Mónica Carvalho
Mónica Carvalho
22 Mar, 2018 - 15:51

Atividades para fazer na Páscoa: sugestões imperdíveis

Mónica Carvalho

As próximas férias da escola estão mesmo a chegar e, consequentemente, aparecem várias atividades para fazer na Páscoa. Além de ser uma grande ajuda para os pais, que muitas vezes não têm onde deixar os filhos, é uma alegria enorme para os mais novos que podem conhecer novas pessoas e aprender coisas do seu interesse.

Atividades para fazer na Páscoa: sugestões imperdíveis
O artigo continua após o anúncio

Esta é uma excelente altura para programar atividades para fazer na Páscoa. Seja só para ocupar o período de férias das crianças ou para aproveitar melhor o tempo em família, não faltam sugestões para aproveitar bem estes dias de descanso, até porque o bom tempo parece estar a dar um ar da sua graça.

A primavera já chegou, os dias tornam-se mais longos, o clima fica melhor: estão, assim, reunidas as condições para programar as mais divertidas atividades para fazer na Páscoa. Seja ao ar livre ou em museus ou atelier, apenas se exigem duas coisas: diversão e brincadeira.

Para o ajudar a encontrar atividades para fazer na Páscoa, reunimos algumas sugestões para ocupar o tempo livre.

12 atividades para fazer na páscoa com os seus filhos

atividades para fazer na Pascoa nas ferias

Não havendo a possibilidade de os pais usufruírem de um período de férias de Páscoa com os filhos, a inscrição em iniciativas, formações ou workshops dinâmicos poderá ser uma boa alternativa. Deixamos algumas sugestões para todos os gostos.

1. Visitar museus

Um programa cultural é sempre uma excelente opção para qualquer altura do ano, principalmente nas férias, em que os mais pequenos estão recetivos a todas as atividades e precisam de se divertir.

  • Museus no Porto

Se está pelo Porto, porque não visitar o Museu de Serralves? “Férias em Serralves” é um programa de oficinas para crianças e jovens dos 4 aos 12 anos de idade.

O objetivo é proporcionar-lhes a possibilidade de explorar o Museu de Arte Contemporânea, o Parque e a Quinta de Serralves, através de atividades que valorizam a curiosidade e a criatividade, a experimentação e a vivência em grupo.

> Saiba mais sobre a programação das férias da Páscoa em Serralves.

O artigo continua após o anúncio

Pode optar, ainda, por conhecer o Museu dos Transportes e Comunicações e entrar no verdadeiro espírito da Páscoa, onde vários ovos estarão espalhados pelo edifício da Alfândega, inclusivamente na exposição patente “COMUNICAR”.

  • Museus em Lisboa

Por Lisboa, não deixe de conhecer o Museu dos Coches, que apresenta uma coleção única no mundo das viaturas de gala e de passeio, dos séculos XVI a XIX. Além disso, o Museu detém um conjunto de peças que foram utilizadas no serviço das viaturas e cortejos de gala e outras, ligadas à arte da cavalaria e aos jogos equestres, assim como uma coleção de retratos da Família Real Portuguesa.

Também pode inscrever os seus filhos no ATL da Páscoa do Museu das Crianças, onde poderão explorar os valores da Páscoa, com várias atividades divertidas, como cinema com pipocas, oficina das artes, discoteca, jogos tradicionais, aula de culinária, caça ao tesouro e muito mais.

> Conheça melhor a programação das atividades no Museu das Crianças.

2. Atividades na Natureza

Os apaixonados pela natureza e pelo reino animal vão ficar encantados com todas as espécies que vão encontrar e vão, com certeza, divertir-se à grande! Em vários pontos do país encontra atividades pensadas especialmente nas crianças para ocupação dos tempos livres nas férias de Páscoa.

Há vários parques naturais e zoos como é o caso Parque Biológico de Gaia, e do Zoo Santo Inácio que organizam atividades e oficinas para que o seu filho ocupe da melhor forma as suas férias de Páscoa e esteja em plena harmonia com a natureza.

O nosso conselho? Procure parques naturais próximos da sua área de residência e informe-se sobre as atividades que têm programadas nesta Páscoa.

3. Passear de teleférico

Andar de teleférico é sempre uma atividade adorada por todos. Aproveite um dia de sol e faça esta viagem. Não será difícil encontrar um teleférico em qualquer zona do país. Divirta-se!

O artigo continua após o anúncio

4. Caça ao ovo e piquenique em jardins públicos

Os jardins públicos são, por norma, de livre acesso. Por isso, por que não aproveitar o bom tempo, pegar na merenda e usufruir de um piquenique num dos espaços mais bonitos da sua zona? No final, pode organizar uma caça ao ovo e o vencedor ganha uma sobremesa deliciosa!

5. IV edição Férias com Arte

De 26 a 29 de março, o Instituto das Artes e da Imagem leva a cabo a IV edição do Férias com arte, com oficinas artísticas de desenho, fotografia, vídeo, animação 3d, cerâmica e muito mais. Várias atividades para crianças e adolescentes dos 6 aos 18 anos.

> Saiba todas as informações disponíveis sobre esta edição do Férias com arte aqui.

6. Férias com Imaginação

Férias da Páscoa não precisam de ser passadas em frente à televisão, ou a jogar Playstation. Aceite a proposta que o Lisboa Camping oferece de 26 de março a 06 de abril: inúmeras atividades ao ar livre, ateliers e jogos, sempre supervisionados por monitores credenciados.

> Conheça melhor esta programação aqui.

7. Páscoa no Bibliocarro

O Bibliocarro da Biblioteca Municipal Almeida Garrett vai contar histórias de 03 a 06 de Abril pela cidade do Porto e ainda terá à disposição duas oficinas de reciclagem, onde os participantes são desafiados a criar o seu próprio brinquedo através do acesso a diferentes tipos de matérias e suportes.

> Conheça melhor o Bibliocarro aqui. 

8. Páscoa na Kidzania

A KidZania prepara-se a rigor para receber as famílias com um programa de atividades relacionadas com a temática da Páscoa e a chegada da Primavera.

O artigo continua após o anúncio

O tema é “Exploradores na KidZania” e todos os dias decorrerá um animado Jogo da Páscoa, que colocará frente-a-frente duas equipas de crianças e adultos na conquista de coloridos Ovos da Páscoa, com prémios para todos.

> Consulte no site da Kidzania todas as informações sobre o evento.

9. Férias da Páscoa cheias de sabor

De 26 a 29 de março decorre a semana de férias da Páscoa na Vitamimos, com o objetivo de levar as crianças a aprender a fazer receitas saudáveis, brincar no parque, contactar com a horta dos Eco-Chefs e muito mais.

O público-alvo desta iniciativa são crianças dos 5 aos 12 anos, que visa o desenvolvimento de iniciativas de prevenção da obesidade infanto-juvenil e promoção de estilos de vida saudáveis.

> Consulte o site do Vitaminos aqui.

10. Férias com ciência

Por que não aproximar as crianças da ciência? É esta a proposta da Oficina da Ciência de Sintra, onde, durante nove dias, decorrerão muitas atividades científicas, da geologia à astronomia, passando pela biologia e à simples atividade física. Aproveite para proporcionar aos seus filhos umas férias escolares muito dinâmicas, de 26 de março a 6 de abril.

> Saiba tudo aqui sobre estas férias com ciência.

11. Férias com música

Ouvir, cantar, tocar e experimentar as diferentes vertentes que a música pode proporcionar é algo que os mais novos vão adorar. Assim, o Conservatório de Sintra apresenta o programa Férias com Música, para crianças dos 3 aos 5 anos, nos dias 26 e 28 de março, às 17.45h.

> Para consultar o site do conservatório de música de Sintra, clique aqui.

