Psicóloga Ana Graça
Psicóloga Ana Graça
02 Out, 2018 - 12:21

13 Benefícios de ter um cão na família que importa conhecer

Psicóloga Ana Graça

Ter um cão, desperta sentimentos positivos, traz benefícios para a saúde dos donos e muito mais. Conheça estes 13 benefícios de ter um cão na família.

13 Benefícios de ter um cão na família que importa conhecer
O artigo continua após o anúncio

Os seus filhos pedem-lhe insistentemente um cão? Se ainda não pedem, muito provavelmente vão pedir e, portanto, importa conhecer os prós e contras de ter um cão, de forma a tomar uma decisão ponderada e informada. A verdade é que as investigações feitas mostram que os benefícios de ter um cão na família são imensos. Vamos conhecê-los!

13 benefícios de ter um cão na família que importa conhecer

As crianças pedem aos pais para ter em casa vários animais de estimação, mas os benefícios de ter um cão na família são aqueles que estão mais e melhor estudados, nomeadamente ao nível dos benefícios para a saúde dos humanos. Ora repare:

1 – Os donos de cães têm uma pressão sanguínea mais baixa e menos colesterol do que os não-donos e têm menos probabilidade de ter determinados problemas de saúde.

2 – Habitualmente, pessoas que convivem com cães diariamente têm um sistema imunitário mais forte, o que permite que se mantenham saudáveis e que recuperem mais rapidamente quando se encontram doentes.

3 – Famílias com cães em casa sentem necessidade de consultar o médico menos vezes.

4 – Assim sendo, as crianças que têm um amigo peludo de 4 patas faltam menos vezes à escola por estarem doentes.

5 – Os cães são ótimos companheiros para crianças que se vêm confrontadas com determinadas doenças crónicas. São também fieis amigos nas situações de perda ou luto;

6 – Ter um cão na família contribui para que todos os elementos sintam menor solidão, maior bem-estar emocional e amor incondicional.

7 – Os benefícios de passear o cão são imensos. Melhora a condição física, ajuda a manter-se saudável e ainda permite que conheça outros cães e outros donos, fazendo novas amizades.

O artigo continua após o anúncio

8 – Quem é que não gosta de rir e ser feliz! Ninguém! Chegar a casa após um longo e duro dia de trabalho e receber o carinho do fiel amigo de 4 patas ajuda a melhorar o humor e o bem-estar.

9 – A experiência de conviver com um cão na infância permanece durante toda a vida de uma pessoa e tem um poder transformador do vínculo humano-animal para toda a vida.

10 – As investigações mostram que o convívio entre crianças e um cão na infância trazem companheirismo, conforto, suporte emocional e aumento de autoestima para as crianças.

11 – Os cães auxiliam na educação já que permitem viver desde cedo experiências, confronto com factos naturais como a morte, o nascimento, a doença e a aprender como cuidar dos outros (por exemplo, alimentar ou escovar o cão);

12 – Ter um cão em casa é uma ótima ajuda para reduzir o risco de as crianças virem a ter alergias e asma, na medida em que a proximidade contribui para ativar e fortalecer o sistema imunitário.

13 – Interagir com um cão, fiel e divertido companheiro, contribui para uma maior produção de determinados neurotransmissores que provocam a sensação de prazer e que são detentores de propriedades calmantes. Assim, ter um cão ajuda toda a família a gerir as situações de maior stress e ansiedade.

Em suma…

O cão é cada vez mais entendido como mais um elemento da família e ainda bem que assim é, já que os benefícios de ter um cão na família são enormes, contudo, importa avaliar se tem todas as condições para receber um cão em sua casa.

Antes de aceder ao pedido insistente dos seus filhos para ter um cão em casa avalie se o espaço de que dispõe é o mais adequado para que o peludo de 4 patas possa ser feliz, se o orçamento familiar permite suportar todos os cuidados de que o cão necessita, e se todos os elementos da família estão de acordo e motivados para se responsabilizarem pelos cuidados do animal.

O artigo continua após o anúncio

Veja também: