Luana Freire
Luana Freire
21 Mar, 2022 - 16:11

Check-up dentário e saúde oral: qual o real estado dos seus dentes?

Luana Freire
Patrocinado por:

Saúde oral em foco: câmara intra-oral revela o real estado dos seus dentes e é a nova aliada das clínicas Smile.up no check-up dentário.

Quer saber o real estado da sua dentição? Uma nova tecnologia, aliada do check-up dentário, está disponível nas clínicas Smile.up de Portugal e permite descobrir todos os segredos da boca – sem incómodo e com muita segurança.

A inovação é mais uma aliada da saúde oral e uma poderosa arma no combate às doenças da boca. A boa notícia é que já está disponível para todos os pacientes.

Check-up dentário: porque é tão importante, quando e onde fazer

Falamos muito sobre a importância de ter uma boa higiene oral – escovar os dentes, usar o fio dentário, limpar a língua, entre vários truques que ajudam a preservar a saúde oral. No entanto, tantas vezes pecamos com um cuidado fundamental: a visita regular ao consultório do médico dentista.

Se a saúde da boca é uma prioridade, esta avaliação é tão importante como a higienização diária dos dentes.

O que é um check-up dentário?

Há hábitos de saúde essenciais que fazem parte da nossa rotina e que executamos sozinhos, sem precisar da ajuda de terceiros – a higienização oral reúne alguns deles, como a escovagem dos dentes. São passos que, com alguma simplicidade, conseguimos cumprir e sem o acompanhamento de um especialista.

Mas há outros passos, também essenciais, que não se fazem em casa e que necessitam de um olhar cuidado. O check-up aos dentes é um deles.

É durante este tipo de atendimento que o médico dentista analisa o que está bem, o que precisa de melhorar e o que, por vezes, está mal. Afinal, as cáries não são as únicas inimigas dos dentes: há problemas de saúde oral que nunca poderíamos identificar em casa e que, se não tratados atempadamente, podem ter consequências mais graves para o paciente.

Limpeza dentária

Se houver necessidade, durante o check-up dentário, é realizada ainda uma limpeza ao tártaro acumulado, que acontece à volta dos dentes e gengivas, formando a placa bacteriana. Não conseguimos tratar este problema em casa apenas com a escovagem.

Caso não seja feita a remoção da placa bacteriana, em consultório, o seu acúmulo traz riscos de inflamação das gengivas – as chamadas gengivites. Quando este processo inflamatório atinge o osso interno das gengivas, o problema pode evoluir para uma periodontite – situação que compromete várias estruturas da boca.

Quando fazer um check-up dentário

A frequência ideal será de seis em seis meses. Este intervalo permite que o médico dentista consiga identificar problemas na cavidade bucal em fases iniciais, antes da fase em que se alastra – o que permite o tratamento atempado.

No entanto, para além deste período regular, há outros sinais que indicam a necessidade de um novo check-up aos dentes e boca. São eles:

  • mau hálito;
  • sangramento persistente das gengivas;
  • sensibilidade dentária;
  • feridas na cavidade bucal.

Se hábitos mais saudáveis de alimentação e a correta higienização não tiverem resultado sobre o problema em causa, está na altura de fazer uma visita ao dentista.

Onde fazer um check-up dentário em Portugal

Smile.up


Agende o seu check-up dentário numa clínica Smile.up e garanta o diagnóstico acertado, através de um atendimento que inclui: avaliação médica especializada, com recurso à tecnologia de câmara intra-oral, raio-x e indicação de tratamento.

Um sorriso saudável é muito mais do que uma questão estética e sabemos que ter orgulho em sorrir é algo libertador.

Pode ajudar a sua saúde oral em casa, na sua rotina diária, mas é no consultório do dentista que vai avaliar os resultados dos seus hábitos.

Câmara intra-oral: o que é e como ajuda

câmera intra-oral utilizada nas clínicas Smile.up é um dispositivo tecnológico de imagem capaz de registar a cavidade bucal através de vídeos e fotos de alta resolução.

A câmara assemelha-se a uma caneta que é movimentada na boca pelas mãos do médico dentista, permitindo que sejam observados detalhes das gengivas, da língua e de outras extremidades, bem como da superfície dos dentes.

Com esta ajuda, o especialista consegue observar e mostrar ao paciente, de forma mais tangível, problemas bucais que, de outra forma, não seriam visíveis a “olho nu”.

O resultado é um diagnóstico mais preciso, que torna possível planear o tratamento mais correto e eficaz.

Quando já existe um tratamento em andamento, a ferramenta permite acompanhar a sua evolução e avaliar os resultados.

Faça um check-up com câmara intra-oral

Faça o seu agendamento de forma simples, sem telefonemas e sem sair de casa:
marcações online, em poucos passos.
O check-up dentário será feito numa clínica Smile.up perto de si.