rating 4Inteligência
rating 1Tolerância ao frio
rating 1Tolerância ao calor
rating 2Cuidados de higiene
rating 1Queda de pelo
rating 3Tendência para problemas de saúde
rating 3Facilidade de aprendizagem
rating 4Socialização com crianças
rating 4Socialização com estranhos
rating 4Socialização com cães
rating 4Socialização com gatos

Fases da vida do CORNISH REX

fase-bébéfase-adultofase-idoso
BébéAdultoIdoso
0 – 18 meses18 meses – 11 anos11 – 15 anos

Físico do CHAUSIE

cornish rex a cheirar o chão

Trata-se de um gato magro e comprido, de estrutura óssea fina, embora com uma musculatura firme e poderosa. O seu dorso é bastante arqueado e as pernas retas mas resistentes, o que lhe confere agilidade. Possui uma cabeça mais comprida do que larga, em forma de cunha, com crânio achatado e maçãs do rosto altas.

As orelhas são grandes, cónicas e altas; e os olhos ovalados e oblíquos. O pelo, traço mais característico da raça, é curto, denso e com ondulações por todo o corpo (incluindo nos bigodes), apresentando apenas uma camada.

Temperamento do CORNISH REX

É um gato brincalhão, afetuoso e muito sociável, que gosta de estar no meio de tudo e de todos, rejubilando quando recebe atenção da família. O Cornish dá-se bem com outros gatos e animais domésticos, sem precisar de processos demorados de adaptação, mas pode assumir alguma liderança.

Embora aceite com facilidade diferentes situações e estilos de vida, é um pouco agitado e enérgico. Adora brincar, fazer acrobacias e divertir-se durante horas, mas também gosta de um bom colo, mesmo que seja o de um desconhecido que vá lá a casa.

Problemas de Saúde do CORNISH REX

PeleHipotricose (Calvície); Infeções com fungos
CoraçãoCardiomiopatia hipertrófica
Sistema endócrinoHipotiroidismo
OutrosObesidade

Cuidados a ter com o CORNISH REX

TemperaturaSão animais muito sensíveis ao frio e ao calor, pelo que, no Inverno deve ser protegido com roupas felinas, e no Verão mantido longe do sol
PeloO seu pelo não exige muitos cuidados, mas pode ser escovado semanalmente para retirar os nós criados pelas ondulações dos fios. Também é aconselhável dar-lhe um banho ocasional com um champô especial para evitar o excesso de gordura

Origem do CORNISH REX

Em 1950, uma gata doméstica com padrão tartaruga deu à luz numa quinta da Cornualha, em Inglaterra. A proprietária, Nina Ennismore reparou que, da ninhada de cinco gatinhos, um tinha uma pelagem diferente, crespa e ondulada. O animal, que recebeu o nome de Kallibunker e tornou-se o responsável pela origem da raça, foi depois cruzado com a sua mãe e percebeu-se que aquilo que o distinguia era resultado de uma mutação genética recessiva.

Com o objetivo de conservar o gene e aumentar as cores do pelo, os criadores recorreram a uma elevada consanguinidade. Quando o Cornish Rex chegou aos Estados Unidos, foi cruzado com Siameses e Orientais de Pelo Curto, enquanto que no Reino Unido usaram-se Burmeses e Ingleses de Pelo Curto. É por essa razão que há uma diferença no padrão da raça em cada país.

Curiosidades sobre o CORNISH REX

O Cornish Rex apresenta uma temperatura ligeiramente superior à de outras raças, o que faz com que o seu consumo de energia seja maior. Por essa razão, o seu apetite aumenta proporcionalmente, além de ser mais sensível a variações de temperatura.

Alguns donos consideram que o Cornish Rex possui um odor característico, comparando-o ao cheiro do queijo.

Conheça mais raças de gatos: