Mafalda Braga
Mafalda Braga
17 Abr, 2019 - 13:00

Airedale Terrier: tudo o que precisa de saber sobre esta raça

Mafalda Braga

Em tempos cão polícia e intrépido caçador, o Airedale Terrier é a maior das raças Terrier, reunindo todas as características deste grupo de cães.

airedale terrier deitado no chão

O Airedale Terrier é chamado, pelos fãs da raça, como o Rei dos Terriers, não só pelo tamanho deste cão, superior aos do seu grupo, mas também por ser considerado o mais esperto e inteligente. Características que podem jogar a seu favor, se o dono estiver preparado para a sua personalidade forte e um pouco impertinente.

Se está à procura de um animal maleável e submisso, que responde imediatamente a cada comando, o Airedale não é o mais indicado. Este cão precisa, acima de tudo, de grandes doses de paciência e de uma chefia firme, mas também carinhosa.

Características gerais do AIREDALE TERRIER

grupoGrupo: Grupo 3 – Terriers
Finalidade: cão de caça e de companhia
Ambiente ideal: casa ou apartamento com espaço exterior
origemPaís de Origem: Grã-Bretanha
portePorte: médio
Altura: de 56cm a 61cm
pesoPeso ideal: de 20kg a 25kg
corCor: preto e cor de fogo; cinzento e cor de fogo
lifeEsperança Média de Vida: entre 10 a 13 anos
preçoPreço médio: de 480€ a 640€

Características específicas do AIREDALE TERRIER

Alguns Airedale Terrier são um pouco dominantes, com tendência para desafiar tanto outros animais, como membros da família, se os considerarem submissos. Por esta razão, deve ser treinado desde cedo para garantir que não há problemas de relacionamento em casa.

Agitado e com grande instinto de caçador, precisa de exercícios e brincadeiras adequadas de forma regular, ou poderá tornar-se destrutivo. A somar a isto, é um cão que gosta de roer e cavar, pelo que, se tiver oportunidade, verá nos seus móveis e jardim alvos fáceis.

rating 4Energia
rating 4Inteligência
rating 3Tolerância ao frio
rating 3Tolerância ao calor
rating 3Cuidados de higiene
rating 2Queda de pelo
rating 3Tendência para problemas de saúde
rating 3Facilidade de aprendizagem
rating 4Socialização com crianças
rating 3Socialização com estranhos
rating 2Socialização com cães
rating 2Socialização com gatos

Fases da vida do AIREDALE TERRIER

fase-bébéfase-adultofase-idoso
BébéAdultoIdoso
0 – 12 meses12 meses – 10 anos10 – 13 anos

Físico do AIREDALE TERRIER

físico airedale terrier

O Airedale Terrier possui uma aparência quadrada com cabeça rectangular, bem proporcionada e sem rugas. Os olhos são pequenos, de cor escura, e as orelhas em formato de V dobram-se para os lados. A cauda é de inserção alta, empinada e pode ou não ser cortada.

A pelagem, de comprimento médio, com uma textura dura, espessa e aramada, apresenta-se de cor preta no selim, parte superior do pescoço e cauda, e cor de fogo no resto do corpo.

Temperamento do AIREDALE TERRIER

O Lulu da Pomerânia mantém sempre uma distância de segurança para com os estranhos, não perdendo nunca o olhar atento e uma postura de alerta, o que prova a sua elevada inteligência, que deve ser estimulada, com treinos e brincadeiras.

Na sua natureza é uma raça curiosa, dócil, corajosa e ousada, segura de si mesma e muito protetora em relação aos donos. Por isso, habitue-o, desde cedo, ao contacto com outras pessoas e animais, para não se tornar uma pequena fera.

Problemas de Saúde do AIREDALE TERRIER

Sistema endócrinoHipotiroidismo
OssosDisplasia coxo-femoral
EstômagoTorção gástrica
PeleDermatites e eczemas
OuvidoOtites

Cuidados a ter com o AIREDALE TERRIER

PelePara prevenir problemas de pele, ofereça-lhe uma alimentação de qualidade, à base de ómega 3 e 6 e ácidos gordos
PeloEscove-o duas vez por semana, apare o excesso de pelos a cada dois meses e leve-o à tosquia duas vezes por ano. A barba do Airedale Terrier deve ser lavada diariamente para remover restos de comida ou sujidade acumulada
OuvidosMantenha os seus ouvidos limpos e secos para evitar infeções, usando um pedaço de algodão humedecido com um produto de pH equilibrado

Origem do AIREDALE TERRIER

Deve o seu nome ao Vale do Aire, no condado de Yorkshire, que viu nascer, em meados de 1800, uma raça criada a partir dos cruzamentos entre cães de lontra (Otterhound) e alguns tipos de Terrier, como o Old English Black e Tan, hoje extinto. Na época, o objetivo era obter um cão capaz de caçar lontras, ratos e outros pequenos animais na água. O seu nome original era, aliás, Waterside Terrier.

Mais tarde, durante a Primeira Guerra Mundial, a raça foi uma das primeiras a ser treinada para trabalhar com o exército, cumprindo as funções de mensageiro, sentinela, portador de comida e munições, além de ajudar as vítimas da Cruz Vermelha.

Curiosidades sobre o AIREDALE TERRIER

Foi um cão desta raça que inspirou a escritora canadiana Margaret Marshall Saunders a escrever, em 1893, o livro Beautiful Joe, sobre a história de um Airedale Terrier que sofria de maus tratos. O reconhecimento da obra contribuiu para a consciencialização mundial da crueldade animal.

Das várias raças de cães que já estiveram na Casa Branca, o Airedale Terrier foi um dos mais famosos. Laddie Boy era o animal de estimação do presidente Warren Harding e, perto de 1920, acompanhava-o para todo o lado, desde reuniões a eventos de solidariedade, passando por jogos de golfe.

Conheça mais raças de cães: