Drª Patricia Azevedo | Médica Veterinária
Drª Patricia Azevedo | Médica Veterinária
27 Dez, 2019 - 10:04

6 brinquedos para cansar os cães

Drª Patricia Azevedo | Médica Veterinária

Alguns cães têm muita energia e é necessário ajudá-los a desgastá-la. Espreite estes brinquedos para cansar os cães e saiba como ajudá-los a desgastar a energia em excesso.

6 brinquedos para cansar os cães

Os brinquedos para cansar os cães são uma maneira de ajudar os cães hiperativos ou muito agitados a se acalmarem e, consequentemente, a reduzir o desenvolvimento de doenças comportamentais.

Brinquedos para cansar os cães: quando utilizar?

Os brinquedos para cansar os cães podem ser utilizados em qualquer altura e para qualquer tipo de cão. No entanto, são uma boa forma de fazer com que o seu cão desgaste energia e se distraia, especialmente quando está sozinho.

Cães que passam muito tempo sozinhos em casa podem desenvolver ansiedade e se não tiverem entretenimento podem arranjá-lo eles mesmos, destruindo a casa. Assim, a opção do brinquedo que o entretém durante um grande período de tempo é preferível.

Deve sempre ter o cuidado de se informar se o brinquedo é seguro para o deixar sozinho com o cão, pois alguns só devem ser utilizados com vigilância.

Se o seu cão é muito agitado, pede muita atenção, salta, corre e acaba por estragar coisas e a fazer com que os tutores percam a paciência. Assim, com os brinquedos, o cão consegue distrair-se sozinho.

Os brinquedos para cansar os cães, por norma, são brinquedos que cativam o cão e o estimulam tanto física como emocionalmente, ajudando-o também a ficar mais rápido e perspicaz.
Apesar de estes brinquedos poderem ser utilizados para desgastarem energia, é necessário também brincar com o seu cão e fazer atividades com ele, como passeios e caminhadas, para desgastar energia.

6 brinquedos para cansar os cães

1. Brinquedo dental para cães

6 brinquedos para cansar os cães

Os brinquedos dentais para cães, para além de os entreter enquanto satisfazem o seu instinto de morder, também contribuem para a saúde oral do cão.

Estes brinquedos são feitos de borracha e existem em vários formatos, mas todos eles são compostos por pequenas aberturas onde o cão consegue morder e ao mesmo tempo fazer movimentos de fricção com os dentes no próprio brinquedos de forma a limpar os dentes e fortalecer as suas mandíbulas.

Alguns destes brinquedos são aromatizados com sabores agradáveis para o cão, de forma a torna-los mais interessantes.

2. Dispensadores de comida

Os brinquedos dispensadores de comida são os mais apreciados pelos cães. O funcionamento deste tipo de brinquedo é através da colocação de petiscos apetitosos ou a própria comida do cão.

Existem vários modelos destes brinquedos, com diferentes graus de dificuldade, no entanto, todos têm uma forma de abertura para que a comida possa sair, no entanto, é necessário que o cão faça vários movimentos com o brinquedo para que esta saia.

Enquanto o cão está a tentar fazer a comida sair vai mordendo o brinquedo, e alguns cães gostam de brincar com o brinquedo mesmo sem comida.

3. Brinquedos de corda

6 brinquedos para cansar os cães

Estes brinquedos para cansar os cães são feitos com uma corda resistente e macia, que fazem o cão sentir necessidade de o morder. Este brinquedo pode ser utilizado para o cão brincar sozinho ou brincar com o tutor, sendo que o tutor pode puxar a corda de um dos lados enquanto o cão puxa do outro.

Cuidado quando o cão brinca com a corda sozinho, apesar da corda ser resistente é possível que dentes mais fortes consigam destruir e podem engolir algum pedaço, portanto, mesmo que o cão brinque sozinho deve existir sempre vigilância.

4. Jogos de inteligência para cães

Existem alguns jogos para cães que estimulam o seu cérebro, semelhante aos “quebra-cabeça” das pessoas. Existem em várias formas, no entanto, todos assentam no mesmo objetivo: descobrir a comida escondida.

Existem na forma de tabuleiros com várias peças em que no interior pode esconder a comida, em algumas e outras não, e depois o seu cão tem que descobrir a comida abrindo essas peças, com as suas patas ou o focinho.

Existem vários tipos deste brinquedo e vários níveis de dificuldade. Este jogo deve ser feito com a vigilância e ajuda dos tutores.

5. Discos para cães

6 brinquedos para cansar os cães

Os discos podem ser utilizados ao ar livre para brincar com o seu cão, no entanto é uma atividade que envolve sempre o tutor, pois e necessário que o disco seja atirado para o cão o apanhar.
Este é um dos brinquedos que mais contribui para o desgaste físico do cão, pois obriga-o a dar grandes corridas.

Deve ter sempre cuidado com a utilização de brinquedos para cansar os cães, nomeadamente os que provocam desgaste físico, pois podem não ser adequados para cães mais velhos ou com algum problema de saúde.

6. Bolas

Os cães adoram bolas, independentemente da sua forma, cor, feitio ou tamanho, qualquer cão gosta de correr atrás de uma bola. Este é um dos brinquedos mais simples para cansar os cães e são baratos.

O cão vai passar bastante tempo a correr com a bola e vai ficar cansado, acabando por desgastar a sua energia e ficar mais calmo posteriormente.

A bola é um brinquedo que pode ser utilizado para o cão brincar sozinho ou com os seus tutores.

Veja também

Fontes

Evaluation of treatments for separation anxiety in dogs. Disponível em: https://avmajournals.avma.org/doi/abs/10.2460/javma.2000.217.342