Aquilo em que nos tornamos em adultos tem muito a ver com o que aprendemos durante a nossa infância acerca de nós mesmos, dos outros e do mundo à nossa volta. É na infância que se lançam as bases do desenvolvimento físico, motor, social, emocional e cognitivo.
Conhecer o que caracteriza o desenvolvimento normal, ou seja, aquilo que cada criança é capaz de fazer em determinada idade, permite identificar os desvios desenvolvimentais. Assim, apesar de existirem sempre importantes diferenças individuais, importa conhecer o que bebés e crianças devem aprender e com que idade.
Que competências queremos que as nossas crianças desenvolvam?
Logo desde cedo importa promover o desenvolvimento de uma autoestima e saúde emocional positivas, o desenvolvimento físico e motor, estimular o desenvolvimento do raciocínio e do pensamento conceptual, a capacidade de exploração, a atitude de compreensão do mundo, a competência social, a expressão e a comunicação, a capacidade de auto-organização e iniciativa e a criatividade.
Para saber que os bebés e crianças estão a desenvolver de acordo com o esperado, os pais e os profissionais de saúde que avaliam o desenvolvimento de bebés e crianças, devem não só conhecer os parâmetros do desenvolvimento normal, mas também considerar que os limites do normal são extraordinariamente amplos, ou seja, nem todas os bebés e crianças atingem, na mesma idade, o mesmo estádio de desenvolvimento.
O que bebés e crianças devem aprender e com que idade
Os indicadores que se seguem permitem conhecer o que bebés e crianças devem aprender e em que idade e, servem apenas como padrão de referência da normalidade, contribuindo para uma melhor informação e atenção acerca da saúde infantil.
Postura e Motricidade Global
4-6 semanas
Decúbito ventral: levanta a cabeça;
Decúbito dorsal: a postura deve ser assimétrica; membro superior do lado da face em extensão;
Sentado: dorso em arco e mãos fechadas;
Suspensão vertical: cabeça ereta, membros semi-fletidos.
3 meses
Decúbito ventral: apoio nos antebraços;
Decúbito dorsal: postura simétrica, membros com movimentos ritmados;
De pé: fletir os joelhos, não faz apoio.
6 meses
Decúbito ventral: apoia-se nas mãos;
Decúbito dorsal: levanta cabeça, membros inferiores na vertical com dedos fletidos;
Mantém-se sentado sem apoio;
De pé faz apoio.
9 meses
Senta-se sozinho e fica sentado 10 a 15 minutos;
Põe-se de pé com apoio mas não consegue baixar-se.
12 meses
Passa de decúbito dorsal a sentado;
Tem equilíbrio sentado;
Gatinha;
Põe-se de pé e baixa-se com o apoio de uma ou duas mãos.
18 meses
Anda bem;
Apanha brinquedos do chão.
2 anos
Corre;
Sobe e desce com os dois pés o mesmo degrau.
3 anos
Equilíbrio momentâneo num pé;
Sobe escadas alternadamente.
4 anos
Fica num pé sem apoio 3 a 5 segundos;
Salta num pé;
Sobe e desce as escadas alternadamente.
5 anos
Salta alternadamente num pé.
Visão e Motricidade Fina
4-6 semanas
Segue uma bola pendente a 20-25cm em ¼ de círculo (do lado até à linha média).
3 meses
Mãos abertas: junta-as na linha média e brinca com elas;
Segue uma bola pendente ½ círculo e horizontal;
Pestanejo de defesa.
6 meses
Tem preensão palmar;
Leva os objetos à boca;
Transfere objetos;
Se o objeto cai, esquece-o imediatamente.
9 meses
Tem preensão e manipulação;
Leva tudo à boca;
Aponta com o indicador;
Atira os objetos ao chão deliberadamente;
Procura o objeto que caiu ao chão.
12 meses
Explora com energia os objetos e atira-os sistematicamente ao chão;
Procura um objeto escondido.
18 meses
Constrói torre de 3 cubos;
Faz rabiscos mostrando preferência por uma mão;
Olha um livro de bonecos e vira várias páginas de cada vez.
