A kombucha é um chá fermentado de origem chinesa feito a partir de uma colónia simbiótica de bactérias e leveduras chamada “scoby” ou “mãe da kombucha”, que tem um formato circular e textura gelatinosa.
Embora ainda pouco conhecida em Portugal, esta é uma bebida que já faz sucesso na América e noutros países europeus, e é muito antiga. A partir de um destes “scoby” é possível saber como fazer kombucha em casa. Veja, a seguir, como fazer a primeira fermentação para obter a bebida e como fazer a segunda fermentação para obter uma bebida com sabor de fruta e gás, semelhante a um refrigerante, só que mais saudável e natural.
Como fazer kombucha em casa
A primeira fermentação

Ingredientes
- 1 scoby
- Kombucha pronta
- 4 saquetas de chá verde, preto ou matte (precisa de conter cafeína)
- 2 litros de água
- 8 colheres de sopa de açúcar refinado (branco)
- Garrafa de vidro com boca larga e esterilizada
- Tecido poroso para tapar sem impedir a ventilação
- Elástico para prender o tecido na boca da garrafa
Modo de preparação
- Para dar início à produção de kombucha, é preciso de conhecer alguém que já cultive kombucha em casa para lhe dar um scoby e um pouco da bebida pronta.
- Quando já tiver o scoby e a bebida pronta para começar, o primeiro passo é fazer o chá, de véspera.
- Portanto, na noite anterior, deve colocar os 2 litros de água a ferver, apagar o lume e colocar as 4 saquetas de chá verde, preto ou chá matte. Tapar o tacho com o chá e deixar arrefecer.
- No dia seguinte, adoçar o chá com as 8 colheres de sopa de açúcar refinado. É necessário que seja este açúcar, que é pobre em nutrientes, mas rico em hidratos de carbono, pois as bactérias e leveduras do scoby só precisam dos hidratos de carbono para se alimentar e fermentar a bebida. Se utilizar outro açúcar, há o risco de matar a colónia.
- Colocar o scoby e a bebida que recebeu pronta dentro de um frasco grande vidro previamente esterilizado. Todos os utensílios que forem entrar em contato com a kombucha devem sempre estar esterilizados e serem utilizados apenas para esta função.
- Encher o frasco com o chá preparado, deixando uns 5 centímetros de espaço. Tapar o frasco com o pano poroso e prender com o elástico. Conforme o tamanho do frasco, vai sobrar chá para mais outro frasco. Se for preparar só um frasco, pode fazer menos chá.
- Deixar o frasco num local seco e fresco, ao abrigo da luz solar, por 7 dias. Não pode colocar no frigorífico, pois as bactérias e leveduras precisam da temperatura ambiente, ligeiramente quente, para fermentarem o chá adoçado.
- Depois dos 7 dias, é possível perceber que o scoby se multiplicou e formou outro scoby. Se quiser, pode remover os scobys extras para colocar noutros frascos com mais chá ou pode dar a outras pessoas. Lembrar de fazer isto com as mãos esterilizadas.
- Se não quiser remover os novos scobys que se formaram, não é necessário. Quando chegar ao final dos 7 dias, já pode consumir a bebida. Se quiser um sabor mais intenso, semelhante a um refrigerante natural, pode fazer a segunda fermentação, como vai ver a seguir.
a segunda FERMENTAÇÃO

Ingredientes
- Garrafas Pet ou de vidro com vedação para manter o gás
- Utensílios diversos (peneira, funil) que sejam de plástico e esterilizados
- Fruta aos pedaços (maçã, laranja, manga)
Modo de preparação
- Colocar os pedacinhos da fruta na garrafa pet até preencher o fundo, cerca de 4 dedos.
- Preencher a garrafa com a kombucha feita na etapa da primeira fermentação, até quase encher por completo a garrafa, pois é necessário sobrar pouco ar para formar gás.
- Deve sobrar um pouco da kombucha de primeira fermentação no frasco se quiser fazer mais.
- Tapar muito bem a garrafa para que fique muito bem fechada.
- Deixar a garrafa fora do frigorífico por 4 dias para que se forme o gás e fique semelhante ao refrigerante.
- Depois dos 4 dias já pode consumir, moderadamente, pois o consumo excessivo pode gerar desequilíbrio gastrointestinal.
Artigo originalmente publicado em Agosto de 2020. Atualizado em Setembro de 2022.