Drª Patricia Azevedo | Médica Veterinária
Drª Patricia Azevedo | Médica Veterinária
15 Jan, 2020 - 16:09

8 razões para adotar um cão sénior

Drª Patricia Azevedo | Médica Veterinária

Já pensou em adotar um cão sénior? A ideia de adotar um cão mais velho por vezes não é bem recebida, no entanto, cães com esta idade podem trazer muitas vantagens para o seu tutor. Saiba quais.

8 razões para adotar um cão sénior
O artigo continua após o anúncio

Os cães idosos podem ter alguns problemas de saúde, tal como acontece com as pessoas, à medida do avançar da idade. No entanto, têm também outras caraterísticas que podem ser úteis para quem procura um novo cão. Assim, adotar um cão sénior deve ser considerado por várias razões.

8 razões para adotar um cão sénior

1. Está a salvar uma vida

8 razões para adotar um cão sénior

Qualquer adoção implica salvar uma vida. No entanto, um cão sénior é muito pouco provável que seja adotado, e é quase certo que passe o resto da sua vida num abrigo, canil ou associação.

Adotar um cão sénior é um gesto de extrema bondade e permite ao animal, ainda que não tenha muitos anos pela frente, ser feliz e conhecer o amor e o carinho que merece, pois não há idade para ser amado.

2. Estraga menos coisas

Os cachorros, tal como as crianças, mudam a sua dentição, e é nessa altura que têm mais tendência para roer objetos, sejam estes apropriados ou não, resultando em grandes estragos, por vezes.

Os cães mais idosos não têm essa necessidade, até porque grande parte das vezes a sua dentição já está gasta e podem ter até falta de alguns dentes. Assim, é muito menos provável que um cão sénior lhe estrague a casa.

3. Necessita de menos treino

Um cão mais velho já aprendeu algumas coisas durante a sua vida, como o local certo para fazer necessidades, entre outros comportamentos que podem requerer treino se optar por adotar um cachorro.

Assim, se não tem tempo para ensinar o seu cão e a treiná-lo é melhor adotar um cão sénior, pois os cachorros requerem muito tempo de treino e dedicação.

4. Já tem os seus hábitos

8 razões para adotar um cão sénior

Este tanto pode ser um aspeto negativo como positivo. Porém, no geral, um cão sénior já adquiriu alguns hábitos ao longo da sua vida o que pode ser favorável pois já tem rotinas sobre as idas à rua, horas para comer, entre outros, que depois poderá adaptar ao seu dia-a-dia.

O artigo continua após o anúncio

Estes cães mais velhos também já estão mais habituados a ficar sozinhos do que um cachorro, no entanto, é possível que no momento de adoção, caso não sejam tomados alguns cuidados, o cão possa ficar demasiado ligado ao tutor e sofrer de ansiedade por separação.

Um cachorro não tem quaisquer hábitos nem rotinas e é necessário criá-los, o que pode demorar algum tempo.

5. São menos energéticos

Adotar um cão sénior é indicado para pessoas que não tenham grande tempo, pois tendem a ser mais calmos, passando grande parte do dia a dormir e não necessitam de grandes passeios, corridas ou caminhadas para desgastar a energia acumulada.

Os cachorros necessitam de muita atenção do seu tutor, querem brincar constantemente e precisam de brincar e dar grandes corridas e fazer vários passeios – o que não quer dizer que um cão sénior não necessite de atenção nem de brincar ou de passeios.

Um cão mais velho precisa, de igual forma, de passear, mas ao seu ritmo e, consoante os problemas de saúde associados, pode não conseguir fazer grandes esforços. Todos os cães independentemente da sua idade gostam de brincar, mas cães mais idosos têm muito menos energia para brincadeiras.

6. Exigem menos atenção

Os cães mais velhos exigem menos atenção do que um cachorro, no sentido de que o cachorro precisa de ser ensinado, treinado, vigiado constantemente. Precisa também que os tutores passem grande parte do tempo a brincar com ele e a dar-lhe carinho. Um cão mais velho apenas quer descansar num local confortável e carinho do seu tutor.

7. Já conhece a sua personalidade

8 razões para adotar um cão sénior

Quando adota um cachorro é possível conhecer alguns traços da sua personalidade, no entanto, ao longo da vida do cachorro, até ser adulto, a sua personalidade vai ser moldada e pode vir a sofrer algumas mudanças, quer positivas quer negativas.

É nesta fase de desenvolvimento, denominado por período de sociabilização, que é importante que o cão tenha o máximo de experiências positivas com o mundo que o rodeia, para se tornar um adulto saudável.

O artigo continua após o anúncio

Se adotar um cão sénior é possível saber previamente que tipo de animal leva para sua casa e evitar algumas situações desagradáveis. Por exemplo, é possível saber se aquele cão se dá bem com outros animais, se tem algum trauma relacionado com crianças, caso tenha crianças em casa, ou se, pelo contrário, as adora. São pormenores da personalidade do animal, que podem ajudar em muito na escolha do cão ideal para ser o seu companheiro e da sua família.

8. Ficará eternamente agradecido

Todos os cães adotados ficam agradecidos aos seus novos tutores, pois os cães compreendem que os salvou e retribuem com amor. Mas em especial os cães séniores, talvez por estarem já numa fase mais avançada da sua vida, é normal que se sintam ainda mais agradecidos e que depositem em si todo o seu amor e proteção.

Portanto, por todas estas razões, se pondera arranjar um novo membro para a sua família pense em adotar um cão sénior.

Veja também

Fontes

Canine separation anxiety: strategies for treatment and management. Disponível em: https://www.dovepress.com/canine-separation-anxiety-strategies-for-treatment-and-management-peer-reviewed-fulltext-article-VMRR
Puppy parties and beyond: the role of early age socialization practices on adult dog behavior. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC6067676/