Mafalda Braga
Mafalda Braga
17 Abr, 2019 - 13:00

Cão de Crista Chinês: conheça esta raça de cães e as suas caraterísticas

Mafalda Braga

Visualmente, o Cão de Crista Chinês destaca-se dos outros cães, pois a sua variedade mais conhecida é desprovida de pelo, não sendo considerada a raça mais bonita.

cão de crista chinês

O Cão de Crista Chinês tem duas variedades, sendo que a primeira é a mais conhecida e a mais fácil de ser encontrada atualmente. Ambas podem nascer da mesma ninhada.

  • Hairless – sem pelo, com excepção das patas, cabeça e cauda
  • Powderpuff – com pelo longo e fino por todo o corpo

A raça apresenta também duas variedades de ossatura:

  • Deer Type – ossatura fina
  • Cobby Type – ossatura e constituição mais pesada

Caraterísticas gerais do CÃO DE CRISTA CHINÊS

grupoGrupo: Grupo 9 – Cães de Companhia
Finalidade: cão de companhia
Ambiente ideal: apartamento
origemPaís de Origem: China
portePorte: pequeno
Altura: de 27cm a 33cm
pesoPeso ideal: de 4kg a 6kg
corCor: São admitidas todas as cores, sólidas, mistas ou manchadas, mas as mais comuns são castanho, cinza, mogno, preto, creme
lifeEsperança Média de Vida: entre 10 a 14 anos
preçoPreço médio: de 480€ a 960€

Caraterísticas específicas do CÃO DE CRISTA CHINÊS

É um cão sensível que precisa de tutores pacientes e pouco ríspidos. Tem alguma tendência para fugir e pode ser difícil capturá-lo, devido à sua teimosia, outra das características da raça. Também são bons em saltos e escalada, por isso certifique-se que a sua casa está bem cercada.

Com pouca necessidade de exercício físico, não será o companheiro de corridas ideal, mas vai necessitar de estimulação mental frequente. Dá-se bem com crianças, outros animais e pessoas estranhas, mas mantém-se alerta.

rating 2Energia
rating 4Inteligência
rating 2Tolerância ao frio
rating 2Tolerância ao calor
rating 2Cuidados de higiene
rating 3Tendência para problemas de saúde
rating 3Facilidade de aprendizagem
rating 3Socialização com crianças
rating 3Socialização com estranhos
rating 4Socialização com cães
rating 4Socialização com gatos

Fases da vida do CÃO DE CRISTA CHINÊS

fase-bébéfase-adultofase-idoso
BébéAdultoIdoso
0 – 6 meses6 meses – 10 anos10 – 14 anos

Físico do CÃO DE CRISTA CHINÊS

cão de crista chinês no jardim

É um cão sensível que precisa de tutores pacientes e pouco ríspidos. Tem alguma tendência para fugir e pode ser difícil capturá-lo, devido à sua teimosia, outra das características da raça. Também são bons em saltos e escalada, por isso certifique-se que a sua casa está bem cercada.

Com pouca necessidade de exercício físico, não será o companheiro de corridas ideal, mas vai necessitar de estimulação mental frequente. Dá-se bem com crianças, outros animais e pessoas estranhas, mas mantém-se alerta.

Temperamento do CÃO DE CRISTA CHINÊS

Em geral, o Cão de Crista Chinês é um cão bem-disposto e alegre, nunca arisco nem agressivo. Muito apegado aos donos, não será difícil conquistar a sua confiança, mas deve ser treinado para receber ordens de toda a família ou poderá desenvolver alguma timidez.

Adapta-se bem à vida num apartamento, embora não deva ser deixado sozinho durante muito tempo, pois pode sofrer de ansiedade de separação. O Cão de Crista Chinês calvo é, por norma, mais carente que a variedade Powderpuff, que possui uma natureza mais independente.

Problemas de Saúde do CÃO DE CRISTA CHINÊS

PeleProblemas dermatológicos (cravos, alergias, insolação)
DentesProblemas dentários (cáries e perda de dentes)
OlhosAtrofia progressiva da retina; Glaucoma; Síndrome do olho seco

Cuidados a ter com o CÃO DE CRISTA CHINÊS

TemperaturaSão muito sensíveis a variações de temperatura. Quando está frio e húmido, a variedade sem pelo deve sair à rua com um casaco próprio para cães. Algumas pessoas defendem que, nos dias mais quentes, é importante usar protetor solar e hidratante, mas informe-se melhor sobre este assunto com o médico veterinário
Pelo e PeleA variedade Powderpuff deve ser escovada semanalmente e ter o focinho aparado a cada duas semanas. Depois do banho, que deve ser dado com alguma frequência com produtos de qualidade, é importante secar muito bem a pele, evitando assim uma dermatite
DentesEscove duas a três vezes por semana. A partir dos 2/3 anos aposte mais na comida húmida para evitar a perda de dentes

Origem do CÃO DE CRISTA CHINÊS

Com uma origem difícil de precisar, há relatos de que os cães desta raça teriam pertencido a famílias da dinastia Han, uma das mais importantes da cultura chinesa. Na altura, era uma raça maior e mais forte, cuja função era guardar o tesouro real. As variedades mais pequenas eram usadas pelos marinheiros que levavam os animais nos barcos para caçar ratos e outras pragas. Nos portos, eles eram trocados e foi desta forma que o Cão de Crista Chinês se espalhou pelo mundo.

No final do século XIX e início do século XX, chegou aos Estados Unidos da América já com uma aparência semelhante aos parâmetros atuais, tornando-se popular nas exposições que iam acontecendo no país.

Curiosidades sobre o CÃO DE CRISTA CHINÊS

A nível de aparência, o Cão de Crista Chinês não gera unanimidade e durante muitos anos foi o vencedor de uma competição norte americana que elege o cão mais feio do mundo.

O Cão de Crista Chinês apareceu em vários filmes e séries de televisão populares. Fluffy era o animal de estimação de Cruella de Ville em Os 102 Dálmatas; Krull, o de Kate Hudson a Matthew McConaughey em Como Perder um Homem em 10 Dias; e Halston, o da personagem Amanda em Betty Feia.

Conheça mais raças de cães:

Artigos Relacionados