Treino com super séries: o que é e quais as vantagens?

Tem pouco tempo para treinar e não sabe como rentabilizar o treino? Experimente fazer um treino com super séries para maximizar os seus ganhos e resultados.

Treino com super séries: o que é e quais as vantagens?
Treino curto e eficaz em pouco tempo.

Muitas vezes não temos o tempo que gostaríamos para treinar, ou estamos cansados de fazer o mesmo tipo de treino com o mesmo tempo de descanso, o que leva inevitavelmente a uma estagnação e consequente desmotivação.

A partir de agora fica com mais uma ferramenta para dinamizar os seus treinos, tornando os mesmos mais eficientes e dando um novo estímulo. Para além destes fatores, terá também a vantagem de conseguir realizar o treino num curto espaço de tempo.

O treino com super séries representa uma metodologia de treino na qual o objetivo é realizar dois exercícios seguidos, com pouco ou nenhum intervalo de descanso. Os exercícios a serem realizados, terão de ser executados obedecendo a um principio: um exercício para o grupo agonista e outro para o grupo antagonista. Querendo agonista e antagonista dizer que são grupos musculares opostos, por exemplo, peito e costas ou mesmo bicep e tricep.

Fique de seguida com as vantagens do treino com super séries.

Treino com super séries: 4 vantagens evidentes


1. Tempo

tempo e treino com super series

O treino com super séries representa uma metodologia de treino na qual se trabalha dois grupos musculares de seguida, fazendo por exemplo uma série de supino plano seguida de uma série de remada com barra, trabalhando assim peito e costas. Este tipo de treino irá assim fazer com que trabalhe mais grupos musculares com menos tempo de descanso, assegurando assim um trabalho eficaz.

Irá assim trabalhar dois grupos musculares num período de tempo curto, ideal para quem tem pouco tempo para treinar.

2. Resposta hormonal

resposta hormonal

 

Ao realizar treino com super séries, irá aumentar a produção de hormona de crescimento, a qual será responsável pelo aumento da massa muscular no período pós-treino

3. Aumento de intensidade

aumento da intensidade

O treino com super séries é uma forma excelente de aumentar a intensidade do treino, assegurando que o mesmo se torna exigente e com forte componente cardiovascular, sentindo assim que irá ficar mais cansado que nas séries de treino convencionais.

4. Queima de calorias durante e após o treino

queimar calorias

A intensidade do treino com super séries, irá fazer com que queime mais calorias no período de treino e pós-treino, sendo uma forma eficaz de aumentar massa muscular e de diminuir a percentagem de massa gorda.

Em suma


O treino com super séries, baseia-se no facto de realizar dois exercícios para grupos musculares opostos com pouco ou nenhum tempo de descanso entre cada um deles. Um exemplo será o agachamento alternado com peso morto, supino plano alternado com remada com barra, ou mesmo bicep curl alternado com extensão de tríceps.

Trabalhará mais grupos musculares numa só sessão e realizará a mesma num período de tempo mais curto, dinamizando o seu treino e conseguindo resultados notórios.

Aconselhe-se junto de um profissional da área para que este o ajude a estruturar de maneira adequada este tipo de treino.

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Prof. Francisco Torres Prof. Francisco Torres

Francisco Torres é Personal Trainer, e trabalha actualmente no ginásio Fitness Hut de Linda-a-Velha. Licenciado em Ciências do Desporto pela Faculdade de Motricidade Humana e Mestre em Gestão do Desporto pela mesma Universidade, possui diversas especializações nomeadamente em Populações especiais e Exercício físico na gravidez e pós-parto, bem como uma Pós-Graduação em Nutrição Desportiva.