Publicidade:

6 Truques para ajudar as crianças a gostar de sopa

Quase todas as crianças têm problemas com a sopa. Talvez pelo aspeto, cor ou sabor, torna-se um problema para alguns pais por isso, deixamos uns truques para ajudar as crianças a gostar de sopa.

 
6 Truques para ajudar as crianças a gostar de sopa
Uma missão por vezes difícil mas não é impossível.

A sopa é um alimento essencial a incluir tanto na nossa alimentação como das crianças. No entanto, muitas vezes é difícil incluí-la nas refeições, principalmente quando não existe esse hábito diário em casa. Por isso mesmo, existem alguns truques para ajudar as crianças a gostar de sopa que são fundamentais para a aceitarem diariamente.

6 dicas e truques para ajudar as crianças a gostar de sopa


truques para ajudar as criancas a gostar de sopa e aspeto

1. Dar importância ao aspeto, sabor, cor, textura

Para comermos sopa temos de gostar dela e com as crianças isso é ainda mais importante. A sopa não pode ser demasiado líquida nem ter um sabor forte e característico. Deve de ser uma sopa cremosa, com sabor suave e que vá ao encontro do gosto da criança.

Para isso mesmo, utilize 2 ou 3 ingredientes para a base da sopa para que a mesma não fique exagerada. O mesmo deve acontecer com a quantidade de água que adiciona, se exagerar fica muito aguada.

2. Utilizar a água de cozedura

Tanto pode utilizar água simples como utilizar a água que sobra dos legumes que coze em casa. Além de dar sabor, é rico em vitaminas e minerais.

3. Dar um sabor extra com ervas aromáticas

Dão um ótimo sabor à sopa. Por exemplo, pode experimentar adicionar coentros. Experimente e veja a reação do seu filho.

4. Tornar o prato atrativo

Por vezes as crianças não querem comer certo tipo de alimentos e um truque para que isso não aconteça é tornar esse prato atrativo. Pode tentar fazer uma cara de um boneco na sopa por exemplo com ovos, ervas aromáticas, fruta, entre outras coisas.

5. Não entrar em monotonia

Claro que é mais fácil preparar sopa em grandes quantidades para dar para a semana toda. No entanto, pode fazer com que as crianças se fartem e depois não queiram consumir este tipo de alimentos. É importante que varie o tipo de sopa.

Dica: Vá fazendo sopas em grande quantidade, mas diferentes. Depois pode congelar e assim já fica com maior variedade.

6. Criar uma rotina

Todos se devem sentar à mesa para comer sopa, sem exceções. A criança tem de saber que antes do prato existe o hábito da sopa para que esse hábito se crie e o leve para a vida toda.

Veja também:

Nutricionista Maria Gama Nutricionista Maria Gama

Licenciada em Ciências da Nutrição, é responsável pelo projeto "Põe-te na linha" que tem como objetivo promover a adoção de uma alimentação e estilos de vida saudáveis. Aqui partilha diversos conteúdos relacionados com o seu estilo de vida, nomeadamente receitas e dicas. Além de consultas de nutrição, desenvolve workshops e palestras para diversos público-alvo, como por exemplo na comunidade ou em local de trabalho.

O Vida Ativa disponibiliza e atualiza informação, não presta serviços de aconselhamento nutricional, de saúde ou de treino. O Vida Ativa não é proprietário nem responsável pelos produtos e serviços de terceiros apresentados, por conseguinte não será responsável por quaisquer perdas ou danos que possam resultar de quaisquer imprecisões ou omissões. A informação está atualizada até à data apresentada na página e é prestada de forma geral, tratando-se de textos meramente informativos, pelo que não constitui nem dispensa a assistência profissional qualificada e individualizada. Caso pretenda sugerir uma atualização, por favor, envie-nos a sua sugestão para: [email protected].