2 anos
Constrói torre de 6 cubos;
Imita rabisco circular;
Gosta de ver livros e vira uma página de cada vez.
3 anos
Constrói torre de 9 cubos;
Combina duas cores, geralmente o vermelho e o amarelo.
4 anos
Combina e nomeia 4 cores básicas.
5 anos
Copia o quadrado e o triângulo;
Conta 5 dedos de uma mão.
Audição e Linguagem
4-6 semanas
Pára e pode voltar os olhos ao som de uma sineta ou voz a 15cm do ouvido.
3 meses
Geralmente volta-se em direção aos sons.
6 meses
Segue os sons a 45cm do ouvido;
Dá gargalhadas;
Vocaliza sons monossílabos e dissílabos.
9 meses
Atenção rápida para os sons perto e longe;
Repete várias sílabas ou sons do adulto.
12 meses
Dá pelo nome e volta-se;
Vocaliza incessantemente em tom de conversa, embora completamente impercetível;
Compreende ordens simples como “dá cá” e “adeus”.
18 meses
Usa 6 a 26 palavras reconhecíveis e compreende muitas mais;
Mostra em si ou num boneco os olhos, o cabelo, o nariz e os sapatos.
2 anos
Diz o primeiro nome;
Fala sozinho enquanto brinca;
Junta duas ou mais palavras, construindo frases curtas;
Nomeia objetos.
3 anos
Diz o nome completo e o sexo;
Vocabulário extenso mas pouco compreensível por estranhos;
Defeitos de articulação e imaturidade na linguagem.
4 anos
Sabe o nome completo, a idade, o sexo e habitualmente a morada;
Linguagem compreensível.
5 anos
Sabe o nome completo, a idade, o sexo, a morada e habitualmente a data de nascimento;
Vocabulário fluente e articulação geralmente correta.
Comportamento e Adaptação Social
4-6 semanas
Fixa a face da mãe quando esta o alimenta;
Sorriso presente por volta das 6 semanas;
Chora quando desconfortável.
3 meses
Sorri;
Boa resposta à aproximação de uma face familiar.
6 meses
Mais ativo, atento e curioso.
9 meses
Leva uma bolacha à boca;
Mastiga;
Distingue os familiares dos estranhos.
12 meses
Bebe pelo copo com ajuda;
Segura a colher mas não usa;
Colabora no vestir levantando os braços;
Demonstra afeto.
18 meses
Bebe por um copo sem entornar muito, levantando-o com ambas as mãos;
Segura a colher e leva alimentos à boca;
Exige muita atenção;
Começa a copiar atividades domésticas.
2 anos
Coloca o chapéu e os sapatos;
Usa bem a colher;
Bebe por um copo e coloca-o no lugar sem entornar.
3 anos
Pode despir-se, mas geralmente precisa que lhe desabotoem o vestuário;
Come com colher e garfo;
Vai sozinho à casa de banho.
4 anos
Pode vestir-se e despir-se, apenas com exceção de abotoar atrás e dar laços;
Gosta de brincar com crianças da mesma idade;
Sabe esperar pela sua vez.
5 anos
Veste-se só;
Lava as mãos e a cara de forma autónoma;
Escolhe amigos;
Compreende as regras do jogo.
Como conclusão…
Nunca é demais lembrar que o que bebés e crianças devem aprender e com que idade varia sempre muito do ritmo individual de cada criança e que os indicadores acima descritos servem apenas como padrão de referência.
Os pais devem, acima de tudo, estar atentos a alguns sinais de alerta, que justificam a procura de aconselhamento médico, nomeadamente quando aos 6 meses o bebé não olha nem pega em nenhum objeto, quando aos 9 meses não se senta, aos 12 meses não responde à voz, ou quando aos 2 anos ainda não anda sozinho.
Mestre em Psicologia, pela Universidade do Minho com Especialização (Pós-Graduada) em Neuropsicologia Clínica, Intervenção Neuropsicológica e Neuropsicologia Geriátrica. Membro efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses, com especialidade em Psicologia Clínica e da Saúde e Neuropsicologia.