Mafalda Braga
Mafalda Braga
17 Abr, 2019 - 11:00

Bloodhound: conheça esta raça de cães e as suas caraterísticas

Mafalda Braga

Farejador sem igual, o Bloodhound ou Santo Humberto é considerado um dos cães com o olfato mais apurado e, assim que se põe a seguir uma pista, nada o vai parar.

Bloodhound

O nome do Bloodhound (cão de sangue) é uma referência ao seu sangue puro, de uma raça mantida pelos nobres, mas outra teoria defende que ele é assim chamado devido à sua habilidade para seguir um animal pelo cheiro do seu sangue.

A outra designação pela qual é conhecido – Santo Humberto – deve-se aos responsáveis pelo aperfeiçoamento da raça: os monges da abadia de Santo Humberto.

Caraterísticas gerais do BLOODHOUND

grupoGrupo: Grupo 6 – Cães de Levante e Corso e raças semelhantes
Finalidade: cão de caça
Ambiente ideal: casa
origemPaís de Origem: Bélgica
portePorte: grande
Altura: de 58cm a 68cm
pesoPeso ideal: de 40kg a 48kg
corCor: preto e fogo ou só fogo. Aceita-se uma pequena mancha branca no peito e nas patas
lifeEsperança Média de Vida: entre 7 a 12 anos
preçoPreço médio: de 600€ a 970€

Caraterísticas específicas do BLOODHOUND

O Bloodhound é o mais possante dos cães farejadores, com passo lento e imponente, sendo capaz de se manter a trote por quilómetros. Apesar de ser um cão grande e de personalidade calma, o Bloodhound não é preguiçoso.

Obstinado e um pouco teimoso, não é a raça mais fácil de treinar para a obediência tradicional, mas quando se trata de seguir cheiros ele aprende depressa. No entanto, uma vez imbuído nessa tarefa, deixa de prestar atenção a tudo o resto e dificilmente será dissuadido.

rating 3Energia
rating 3Inteligência
rating 3Tolerância ao frio
rating 2Tolerância ao calor
rating 4Cuidados de higiene
rating 3Queda de pelo
rating 4Tendência para problemas de saúde
rating 3Facilidade de aprendizagem
rating 4Socialização com crianças
rating 3Socialização com estranhos
rating 4Socialização com cães
rating 4Socialização com gatos

Fases da vida do BLOODHOUND

fase-bébéfase-adultofase-idoso
BébéAdultoIdoso
0 – 12 meses12 meses – 7 anos7 – 12 anos

Físico do BLOODHOUND

bloodhound físico

O Bloodhound é um cão grande, forte e pesado. A sua cabeça, um dos pontos mais característicos da raça, é bem formada, grande em todas as dimensões exceto na largura. Na testa e nas bochechas a pele forma rugas e dobras profundas, sendo menos abundantes nas fêmeas. O peito é largo e profundo e as coxas robustas, revelando a força do animal. O pelo é curto e duro sobre todo o corpo, mas macio e sedoso nas orelhas e no crânio.

Temperamento do BLOODHOUND

É pouco procurado para animal de estimação, embora seja um cão com um temperamento muito dócil e amistoso, sobretudo com crianças, de quem vai tolerar quase todas as brincadeiras. Extremamente apegado e dedicado aos donos, não gosta de ser deixado sozinho, mostrando muita sensibilidade, tanto aos elogios quanto às correções.

Embora possa ser desconfiado com estranhos, não é o cão de guarda ideal, pois não demonstra agressividade e ladra pouco, podendo, contudo, uivar quando sente uma ameaça.

Problemas de Saúde do BLOODHOUND


Olhos
Ectrópio e entrópio (anomalia das pálpebras que se apresentam reviradas para fora ou para dentro, respetivamente)
OssosDisplasia coxo-femoral
OuvidosOtites
EstômagoTorção gástrica

Cuidados a ter com o BLOODHOUND

Pelo e PeleEscove uma vez por semana. Limpe diariamente as dobras e rugas do Bloodhound com um pouco de soro fisiológico e depois seque-as totalmente.
OuvidosLimpe semanalmente os detritos para fora do canal auditivo externo com uma solução recomendada por um veterinário
AlimentaçãoAs refeições devem ser curtas e divididas em duas a três porções por dia

Origem do BLOODHOUND

Apesar de os ingleses reclamarem a paternidade da raça, o Bloodhound terá tido origem nas Ardenas Belgas, onde foi introduzido no fim do século VII por Santo Humberto, padroeiro dos caçadores. Criada e desenvolvida pelos monges da abadia com o mesmo nome, foi levada depois por Guilherme, o Conquistador, para Inglaterra, onde foi cruzada com outras raças e se estabeleceu, passando a ser conhecida como Bloodhound.

Devido ao olfato apurado, foram muito utilizados, ao longo dos anos, como perseguidores de pistas e seguidores de rastos, tanto de animais como de pessoas.

Curiosidades sobre o BLOODHOUND

As personagens da Disney, Pluto e Pateta, foram inspiradas nos cães desta raça. Bruno, o cão da Cinderela, também é um Bloodhound.

O Bloodhound consegue seguir um cheiro deixado para trás até 300 horas (cerca de 12 dias). Foi devido a este olfato excepcional que se tornou o primeiro animal cujo “testemunho” é legalmente admitido em alguns tribunais dos Estados Unidos da América.

Conheça mais raças de cães: