Mónica Carvalho
Mónica Carvalho
21 Jan, 2020 - 13:17

Alunos incentivam portugueses a comer fruta

Mónica Carvalho

Campanha da APCOI junto das escolas pretende alertar para um maior consumo de fruta. Veja como.

incentivar o consumo de fruta aos portugueses

A APCOI – Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil lançou hoje no site Heróis da Fruta as fotografias a concurso que têm como objetivo incentivar o consumo de fruta junto dos portugueses.

O projeto faz parte de uma campanha de âmbito nacional para incentivar os portugueses a seguirem o exemplo das 354 mil crianças que até ao momento já participaram no projeto “Heróis da Fruta – Lanche Escolar Saudável” e que começaram a comer mais fruta, pelo menos uma dose extra, no lanche da manhã ou da tarde.

São mais de 400 fotografias oriundas de escolas de todos os distritos e regiões autónomas de Portugal e que pretendem alertar para o baixo consumo de fruta da população portuguesa, até porque metade dos portugueses, de acordo com o Inquérito Alimentar Nacional e de Atividade Física (IAN-AF), não atinge as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS) para a ingestão de, pelo menos, 5 porções diárias de fruta e produtos hortícolas.

Mário Silva, Presidente da APCOI afirma que “aumentar substancialmente a ingestão diária de fruta e outros alimentos de origem vegetal é a principal ação global a tomar para combater a obesidade e travar o aumento do aquecimento global, por ser esta a categoria alimentar com maiores benefícios nutricionais na prevenção de doenças e cuja produção tende a ser mais ecológica”.

incentivar a comer fruta importancia

O baixo consumo de fruta é indicado pela OMS como um dos dez principais fatores de risco associados ao desenvolvimento de doenças crónicas não transmissíveis, como a obesidade.

E é nesse sentido que milhares de alunos aceitaram o convite da APCOI para participar nesta campanha, não só através do consumo de fruta, mas também com algumas fotografias, que estão agora para votação online.

As fotografias que, até 10 de fevereiro, consigam angariar 200 votos por telefone ou 2.000 gostos no Facebook serão finalistas e as respetivas escolas serão premiadas. A votação por telefone para eleger as fotografias finalistas é a vertente solidária desta campanha: 100% da receita de cada chamada (0,60€+IVA) será dado como donativo para oferecer fruta a crianças que não podem levar lanche para a escola.

Desde 2015, a APCOI já distribuiu gratuitamente mais de 50.000 peças de fruta nas escolas portuguesas e este programa em muito ajuda a isso. O programa Heróis da Fruta é atualmente o maior do género em Portugal, concebido por uma equipa multidisciplinar, para incentivar as crianças entre os 2 e os 10 anos e respetivas famílias, a adotar e manter hábitos saudáveis na sua rotina diária, através de exemplos positivos, personagens divertidos e desafios motivacionais.

Fonte

1. Heróis da Fruta. Disponível em: https://www.heroisdafruta.com/

Veja também