12. Workshop de Teatro

O objetivo deste workshop é desenvolver competências associadas aos diversos campos das artes cénicas, nomeadamente: interpretação, dramaturgia criativa, dança, voz e corpo. E, no final da aprendizagem deste pequeno curso lecionado pela produtora Tenda, os formandos irão apresentar uma performance final à família e amigos, para mostrarem tudo o que aprenderam.

> Todas as informações disponíveis aqui.

6 Atividades para se divertir em casa, na Páscoa

atividades para fazer em casa na páscoa

Os momentos em família são importantes para também desenvolver atividades em conjunto que ajudem a criar muitos momentos divertidos. Deixamos algumas sugestões.

1. Gincana

Aproveite para desenvolver as competências mentais e culturais dos mais pequenos, ou até dos mais graúdos. Pode fazer perguntas sobre a história da Páscoa e premiar os vencedores com ovos de chocolate. Além de ser uma excelente forma de fazer com que todos entendam o significado desta data, será a garantia de momentos muitos gulosos.

2. Amigo ovo

Esta é a recriação do amigo secreto, uma brincadeira tradicionalmente feita no Natal.

Para a Páscoa o processo é semelhante: cada participante deve tirar um papel com o nome de outra pessoa e fazer a troca de ovos de chocolate no domingo de Páscoa. E até podem personalizar os ovos de acordo com a personalidade ou gostos da pessoa que o irá receber.

3. Corrida dos ovos

Quem não se recorda de fazer a corrida dos ovos nos intervalos da escola primária? O jogo é simples: cada participante deve ter uma colher e um ovo. Deve ser escolhido um ponto de partida e um ponto de chegada.

O objetivo é fazer com que os participantes caminhem de um ponto ao outro com a colher na boca e o ovo na colher. Quem chegar à meta sem partir o ovo, ganha o jogo!

4. Ovos coloridos

O ideal será começar por cozer alguns ovos, para evitar que eventualmente se partam. Depois, e sem retirar a casca, personalizá-los como mais gostarem, com recurso a tintas, brilhantes, autocolantes… A imaginação é o limite!

5. Salto do coelho

Faça duas marcas com giz no chão, definindo um ponto de partida e outro de chegada. Após o sinal, todos os participantes terão de saltar como um coelho até chegar à marca feita. O primeiro a chegar é o coelho campeão desta Páscoa.

6. Galinhas da Páscoa

E os ovos vêm de onde? Das galinhas, claro – apesar de nesta altura o coelho da Páscoa gostar de dar uma ajuda na tarefa da distribuição dos ovos. E, para preparar as galinhas da melhor maneira, vai precisar de:

  • Caixas de ovos, sendo que com cada caixa poderá fazer três galinhas;
  • 1 folha A4 de cartolina vermelha;
  • 1 folha A4 de cartolina amarela;
  • Tinta acrílica branca;
  • Tinta acrílica amarela;
  • 1 pincel;
  • Olhos de bonecos ou botões;
  • Cola quente;
  • Penas brancas pequenas;
  • Paus de madeira, dos que se usam para preparar espetadas.
  • Depois é só montar as galinhas:
  • Cortar as caixas de ovos a meio, de modo a ficar com um suporte para pousar o ovo e a parte que segura o ovo (respetivamente o corpo e a cabeça da galinha), pintar de branco e deixar secar;
  • Na cartolina vermelha desenhar uma crista e um coração e recortar em seguida;
  • Colar com cola quente a crista no topo da cabeça;
  • Colar os olhos um pouco abaixo da crista;
  • Desenhar um bico na cartolina amarela e colar no sítio correto;
  • Por baixo do bico colar o coração vermelho, mas invertido.
  • Cortar os paus a meio, para fazer as patas, pintar com a tinta amarela e colocar no lugar das patas;
  • Utilizar duas penas, para colar no lugar onde deverão estar as asas;
  • Agora que a galinha está montada, pode encher a cavidade vazia com ovos de chocolate.

Divirta-se com todas estas atividades para fazer na Páscoa e seja feliz com a sua família!

Veja também: