Isabel Coimbra
Isabel Coimbra
12 Jul, 2017 - 15:52

Como viajar com o seu bebé em segurança

Isabel Coimbra

Na hora de transportar crianças e bebés, todo o cuidado é pouco! Saiba quais as cadeiras no mercado e qual a melhor forma para viajar em segurança.

Como viajar com o seu bebé em segurança
O artigo continua após o anúncio

Quando se trata de viajar com bebés e crianças, todo o cuidado é pouco. Reduza a velocidade, redobre a atenção, escolha o transporte mais seguro e use o sistema de segurança adequado à idade, ao tamanho e ao peso do seu bebé.

Ainda o ano passado, numa operação da PSP, mais de 1000 condutores foram multados por circularem com crianças sem a respetiva cadeira auto. Não facilite, saiba qual a melhor forma de viajar com o seu filho.

Regras para o transporte de bebés e crianças no automóvel

transporte do bebe no carro

A Polícia de Segurança Pública alerta que é expressamente proibido o transporte de crianças, com menos de três anos, em veículos que não tenham cintos de segurança.

Bancos traseiros

  • Os bebés e crianças devem ser transportados nos bancos traseiros.
  • Até aos 12 anos ou 135 cm de altura, os bebés e crianças, devem ser transportados com um sistema de retenção homologado ao peso e tamanho,.

Bancos da frente

  • Os bebés e crianças não podem ser transportados no banco da frente, se tiverem menos de 3 anos e o airbag do passageiro não estiver desligado.
  • Até aos 3 anos, é obrigatório que os bebés e crianças sejam transportados na cadeira auto, no sentido contrário ao da marcha.
  • Se a criança tiver 12 anos ou medir mais de 135 cm, pode ser transportada no banco da frente.
  • Se tiver mais de 3 anos, o seu filho pode ser transportado nos bancos da frente apenas se o veículo não tiver bancos traseiros ou se estes não tiverem cintos de segurança- este transporte tem que ser feito com sistema de retenção homologado.

Circular no sentido contrário à marcha

Vários estudos concluíram que é mais seguro que as crianças sejam transportadas nas cadeiras auto, no sentido contrário à marcha. Posto isto, é recomendado que o façam até o mais tarde possível, idealmente, até aos 4 anos. Há cadeiras homologadas até aos 18 kg, 25 kg ou 105 cm que permitem o transporte no sentido contrário à marcha até esta idade.

Qual a melhor cadeira auto para o seu bebé?

cadeira auto mais indicada para o bebe

A melhor cadeira auto para o seu bebé depende de vários fatores, como a idade, o peso, o tipo de material (mais fresco ou mais quente) e, até, o preço. No entanto, ao comprar uma cadeira auto, é importante certificar-se que cumprem a regulamentação europeia, ou seja, que passaram nos rigorosos testes de avaliação do regulamento ECE 44/03.

Cadeiras auto: grupos, idades e peso

As cadeiras auto são divididas em grupos de acordo com o Regulamento de Utilização de Acessórios de Segurança. Ao adquirir uma cadeira auto para o seu filho, deve ter em atenção o seguinte:

  • Grupo 0: até aos 10 kg – para recém-nascidos e bebés pequenos (os bebés têm o pescoço muito frágil e a cabeça grande e pesada, por isso, o “ovo” é o meio de transporte mais seguro do seu bebé, não ceda à tentação de o trocar para o grupo seguinte antes do tempo, por causa do calor ou porque encolheram um pouco as pernas – o seu bebé está seguro e confortável)
  • Grupo 0+: até aos 13 kg – usar no banco traseiro, no sentido contrário à marcha; se não for possível por falta de bancos traseiros, usar no banco da frente, com o airbag desligado.
  • Grupo 1: dos 9 kg aos 18 kg – circular no sentido contrário à marcha, pelo menos, até aos os 4 anos.
  • Grupo 2: dos 15 kg aos 25 kg – circular no sentido contrário à marcha, pelo menos, até aos os 4 anos.
  • Grupo 3: dos 22 kg aos 36 kg – a partir dos 7 anos com menos de 135 cm; devem ser utilizadas com banco elevatório para o cinto de segurança ser utilizado corretamente.
  • Banco elevatório: mais de 36 kg – as crianças devem utilizar cinto de segurança.

Sistemas de segurança para transportar bebés e crianças no automóvel

As cadeiras auto são presas com a ajuda dos cintos de segurança, porém, há sistemas que reforçam

ISOFIX

ISOFIX

Transportar bebés e crinças é mais seguro e simples se o veículo possuir o sistema ISOFIX, que certifica que a cadeira auto fica corretamente presa ao sistema de segurança carro. Com duas linguetas que encaixam no sistema do veículo, o seu bebé fica totalmente seguro e não permite que a cadeira se solte em caso de acidente ou travagem brusca.

O artigo continua após o anúncio

Se vai comprar um carro novo e tem ou deseja ter filhos, considere escolher um modelo que inclua o sistema ISOFIX. A mesma atenção deve ter na hora de comprar a cadeira auto para o seu bebé.

SIP – Side Impact Protection

SIP

Um em cada quatro acidentes de automóvel deve-se a colisões laterais. Nestes acidentes, um terço das crianças fica gravemente ferida e, deste universo, uma em cada três crianças perde a vida. Algumas cadeirinhas estão equipadas com o sistema Side Impact Protection, ou seja, a lateral da cadeira é feita com material mais resistente, que a torna mais segura em caso de colisão lateral.

Como viajar como o seu bebé em segurança nos transportes?

Em Portugal, o uso de cadeira auto em transportes não é obrigatório, porém, se não o fizer está a correr um enorme risco que pode ser fatal para o seu filho. Não arrisque, escolha um meio de transporte que garanta toda a segurança do seu bebé.

A Cabify, em parceria com a Chicco, permite que todos os clientes possam transportes as suas crianças em conformidade com as determinações do artigo 55.º do Código da Estrada, que exige que as crianças com menos de 12 anos de idade e menos de 1,35 cm de altura sejam transportadas em automóveis equipados com cintos de segurança e seguras por sistema de retenção homologado adequados ao peso e tamanho.

Ao viajar com a Cabify, pode escolher entre as cadeiras auto Chicco do grupo 0+/1(até 15 kg) ou do grupo 2 – 3 (15 kg a 36 kg). Para isso, na categoria Cabify Baby da sua app, basta fazer o seu pedido imediato ou reservar para o dia e hora mais que precisa.

Quanto custa o Cabify Baby?

cabify baby como pedir

Este serviço tem custo mínimo de 7,5 euros, em pedidos imediatos, e inclui um assento Quasar Plus e uma cadeira Chicco Eletta Comfort. Para uma cadeira extra, no campo da mensagem para o motorista, faça o pedido de cadeira ou assento extra e terá, apenas, um custo acrescido de 4 euros.

Boa viagem…Em segurança!

Veja também: