Share the post "Bacalhau à Brás na Bimby: a forma mais fácil de preparar este clássico"
A receita de Bacalhau à Brás reúne os ingredientes clássicos da culinária portuguesa: bacalhau, ovos, azeite e azeitonas.
Aliás, não podemos deixar de dizer que as batatas, cebolas e a salsa também o são. Portanto, esta é uma receita que representa muito bem a nossa cultura culinária.
A grande vantagem para quem não tem muito tempo para dedicar-se à cozinha é poder preparar de modo mais prático e fazer o Bacalhau à Brás na Bimby.
Por falar em cultura culinária, conhece a origem do Bacalhau a Brás? Um pouco de história faz dar um sabor mais especial a este clássico preparado.
Origem do Bacalhau à Brás
Reza a lenda que o Bacalhau à Brás foi criado por um taberneiro de Lisboa, de nome Braz (como era a grafia na altura).
A combinação dos ingredientes escolhidos fez tamanho sucesso, que o levou a atravessar a fronteira com a Espanha, onde hoje o prato também existe por lá, mas com nome de “revuelto de bacalao a la portuguesa” ou “bacalao dorado”. Interessante, não?
Se o fato é verídico, não se pode afirmar, mas que a receita é apetitosa, pode comprovar agora.
Bacalhau à Brás na Bimby

O modo de preparação do Bacalhau à Brás na Bimby requer uma atenção especial ao final. Deve ser finalizado na frigideira para acertar a textura dos ovos sem deixar o restante do preparado passar do ponto.
– Ingredientes –
- 300g de bacalhau (escaldado, sem pele, sem espinhos e desfiado)
- 200g de batata palha
- 6 ovos
- 100ml de azeite
- 400g de cebola
- 2 dentes de alho
- Salsa picada
- Sal e pimenta q.b.
- Azeitonas pretas de cura natural
– Modo de Preparação –
- No copo da Bimby coloque a cebola e o alho e pique 6 seg./vel. 5. Retire e reserve;
- Coloque no copo o azeite, programe 3 min./varoma/vel. 1. Em seguida, incorpore a cebola e o alho picados e programe 12 min./varoma/colher inversa;
- Terminado o tempo, adicione o bacalhau e programe 3 min./varoma/colher inversa;
- Junte a batata palha e programe 3 min./varoma/colher inversa;
- Deite todo o preparado numa frigideira e leve ao lume brando;
- Coloque os ovos na Bimby junto do sal e da pimenta e bata 10 seg./vel. 3;
- Adicione os ovos batidos à frigideira e misture tudo muito bem até os ovos ficarem cozinhados e macios.
Está pronto o seu Bacalhau à Brás na Bimby, basta decorar com a salsa picada, as azeitonas e saborear.
A título de curiosidade, há quem considere um crime utilizar batatas palha prontas na clássica receita do Bacalhau à Brás, apesar de já termos deixado tudo mais prático com a Bimby.
Para isto, se quiser chegar mais próximo da receita original, corte as batatas em em palitos finos, frite-as rapidamente ao lume até alourarem e reserve até o momento de juntar aos demais ingredientes.
Aprecie esta receita à vontade, pois muito mais do que uma iguaria típica da nossa culinária, é um preparado repleto de valor nutricional.
Os ingredientes como o bacalhau, os ovos e a salsa, fornecem boas quantidades de vitaminas, sais minerais, ómega-3 e outros nutrientes essenciais.