Mafalda Braga
Mafalda Braga
20 Out, 2019 - 13:00

Chausie: tudo o que precisa de saber sobre estar raça

Mafalda Braga

Raro e disponível a um preço elevado, o Chausie pertence ao grupo das raças híbridas, combinando a natureza de um gato doméstico com a beleza de um felino.

chausie

O Chausie é uma raça que se desenvolveu a partir do cruzamento entre um gato doméstico de pelo curto e um Gato-da-selva, cuja designação científica é Felis chaus, daí o seu nome.

Embora tenha sido domesticado e seja muito apegado às pessoas, este gato tem sangue selvagem e quanto mais próxima a linhagem estiver do seu ancestral, mais isso interfere no seu modo de agir. Não é, portanto, uma raça para donos de primeira viagem, e mesmo os mais experientes devem informar-se acerca da lei do seu país, pois, em alguns casos, as primeiras gerações de animais híbridos não podem ser criadas em casa.

Características gerais do CHAUSIE

grupoGrupo: Gatos de pelo curto
origemPaís de Origem: Egito
portePorte: médio/grande
pesoPeso ideal: de 6,5kg a 9kg
corCor: castanho malhado, cinzento malhado, preto sólido
lifeEsperança Média de Vida: de 12 a 15 anos
preçoPreço médio: de 6500€ a 8900€

Características específicas do CHAUSIE

Ativos e enérgicos, precisam de uma interação frequente com os donos, sobretudo na hora das brincadeiras, podendo tornar-se destrutivos se forem esquecidos ou ficarem entediados. A raça dá-se melhor em espaços mais amplos, onde possa correr, saltar e brincar livremente.

A sua relação com as crianças deve ser bem controlada, já que a falta de cuidado dos mais pequenos pode irritá-lo. O Chausie consegue conviver com outros animais, mas o processo de aproximação deve ser gradual e igualmente com supervisão.

Devem ser treinados para a vida doméstica, pois, apesar do seu temperamento equilibrado, possuem algumas características selvagens, incluindo hábitos noturnos, instintos de caçador e a capacidade para saltar de grandes alturas.

rating 5Energia
rating 4Inteligência
rating 3Tolerância ao frio
rating 3Tolerância ao calor
rating 2Cuidados de higiene
rating 2Queda de pelo
rating 2Tendência para problemas de saúde
rating 3Facilidade de aprendizagem
rating 2Socialização com crianças
rating 2Socialização com estranhos
rating 2Socialização com cães
rating 2Socialização com gatos

Fases da vida do CHAUSIE

fase-bébéfase-adultofase-idoso
BébéAdultoIdoso
0 – 24 meses24 meses – 12 anos12 – 15 anos

Físico do CHAUSIE

gato chausie deitado

Com a sua aparência selvagem, o Chausie é um gato grande, alto e forte, mas não volumoso, apresentando um corpo atlético composto por um peito largo e profundo e por pernas longas com músculos bem desenvolvidos.

No topo da cabeça, que tem forma de cunha, assentam orelhas grandes e retas, preferencialmente com tufos de pelo. Os olhos são ovalados e a sua cor varia de verde para castanho, embora se valorizem os tons amarelos e dourados.

A cauda é ligeiramente curta para o comprimento do Chausie, característica que pode advir do seu ancestral selvagem, mas o tamanho pode variar de exemplar para exemplar.

Temperamento do CHAUSIE

O Chausie é um gato destemido e autoconfiante, mas não agressivo ou anti-social. Apesar da sua origem selvagem, são carinhosos e criam fortes laços com a sua família humana, adaptando-se muito bem a casas com bastante movimento.

Trata-se também de uma raça inteligente, que pode ser facilmente ensinada a andar de trela e a aprender truques básicos. No entanto, a sua natureza curiosa leva a que possa meter-se em confusões, pelo que não deve ser deixado livremente na rua, a não ser que viva num espaço com um jardim cercado.

Problemas de Saúde do CHAUSIE

Estômago e intestinosSíndrome do intestino curto; Inflamação intestinal; Alergias e dificuldade em digerir alimentos derivados de plantas, como legumes e cereais

Cuidados a ter com o CHAUSIE

AlimentaçãoÉ importante oferecer ao Chausie uma alimentação consistente e equilibrada, pois trata-se de uma raça que gasta muita energia. A sua dieta deve ser à base de carne e/ou de rações sem glúten, já que o seu sistema digestivo não processa bem grãos e vegetais
PeloDeve ser escovado uma vez por semana, para retirar os pelos mortos

Origem do CHAUSIE

É uma raça que resulta do cruzamento entre um gato doméstico de pelo curto com um Gato-da-selva, espécie encontrada nas regiões do Sul da Ásia, vale do rio Nilo e Mar Cáspio. Este animal foi domesticado no Antigo Egito devido ao seu temperamento dócil e às habilidades de caçador, sendo depois mumificado junto dos seus donos para que, segundo a crença, os acompanhassem na vida além da morte.

O acasalamento desta espécie com felinos domésticos tem sido relatado ao longo dos séculos em várias partes do mundo, mas ficou mais conhecido nos anos 60 do século XX e o programa de criação da raça propriamente dito teve início apenas nos anos 90.

Em 1995, o Chausie foi registado pela TICA (Associação Internacional de Gatos), que também a reconheceu como “Nova Raça Preliminar” em 2003, concedendo-lhe o estatuto para campeonatos internacionais dez anos depois. Outras associações, como a FIFE (Federação Internacional Felina) e a CFA (Cat Fanciers’ Association) ainda não a reconhecem.

Curiosidades sobre o CHAUSIE

Por ser uma raça híbrida, os gatos machos Chausie costumam ser inférteis até à quarta ou quinta geração após o cruzamento com o Gato-da-selva.

O nome da raça pronuncia-se “Chow-see”.

Conheça mais raças de gatos:

Artigos Relacionados