Júlia de Sousa
Júlia de Sousa
08 Jul, 2022 - 00:01

O que é a água termal e como usar?

Júlia de Sousa

Com fins terapêuticos e estéticos, a água termal tem vindo a tornar-se indispensável para quem quer cuidar da pele. Conheça este produto.

A água termal não é um produto novo no mercado, mas está sempre a ganhar destaque e adeptos – por isso, há sempre alguém com a dúvida: o que é e como usar?

Esta água secular é bem conhecida pelas suas propriedades terapêuticas e estéticas. E é sobre elas que agora lhe vamos falar neste artigo.

O que é água termal?

A água termal é exatamente aquela que pode encontrar nas tradicionais termas. É uma água secular, reconhecida pelas suas propriedades terapêuticas já desde o século XVII, mas a sua utilização vai além das termas.

É um produto cosmético que limpa e acalma a pele e graças às suas propriedades é usada nos tratamentos cosméticos e recomendada por dermatologistas a homens, mulheres e crianças e para todos os tipos de pele.

No fundo, a água termal é um tipo de água enriquecida e com uma concentração mineral muito elevada, que contribuiu não só para hidratar, mas também para nutrir, regenerar, renovar e proteger a pele dos fatores externos (como o sol ou a poluição, por exemplo).

Propriedades da água termal

agua termal micro gotas pele

A ação da água termal não deixa margem para dúvidas. As micro-gotas desta água penetram imediatamente na pele, contribuindo para a acalmar de forma intensa e imediata. E isso acontece graças às suas propriedades.

Além de bacteriologicamente pura, esta água é pouco mineralizada e é constituída por vários aniões, catiões e oligoelementos, benéficos para a pele. Além disso, esta água também é rica em silício (um agente suavizante da pele) e ainda apresente um equilíbrio entre o cálcio e magnésio, que favorece os processos de cicatrização.

Quais os principais benefícios da água termal?

A água termal tem imensos benefícios para a pele, entre os quais:

  1. Acalma a pele;
  2. Atua como antioxidante e protege a pele dos radicais livres;
  3. Refresca a pele;
  4. Ajuda a suavizar as irritações da pele (como queimaduras solares, pós-cirúrgicas ou vermelhidões, pruridos ou comichões, por exemplo);
  5. Minimiza os riscos de intolerância das peles sensíveis;
  6. Previne o envelhecimento cutâneo;

Como utilizar a água termal?

spray agua termal

A água termal pode ser usada diariamente em todos os tipos de pele. A forma de usar é muito simples. Basta seguir as indicações presentes na embalagem da água termal que preferir.

Regra geral, pode aplicar diretamente na pele (se for em spray, aplique a uma distância de cerca de 20 cm e pulverize sobre a pele) e deixar penetrar durante alguns minutos. Depois é só retirar o excesso com um disco desmaquilhante.

Como já deve ter percebido, não faltam razões para tirar partido das propriedades desta água. Ao seu dispor no mercado tem vários produtos de diferentes marcas e a preços bem acessíveis. Portanto, não tem porque não experimentar. No final, a sua pele vai agradecer.

Veja também